Guia Faça você mesmo [MONTAGEM DE UM PC]

Status
Fechado a novas mensagens.
Basicamente se a fonte fica em cima da board (no topo da caixa) a fan deve ficar a apontar para baixo.
Se a fonte for montada no fundo da caixa, a fan deve ficar apontada para cima.

A fan quer-se virada para o lado oposto ao da chapa da caixa, para ajudar a refrigerar a caixa, e a evitar sobreaquecimento da fonte.

Nunca vi uma caixa com a fonte em baixo em que ela fique com a fan virada para cima, costumam ter um "buraco" por baixo da zona da fonte para ela ir buscar ar fora da caixa. Aliás essa é a vantagem da fonte estar em baixo, assim não puxa o ar quente que circula na caixa para dentro dela.
 
Nunca vi uma caixa com a fonte em baixo em que ela fique com a fan virada para cima, costumam ter um "buraco" por baixo da zona da fonte para ela ir buscar ar fora da caixa. Aliás essa é a vantagem da fonte estar em baixo, assim não puxa o ar quente que circula na caixa para dentro dela.


Eu acrescento que a furação da caixa no painel traseiro deve dar uma ideia precisa da forma como a fonte fica. Se a caixa tiver uma entrada de ar na parte inferior é melhor colocar a fonte com a ventoinha para baixo porque assim fica a receber ar mais fresco do que o ar dentro da caixa, mas também tem um inconveniente que pode ou não estar resolvido pela caixa, que é a entrada de pó directamente para a fonte. Se a caixa tiver um filtro o pó fica lá mas devem ter atenção em periodicamente limpar esse filtro senão vai entrar muito pouco ar podendo levar a um sobreaquecimento da fonte.

Para ficarem mais confusos, a montagem da fonte com a ventoinha para cima pode ter alguma vantagem se o que estiver em cima for a gráfica e assim passar pela fonte algum do ar muito quente da gráfica.

Por último e para ficarem ainda a pensar mais, estão a assumir que a fonte de alimentação tem a ventoinha na horizontal. Mas a fonte pode ter a ventoinha na vertical na parte posterior.

Dois exemplos:
Fonte que tem a ventoinha na horizontal: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=426655
Fonte com a ventoinha na vertical: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=451085
 
Hoje comprei uma caixa nova para o meu pc, componentes todos, e tirei tudo da velha caixa para a nova sem qualquer tipo de problemas. Basta prestar atenção, desde que já se tenha alguma prática, e já está tudo! ;) Com as modernas boards montar um pc é brincadeira de miúdos.
 
Hoje comprei uma caixa nova para o meu pc, componentes todos, e tirei tudo da velha caixa para a nova sem qualquer tipo de problemas. Basta prestar atenção, desde que já se tenha alguma prática, e já está tudo! ;) Com as modernas boards montar um pc é brincadeira de miúdos.


Se fosse assim as lojas de computadores nao tinham clientes nem em montagem dos mesmos nem em reparaçoes , acho que esse raciocinio esta errado , hoje em dia com tantos detalhes em boards etç torna-se ainda mais complicado para quem nao percebe montar , ainda para mais com diversas ligaçoes , tudo bem que ha manuais etç mas alguns complicam mais do que simplificam ... :rolleyes:

Mesmo com a pratica ninguem nasce ensinado e basta um pequeno erro para o Pc nao ligar ou queimar um componente nalguns casos extremos .:P
 
Se fosse assim as lojas de computadores nao tinham clientes nem em montagem dos mesmos nem em reparaçoes , acho que esse raciocinio esta errado , hoje em dia com tantos detalhes em boards etç torna-se ainda mais complicado para quem nao percebe montar , ainda para mais com diversas ligaçoes , tudo bem que ha manuais etç mas alguns complicam mais do que simplificam ... :rolleyes:

Mesmo com a pratica ninguem nasce ensinado e basta um pequeno erro para o Pc nao ligar ou queimar um componente nalguns casos extremos .:P

Palavras sábias!

Da única vez que tentei meter uma pasta térmica num velhinho athlon xp, ao encaixar a ventoinha, a chave de defendas escorregou-me e assassinei a minha motherboard. Foi apenas uma pequena escorregadela a mobo parecia intacta mas a verdade é que uma pasta térmica de 10 euros transformou-se num pc de 300.

Gráficas, discos e memoria monto eu, mas processadores nunca mais me arrisco a tal
 
Se fosse assim as lojas de computadores nao tinham clientes nem em montagem dos mesmos nem em reparaçoes , acho que esse raciocinio esta errado , hoje em dia com tantos detalhes em boards etç torna-se ainda mais complicado para quem nao percebe montar , ainda para mais com diversas ligaçoes , tudo bem que ha manuais etç mas alguns complicam mais do que simplificam ... :rolleyes:

Mesmo com a pratica ninguem nasce ensinado e basta um pequeno erro para o Pc nao ligar ou queimar um componente nalguns casos extremos .:P
ninguém nasce sabido. Quem quer aprende e quem não quer não aprende. Eu aprendi sozinho usando a Internet ao principio, existe aqui este tópico para ser lido não é? ;), e lendo com atenção o manual da board. não é assim tão complicado basta é querer mesmo aprender como já disse.

A maior parte das lojas de informática montam o pc sem mais custos desde que o material seja escolhido lá e para muitos é mais cómodo que a loja monte, é claro que muita gente não percebe nada daquilo mas também se tem muitos que mal percebem o Windows e ao menor problema ficam ás aranhas. ;)

Palavras sábias!

Da única vez que tentei meter uma pasta térmica num velhinho athlon xp, ao encaixar a ventoinha, a chave de defendas escorregou-me e assassinei a minha motherboard. Foi apenas uma pequena escorregadela a mobo parecia intacta mas a verdade é que uma pasta térmica de 10 euros transformou-se num pc de 300.

Gráficas, discos e memoria monto eu, mas processadores nunca mais me arrisco a tal
Esse risco existia nesse tempo porque se tinha de fazer força na chave de fendas para empurrar a mola para o apoio mas era recomendado colocar um cartão de crédito velho por debaixo da mola para que em caso de a chave de fendas saltar

Actualmente é bastante mais simples colocar os coolers em cima das cpu embora existem coolers bastante grandes em que parece ser complicado mas esses coolers trazem manuais que explicam como fazer as coisas e pela net temos muitas review e videos a explicarem. mais uma vez é questão de se ter cuidado e ir devagar.

Este processador que eu tenho AMD pii ver o meu sistema, foi de longe o mais fácil de montar e o cooler também foi bastante simples e basta empurrar com os dedos uma mola em forma de alavanca e já estava.
Um disco rigido é fácil de se montar mas atenção que se a pessoa o deixa cair ao chão ele pode acabar "morto". Acidentes acontecem em todos os lados mesmo com os profissionais.
 
Última edição:
ninguém nasce sabido. Quem quer aprende e quem não quer não aprende. Eu aprendi sozinho usando a Internet ao principio, existe aqui este tópico para ser lido não é? ;), e lendo com atenção o manual da board. não é assim tão complicado basta é querer mesmo aprender como já disse.

A maior parte das lojas de informática montam o pc sem mais custos desde que o material seja escolhido lá e para muitos é mais cómodo que a loja monte, é claro que muita gente não percebe nada daquilo mas também se tem muitos que mal percebem o Windows e ao menor problema ficam ás aranhas. ;)


Esse risco existia nesse tempo porque se tinha de fazer força na chave de fendas para empurrar a mola para o apoio mas era recomendado colocar um cartão de crédito velho por debaixo da mola para que em caso de a chave de fendas saltar

Actualmente é bastante mais simples colocar os coolers em cima das cpu embora existem coolers bastante grandes em que parece ser complicado mas esses coolers trazem manuais que explicam como fazer as coisas e pela net temos muitas review e videos a explicarem. mais uma vez é questão de se ter cuidado e ir devagar.

Este processador que eu tenho AMD pii ver o meu sistema, foi de longe o mais fácil de montar e o cooler também foi bastante simples e basta empurrar com os dedos uma mola em forma de alavanca e já estava.
Um disco rigido é fácil de se montar mas atenção que se a pessoa o deixa cair ao chão ele pode acabar "morto". Acidentes acontecem em todos os lados mesmo com os profissionais.



Mais facil ainda é montar um sistema Intel , o encaixa é tao simples , como te disse e volto te a dizer na informatica ha pequenas coisas que fazem a diferença , mas parece que te custa a entender , basta ligar algo mal e puff fez-se o Chocapic , tudo bem ha manuais etç mas digo te ja que os manuais para ligar os Botoes On/off e leds nao sao asim tao faceis como pareçem para um user basico , ja ligar discos etç é canja e instalar um cooler stock por exemplo o da intel é tao facil que ate podes partir os pinos se fizeres a pressao necessaria para os prender , isto tendo em conta as facilidades que referes :rolleyes:
Ha e um cooler stock nao traz manuais so para tu veres que nem tudo é como tu pintas e a maioria dos users nao usa Air coolers decentes tipo Noctua , Xigmatek ou Megahalems.

E pegando num exemplo que referes mete um miudo de 10 anos a montar um pc , um normal que nao perceba nada de informatica a ver se nao lhe da um nó na cabeça. ( Tenho 2 primos e nenhum consegui sequer e nem sabem o que as peças fazem .)

E nao é uma questao de montar um pc dar trabalho , é uma questao de a maioria dos users normais e comuns que apenas usam o pc na optica do utilizador nao saberem montar mesmo.

Hoje em dia ha reviews videos etç , mas porque carga de agua ha os profissionais se ha tanta informaçao disponivel ao user e de tao facil acesso??
Pois sera que mesmo assim nao conseguem ?
Tambem podem nao se querer dar ao trabalho no caso de empresas , mas simples usararios que podiam pagar menos 15 ou 20 euros fazem-no porque??

Ha sempre riscos na informatica seja a electricidade estatica , seja os pinos que asentam na board ( sei de quem os tenha tirado e queimado boards) entre outros filmes possiveis !

Portanto nao generalizes tanto , para uma pessoa informada e com conhecimentos torna-se facil e mesmo assim podem surgir problemas e dificuldades entao um user normal que mal surge um problema desiste facilmente imagina isto .

É facil falar mas um computador nao trabalha so por ele e ne é comandado por voz , eles dao erros e as vezes nao sao faceis de resolver portanto pensa melhor em vez de generalizar tanto..
 
Bem...eu já monto computadores à algum tempo e só tenho a dizer que... Sim é preciso ter cuidado com alguns pormenores na montagem dum computador!

Um exemplo é o seguinte: eu na colocação da motherboard "deito" 1.º a caixa (o que não acontece neste tutorial) para facilitar a colocação da motherboard e aperto dos parafusos...

Contudo isto é um pormenor entre tantos que se vai ganhando com a experiência...

É claro que possivelmente para o M@ster esta foi a melhor maneira para ele colocar a MOBO mas eu não diria que seja a mais segura...

E acima de tudo... cuidado com a electricidade estática! ;)
 
Basicamente os fios das caixas que se tem de ligar à board são os seguintes:

Power led ou pW led: o fio terra é muitas vezes de cor preta ou branca sendo o positivo amarelo, verde, azul ou vermelho.

Power swich ou Pw Swich: É igual ao power led nas cores dos fios.

HD Led ou IDE led:
igual aos outros nas cores dos fios.

Reset swich:
igual aos outros nas cores dos fios.

Speakers:
igual aos outros nas cores dos fios.

temos depois o cabo, ou cabos, dos USB da torre e ai também é simples, vê-se no manual da board onde ficam os encaixes para o USB.
A caixa pode ter ligação ESata que também é simples: liga-se a um Sata da board.
Pode haver ligação COM que também é simples: o encaixe da board é igual aos USB mas tem de se ver no manual onde fica o encaixe COM.

É preciso prestar atenção especial ás ligações da caixa na board, existem caixas que indicam o + e o - mas muitas não dizem nada e ai é preciso ver as cores dos fios.
Claro que se algo é mal ligado o sistema pode não arrancar e pode-se até queimar um led da caixa.
 
Montar um computador só não é para qualquer um se as pessoas se puserem a montar os componentes como um ceguinho apalpa paredes...

Hoje em dia quase todos os componentes trazem manuais que ensinam como o montar. As placas-mãe também trazem manuais que explicam onde ligar o quê e como ligar, especialmente todos os conectores de fans e dos paineis frontais.

Seguindo esses passos é preciso apenas duas coisas:
1. paciência;
2. cuidado.

Uma chave de fendas/cruz é um verdadeiro assassino de placas mãe, ao mínimo deslize - pimba, lá se foi um componente essencial. Portanto, é preciso ter cuidado. O mesmo se aplica na montagem do processador e aplicação da pasta térmica, mas eu continuo a achar que quase todas as pessoas não sabem aplicar pasta térmica - mas para isso tb há solução, os sites dos fabricantes têm tutorials para quem tem vontade de ler.

Quanto ao resto é ter paciência e ir montando os componentes calmamente, sem stress.

Ainda esta semana montei uma máquina que comprei às peças - uma coisa barata... Toda a montagem foi extremamente fácil lendo os respectivos manuais. O problema é este - quem não souber patavina de inglês, está desgraçado :P
 
Última edição:
Basicamente os fios das caixas que se tem de ligar à board são os seguintes:

Power led ou pW led: o fio terra é muitas vezes de cor preta ou branca sendo o positivo amarelo, verde, azul ou vermelho.

Power swich ou Pw Swich: É igual ao power led nas cores dos fios.

HD Led ou IDE led: igual aos outros nas cores dos fios.

Reset swich: igual aos outros nas cores dos fios.

Speakers: igual aos outros nas cores dos fios.

temos depois o cabo, ou cabos, dos USB da torre e ai também é simples, vê-se no manual da board onde ficam os encaixes para o USB.
A caixa pode ter ligação ESata que também é simples: liga-se a um Sata da board.
Pode haver ligação COM que também é simples: o encaixe da board é igual aos USB mas tem de se ver no manual onde fica o encaixe COM.

É preciso prestar atenção especial ás ligações da caixa na board, existem caixas que indicam o + e o - mas muitas não dizem nada e ai é preciso ver as cores dos fios.
Claro que se algo é mal ligado o sistema pode não arrancar e pode-se até queimar um led da caixa.

Pra mim isto é das únicas coisas em que ainda fico pensativo ao montar. Ao mudar a board a um pc HP vi-me grego pq os fios vem juntos e td. Liguei os fios pa on/off e led's mas passado não sei quanto tempo ainda não tive paciência pra ligar o painel de áudio frontal. Claro que tou a falar no pior que ja me aconteceu pq com outros pc's tem sido mais facilzinho.
 
Existem caixas mais manhosas que outras: A qualidade paga-se e uma boa Caixa da CoolMaster, como a minha, pode custar caro mas depois a montagem é bem mais fácil do que em caixas OEM que muitas vezes se fica ás aranhas para lá montar a board e ligar os fios da caixa. Tem-se também os coolers que também tem as suas manhas: Temos de vários preços e várias maneiras de serem montados e nem sempre fácil.

Para quem quer realmente montar um pc por si próprio convém ver review na Net sobre os componentes que quer escolher para se ter uma ideia mais precisa da sua qualidade e facilidade de montagem. Foi o que eu fiz ao escolher a nova caixa da Coolmaster para substituir a porcaria de caixa antiga que a loja me espetou vários anos atrás.

Paciência e muita calma é fundamental para isso das montagens :) A não ser que se queria matar algum componente do pc?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo