Guia Faça você mesmo [MONTAGEM DE UM PC]

Status
Fechado a novas mensagens.
Bom tutorial :D

Uma dúvida:

Por exemplo, na ASUS P6T DELUXE V2, temos:
- 24-pin ATX Power connector
- 1 x 8-pin ATX 12V Power connector

Qual devemos ligar? Os dois? Qual a função de um e de outro?
 
Bom tutorial :D

Uma dúvida:

Por exemplo, na ASUS P6T DELUXE V2, temos:
- 24-pin ATX Power connector
- 1 x 8-pin ATX 12V Power connector

Qual devemos ligar? Os dois? Qual a função de um e de outro?

Obrigado.
Devemos ligar os dois, são os dois conectores de alimentação de energia eléctrica.
A ficha de 24 pinos é o alimentador principal de energia de 12v, o de 8/4 pinos é dedicada ao CPU e é de 12v também.
A board não trabalha se não tiver os dois ligados.
 
Bem, acho que sendo assim podes apagar o outro que estar em construção :P depois podes explicar como meter discos em raid, instalação de S.O., etc.

Nice work M@ster :D
 
Boas,

Uma dúvida: e quanto a cuidados com a electricidade estática ao manusear este tipo de equipamentos?

Já ouvi falar de pulseiras anti estáticas, e no tocar com uma das mãos num aquecedor ligado à tomada com fio terra.

É verdade que se andarmos com a motherboard nas mãos sobre uma carpete sintética queimamo-la?
 
Obrigado pelo esclarecimento M@ster. ;)

Quanto à estática, penso que não é pelo facto de andares em cima de uma carpete sintética que queimas os componentes, o que acontece é que como estás sobre uma carpete sintética não libertas uma eventual carga estática que tenhas acumulada.

É essa carga estática acumulada que queima componentes.

Já vi dos mais diversos conselhos para contornar esse problema:
- Lavar as mãos antes de tocar em qualquer componente,
- Pulseiras anti estáticas
- Tocar numa parte metálica que esteja ligada a um fio terra (Fonte, Aquecedor, etc)
- Usar luvas de borracha

Corrijam-me se estiver a dizer alguma(s) asneira(s)
 
antes de mais, tenho a dizer que o post está muito bom ;)

agra tenho uma duvida xD
eu este fim de semana abri o meu pc para limpar as ventuinhas e tal, e tirei a ventoinha que está por cima do cooler (por cima do processador, penso que é assim que se chama xD ) , limpei isso tudo e tal , montei tudo outra vez tal e qual como montei . quando fui a ligar o pc, este liga, mas nao dá aquele 'BIP' logo de inicio, dizendo o monitor "sem sinal" , mas o pc continua a trabalhar . Será que este problema tem a ver com o facto de eu ter montado mal alguma coisa ou ter 'descolado' o cooler do cpu , como tem la a massa térmica. como podem ver, sou um noob neste ramo !!
Cumprimentos ...
 
Boas,

Uma dúvida: e quanto a cuidados com a electricidade estática ao manusear este tipo de equipamentos?

Já ouvi falar de pulseiras anti estáticas, e no tocar com uma das mãos num aquecedor ligado à tomada com fio terra.

É verdade que se andarmos com a motherboard nas mãos sobre uma carpete sintética queimamo-la?

Muito do que se diz acerca disso, é treta. Nunca usei pulseiras, nem tapetes anti-estáticos, nada.

Basta, com o pc já desligado da corrente, tocar no "chassis" da caixa. Entenda-se por isto, a parte metálica. Já me passaram centenas de pc's pelas mãos, e sempre fiz isso. Quantos avariaram algum componente? 0.

Existem sempre aqueles que preferem comprar esses acessórios todos. A meu ver é inutil, mas pronto :)
 
Sim senhor que granda tutorial :Winkani:

Só não sabia que as placas gráficas modernas precisavam de ligação da fonte.

Eu tenho uma 8600 GT e não precisa.
 
Última edição:
muito boa iniciativa.... muito bom pc também (inveja).....
mas tá muito bom para quem se quer iniciar nestas lides ou quem ainda tem receio de montar o PC. Eu por acaso confesso que nunca tive paciencia para montar os fios das tomadas de audio frontal na minha board....
 
Desculpem mas a imagem antes da caixa da board está cortada ou pelo menos não se vê toda.

Obrigado pelo tutorial, será que isto vai ajudar? Vou comprar um PC novo às peças e vou monta-lo com um amigo, instalar peças e Sistema Operativo. Será que vou ter dificuldades a montar mais tarde, eu nunca montei nenhum de raiz, estou a tentar também ser autónomo para não estar a depender de lojas. Isto aprende-se em mais ou menos quanto tempo, instalar penso que é fácil e montar também, mas há algumas partes devem ser mais complicadas que outras como ligação de cabos aos discos, fontes, etc?

Acham que é fácil eu aprender isto, qualquer um aprende?

Um abraço.
 
Desculpem mas a imagem antes da caixa da board está cortada ou pelo menos não se vê toda.

Obrigado pelo tutorial, será que isto vai ajudar? Vou comprar um PC novo às peças e vou monta-lo com um amigo, instalar peças e Sistema Operativo. Será que vou ter dificuldades a montar mais tarde, eu nunca montei nenhum de raiz, estou a tentar também ser autónomo para não estar a depender de lojas. Isto aprende-se em mais ou menos quanto tempo, instalar penso que é fácil e montar também, mas há algumas partes devem ser mais complicadas que outras como ligação de cabos aos discos, fontes, etc?

Acham que é fácil eu aprender isto, qualquer um aprende?

Um abraço.

A única parte em que é preciso ter mais cuidado é mesmo no processador de resto qualquer pessoa com prática consegue.
 
É um excelente tutorial mas deixo aqui o aviso que apesar de nos cabos das diversas caixas ter lá escrito qual a sua função, HD led Power Led e por ai fora, não diz qual o fio de corrente positiva, +, e o ground, -, e é preciso ter o cuidado de não os ligar ao contrário na board para não se correr o risco de queimar algo na caixa, um led por exemplo.

Estarei errado?

Boas,

Uma dúvida: e quanto a cuidados com a electricidade estática ao manusear este tipo de equipamentos?

Já ouvi falar de pulseiras anti estáticas, e no tocar com uma das mãos num aquecedor ligado à tomada com fio terra.

É verdade que se andarmos com a motherboard nas mãos sobre uma carpete sintética queimamo-la?
Actualmente as boards e etc já vem com defesas contra isso e de certeza que ninguém vai esfregar as boards com panos pois não? :) Eu já montei dois PCs, os meus PCs, além de ter colocado gráficas, HDs e etc e nunca tive problemas com isso. Mas é claro que existem pessoas com uma pele que é uma grande fonte de electricidade estática, pele muito seca acho eu.
 
Última edição:
Eu nunca usei pulseiras estáticas apesar de ter comprado uma e nunca tive qualquer problema.
Tenham cuidado a manipular os componentes mas de outra forma não há problema. Eu nunca tive e apanho frequentemente choques de electricidade estática. A sair do carro por exemplo.
 
Eu nunca usei pulseiras estáticas apesar de ter comprado uma e nunca tive qualquer problema.
Tenham cuidado a manipular os componentes mas de outra forma não há problema. Eu nunca tive e apanho frequentemente choques de electricidade estática. A sair do carro por exemplo.

Também me acontece quando saio e toco na porta, mas já outra pessoa que toca no carro não sente.
Porque acontece isso?
 
Muito do que se diz acerca disso, é treta. Nunca usei pulseiras, nem tapetes anti-estáticos, nada.

Basta, com o pc já desligado da corrente, tocar no "chassis" da caixa. Entenda-se por isto, a parte metálica. Já me passaram centenas de pc's pelas mãos, e sempre fiz isso. Quantos avariaram algum componente? 0.

Existem sempre aqueles que preferem comprar esses acessórios todos. A meu ver é inutil, mas pronto :)

Num exame meu à uns valentes anos atrás, um prof meu descontou por não ter-mos colocado nada anti-estático na montagem de um computador.

BTW, por acaso nunca usei nada disso. E até agora nunca tive problemas em componentes estragos por causa da electricidade estatística. Mas que ela existe, existe. :P

PS: GRANDE Tutorial!!! :venia:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo