Guia Faça você mesmo [MONTAGEM DE UM PC]

Status
Fechado a novas mensagens.
Grande tutorial mesmo os meus parabéns

Para a semana devo começar a fazer um upgrade ao meu PC digo vos um grande upgrade desde mainboard, processador, gráfica e memoria e talvez a fonte tenho uma de 400w mas pelo que ouvi falar e parece me que tenho de meter uma pelo menos de 500 porque vou meter um processador core i5. Eu vou tentar usar a caixa antiga e por isso que vou necessitar de uma ajudinha e também vai ser o 1 PC completo que vou montar podem me ajudar? ou acham que devo pedir ah loja para me o montar?
 
Parabéns grande ideia de terem criado este tópico, ajuda em muito aqueles que tenham algumas duvidas. "eu por ex" lool.

O meu 3º PC foi montado por um amigo meu eu dei uma ajudinha, mas a nova máquina está para chegar e depois é só meter mãos a obra desta vez serei eu sozinho ou plo menos vou fazer para isso. O meu medo é aplicar bem a massa térmica.
 
Eu estou a pensar em comprar esta mainboard: http://www.gigabyte.com.tw/Products/Motherboard/Products_Spec.aspx?ProductID=3168 só tenho uma duvida e com a ligações IDE porque eu tenho 2 discos e 2 drives e não queria estar a trocar de discos porque eles são praticamente novos ah alguma maneira de solucionar isso porque pelas características parece que só traz uma IDE

Se só tem um IDE tens que comprar uma placa PCI para ligares 2 dos IDE.
Cada vez trazem menos IDE porque estão a ser abandonados. É como a Floppy.
 
Este tutorial esta muito bom. Parebens.

Eu tenho uma duvida ou um problema, não sei bem. Quero trocar a minha board mas não consigo retirar o cabo de alimentação EATX. Aquilo tem algum segredo ou é só mesmo puxa-lo para cima, é que já estou farto de tentar mas aquilo não sai. A minha board é uma Asus p5ld2-se. Andei la a ver e aquilo tem umas pequenas patilhas, tentei aperta-las e ao mesmo tempo puxar o cabo para cima, mas mesmo assim não consigo retira-lo.

Alguém tem alguma dica ?
 
Penso q e como estas a fazer, mas um cabo desses nao sei de qualquer maneira.
Tens q fazer alguma força (se não muita) para o conseguires tirar - nao te esqueças de apertar nessas tais patilhas ao mesmo tempo q puxas o cabo
;)
 
Só tenho uma dúvida: a pasta térmica coloca-se entre o CPU e o cooler não é? E segundo as instruções de algumas pastas não devemos espalhar, devemos meter no meio e quando pusermos o cooler aquilo espalha-se, certo?
 
Errado, a pasta deve de ser espalhada com uma camada fina e uniforme como pode ver na imagem, assim fica com a certeza que a pasta está espalhada por todo o CPU e que há contacto uniforme entre o CPU e o cooler.

Só tenho uma dúvida: a pasta térmica coloca-se entre o CPU e o cooler não é? E segundo as instruções de algumas pastas não devemos espalhar, devemos meter no meio e quando pusermos o cooler aquilo espalha-se, certo?
 
E assim, existem imensas formas de se meter a pasta termica, uma delas sim e espalhas por todo o cpu, outras e colocar uma bola de pasta no meio do cpu e com um objecto liso presionar nessa bola para que a pasta termica espalhesse por todo o cpu, esta tecnica tambem evita que existam bolhas de ar na pasta.

Cumps
 
Errado, a pasta deve de ser espalhada com uma camada fina e uniforme como pode ver na imagem, assim fica com a certeza que a pasta está espalhada por todo o CPU e que há contacto uniforme entre o CPU e o cooler.

Nada disso.

Esse método, como está amplamente demonstrado, é errado, independentemente do tipo de cooler em questão.

1. Praticamente todo o calor produzido pelos CPU's provém do núcleo e não de toda a superfície. É inútil espalhar pasta térmica por toda a superfície.

2. Espalhar a pasta térmica causa SEMPRE bolhas de ar quando se coloca o dissipador. É científico, e está amplamente demonstrado que assim é. Não vale a pena pensar que a "cura" resolve o problema. A cura não tem nada a ver com a libertação das bolhas de ar aprisionadas.

3. Existem vários métodos, o método x, o método do grão, o métodos dos dois grãos, etc. Estes variam de acordo com o tipo de cooler, mas são demonstradamente os métodos correctos de aplicação de pasta térmica.

Já defendi isso neste fórum dezenas de vezes, não me vou alongar mais nisto. Perde um pouco de tempo na internet e vais concluir que existem vários métodos, muitos com sustentabilidade, outros sem pés nem cabeça - esse está no fim da lista.
 
Última edição:
Pois, eu com a minha mx-3, tive alguma dificuldade em espalha-la com o cartão pois e muito espessa e estava a procura de uma maneira melhor de fazer, já li sobre essa de meter uma bola no centro e meter o cooler por cima. Outra coisa, o que uso para retirar a pasta antiga?
 
Por experiência uso assim e assim é como tenho melhores resultados, em todos os coolers/CPU's que utilizei e já foram muitos.
O calor provem do núcleo mas se tem uma chapa a cobrir o núcleo, esta serve também para dissipar calor.
Ora se houver um bom contacto dessa chapa com o cooler isso significa que existe uma melhor dissipação no total do CPU, isto é lógico.

Nada disso.

Esse método, como está amplamente demonstrado, é errado, independentemente do tipo de cooler em questão.

1. Praticamente todo o calor produzido pelos CPU's provém do núcleo e não de toda a superfície. É inútil espalhar pasta térmica por toda a superfície.

2. Espalhar a pasta térmica causa SEMPRE bolhas de ar quando se coloca o dissipador. É científico, e está amplamente demonstrado que assim é. Não vale a pena pensar que a "cura" resolve o problema. A cura não tem nada a ver com a libertação das bolhas de ar aprisionadas.

3. Existem vários métodos, o método x, o método do grão, o métodos dos dois grãos, etc. Estes variam de acordo com o tipo de cooler, mas são demonstradamente os métodos correctos de aplicação de pasta térmica.

Já defendi isso neste fórum dezenas de vezes, não me vou alongar mais nisto. Perde um pouco de tempo na internet e vais concluir que existem vários métodos, muitos com sustentabilidade, outros sem pés nem cabeça - esse está no fim da lista.
 
Vou também dar a minha opinião.

Acho que a melhor solução é um misto das duas. Concordo com o M@ster quando diz que toda superfície do CPU dissipa calor, é para isso que serve a sua cobertura (além de proteger). Por outro lado acho que o melhor é aplicar a quantidade certa de pasta no centro do CPU para que esta possa ser espalhada sobre pressão do cooler, evitando que se formem tantas bolhas como aquelas que penso que se formem se formos a espalhar manualmente, e até porque algumas pastas são muito difíceis de espalhar.
Se toda a superficie do CPU aquece, toda ela deve ter pasta, para mais facilmente passar ao cooler o calor.

Just my five cents

Cumps
 
Última edição:
Este tutorial esta muito bom. Parebens.

Eu tenho uma duvida ou um problema, não sei bem. Quero trocar a minha board mas não consigo retirar o cabo de alimentação EATX. Aquilo tem algum segredo ou é só mesmo puxa-lo para cima, é que já estou farto de tentar mas aquilo não sai. A minha board é uma Asus p5ld2-se. Andei la a ver e aquilo tem umas pequenas patilhas, tentei aperta-las e ao mesmo tempo puxar o cabo para cima, mas mesmo assim não consigo retira-lo.

Alguém tem alguma dica ?

Tens que puxar a patilha e depois puxas para cima e para um lado e para o outro ate começares a sentir que o cabo se está a soltar. Depois é só puxar para cima.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo