1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Guia Faça você mesmo [MONTAGEM DE UM PC]

Discussão em 'Hardware - Análises, Artigos e Guias' iniciada por [email protected], 11 de Abril de 2009. (Respostas: 160; Visualizações: 134910)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Bom tutorial :D

Uma dúvida:

Por exemplo, na ASUS P6T DELUXE V2, temos:
    - 24-pin ATX Power connector
    - 1 x 8-pin ATX 12V Power connector

Qual devemos ligar? Os dois? Qual a função de um e de outro?

2. XMRV6

XMRV6 Power Member

Bem adorei este tópico!!! Até parece fácil!! :rolleyes::cool:

3. M@ster

[email protected] Power Member

Obrigado.
    Devemos ligar os dois, são os dois conectores de alimentação de energia eléctrica.
    A ficha de 24 pinos é o alimentador principal de energia de 12v, o de 8/4 pinos é dedicada ao CPU e é de 12v também.
    A board não trabalha se não tiver os dois ligados.

4. MikeFR

MikeFR Power Member

Bem, acho que sendo assim podes apagar o outro que estar em construção :P depois podes explicar como meter discos em raid, instalação de S.O., etc.

Nice work [email protected] :D

5. Liteflame

Liteflame Power Member

Boas,

Uma dúvida: e quanto a cuidados com a electricidade estática ao manusear este tipo de equipamentos?

Já ouvi falar de pulseiras anti estáticas, e no tocar com uma das mãos num aquecedor ligado à tomada com fio terra.

É verdade que se andarmos com a motherboard nas mãos sobre uma carpete sintética queimamo-la?

6. Obrigado pelo esclarecimento [email protected] ;)

Quanto à estática, penso que não é pelo facto de andares em cima de uma carpete sintética que queimas os componentes, o que acontece é que como estás sobre uma carpete sintética não libertas uma eventual carga estática que tenhas acumulada.

É essa carga estática acumulada que queima componentes.

Já vi dos mais diversos conselhos para contornar esse problema:
    - Lavar as mãos antes de tocar em qualquer componente,
    - Pulseiras anti estáticas
    - Tocar numa parte metálica que esteja ligada a um fio terra (Fonte, Aquecedor, etc)
    - Usar luvas de borracha

Corrijam-me se estiver a dizer alguma(s) asneira(s)

7. kaboum

kaboum Power Member

antes de mais, tenho a dizer que o post está muito bom ;)

agra tenho uma duvida xD
    eu este fim de semana abri o meu pc para limpar as ventuinhas e tal, e tirei a ventoinha que está por cima do cooler (por cima do processador, penso que é assim que se chama xD ) , limpei isso tudo e tal , montei tudo outra vez tal e qual como montei . quando fui a ligar o pc, este liga, mas nao dá aquele 'BIP' logo de inicio, dizendo o monitor "sem sinal" , mas o pc continua a trabalhar . Será que este problema tem a ver com o facto de eu ter montado mal alguma coisa ou ter 'descolado' o cooler do cpu , como tem la a massa térmica. como podem ver, sou um noob neste ramo !!
    Cumprimentos ...

8. MikeFR

MikeFR Power Member

Muito do que se diz acerca disso, é treta. Nunca usei pulseiras, nem tapetes anti-estáticos, nada.

Basta, com o pc já desligado da corrente, tocar no "chassis" da caixa. Entenda-se por isto, a parte metálica. Já me passaram centenas de pc's pelas mãos, e sempre fiz isso. Quantos avariaram algum componente? 0.

Existem sempre aqueles que preferem comprar esses acessórios todos. A meu ver é inutil, mas pronto :)

9. nitruz

nitruz Power Member

Grande tutorial

10. fguilherme33

fguilherme33 Banido

Sim senhor que granda tutorial :Winkani:

Só não sabia que as placas gráficas modernas precisavam de ligação da fonte.

Eu tenho uma 8600 GT e não precisa.

Última edição: 3 de Junho de 2009
  11. Black n White

Black n White Power Member

muito bom! mas qual foi a caixa k tu utilizaste?

Pareceu-me bastante boa e alem de mais espaçosa :D

cumpz

12. rmrb

rmrb Power Member

muito boa iniciativa.... muito bom pc também (inveja).....
    mas tá muito bom para quem se quer iniciar nestas lides ou quem ainda tem receio de montar o PC. Eu por acaso confesso que nunca tive paciencia para montar os fios das tomadas de audio frontal na minha board....

13. Ricardo_17PT

Ricardo_17PT Power Member

Desculpem mas a imagem antes da caixa da board está cortada ou pelo menos não se vê toda.

Obrigado pelo tutorial, será que isto vai ajudar? Vou comprar um PC novo às peças e vou monta-lo com um amigo, instalar peças e Sistema Operativo. Será que vou ter dificuldades a montar mais tarde, eu nunca montei nenhum de raiz, estou a tentar também ser autónomo para não estar a depender de lojas. Isto aprende-se em mais ou menos quanto tempo, instalar penso que é fácil e montar também, mas há algumas partes devem ser mais complicadas que outras como ligação de cabos aos discos, fontes, etc?

Acham que é fácil eu aprender isto, qualquer um aprende?

Um abraço.

14. Stripes

Stripes Power Member

A única parte em que é preciso ter mais cuidado é mesmo no processador de resto qualquer pessoa com prática consegue.

15. LuisVasco

LuisVasco Banido

A fonte também requer cuidados especiais.

16. muito bom tambem
    MAS K GRANDE TUTORIAL.
    ja sei onde ir kuando kiser montar um pc novo:001:

17. greenred

greenred Banido

É um excelente tutorial mas deixo aqui o aviso que apesar de nos cabos das diversas caixas ter lá escrito qual a sua função, HD led Power Led e por ai fora, não diz qual o fio de corrente positiva, +, e o ground, -, e é preciso ter o cuidado de não os ligar ao contrário na board para não se correr o risco de queimar algo na caixa, um led por exemplo.

Estarei errado?

Actualmente as boards e etc já vem com defesas contra isso e de certeza que ninguém vai esfregar as boards com panos pois não? :) Eu já montei dois PCs, os meus PCs, além de ter colocado gráficas, HDs e etc e nunca tive problemas com isso. Mas é claro que existem pessoas com uma pele que é uma grande fonte de electricidade estática, pele muito seca acho eu.

Última edição: 5 de Julho de 2009
  18. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu nunca usei pulseiras estáticas apesar de ter comprado uma e nunca tive qualquer problema.
    Tenham cuidado a manipular os componentes mas de outra forma não há problema. Eu nunca tive e apanho frequentemente choques de electricidade estática. A sair do carro por exemplo.

19. horus19

horus19 Power Member

Também me acontece quando saio e toco na porta, mas já outra pessoa que toca no carro não sente.
    Porque acontece isso?

20. PanterA

PanterA Power Member

Num exame meu à uns valentes anos atrás, um prof meu descontou por não ter-mos colocado nada anti-estático na montagem de um computador.

BTW, por acaso nunca usei nada disso. E até agora nunca tive problemas em componentes estragos por causa da electricidade estatística. Mas que ela existe, existe. :P

PS: GRANDE Tutorial!!! :venia:

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.