Factos sobre consumo de plasmas

satch

Power Member
Este tópico é para aqueles que dizem que os plasmas são devoradores de energia, comparativamente a lcd's.

Ontem, comprei um medidor de consumo energético para efectuar umas medições em casa.
O medidor permite verificar o consumo instantâneo, kW/h, valor gasto entre outras coisas e o pico de consumo em W.
O primeiro equipamento escolhido foi o meu Pana 46PZ85.
Coloquei o aparelho antes da ficha do plasma e comecei a ver tv. Consoante os canais, os consumos variavam entre valores na casa dos 200W e mais de 400W.
Como tenho PC ligado ao plasma, abri o paint, coloquei um fundo preto e um fundo branco e confirmei o maior consumo com o fundo branco, face ao escuro.

Depois do jantar, foi tempo de começar um teste mais correcto. Utilizei o plasma durante 4 horas, com o AXN, navegação na net e visionamento de séries em HD. Ao fim dessas quatro horas, gastou 1.1kW, ou seja, em média, 250W.

Como é sabido, os lcd's apresentam um consumo constante independentemente do écran estar preto ou branco. Segundo o manual do Sony 46W4000, o consumo é de 225W.

Ou seja, a diferença não é tanta como muita gente quer fazer parecer. Ficou-se pelos "míseros" 25W.

Este fim de semana, vou comparar com o consumo de um crt de 29pol.

Verifiquei uma situação que não gostei tanto. O consumo quer em stand-by quer com o plasma desligado no botão é de 25W. Segundo o manual, esse consumo é para monitor recording out. Tenho de ver o que isso significa e se dá para desligar.

Quanto ao pico de consumo, registei 901W!!!!

Edit:

Afinal o consumo baixa dos 25W após uns minutos:

http://www.avforums.com/forums/plasma-televisions/836636-panasonic-th42pz85-standby-power.html

Vou verificar mais logo.

Novo Edit: O modelo do meu plasma é o PZ85 e não PZ800. Nem sequer há 46PZ800.
 
Última edição:
"Verifiquei uma situação que não gostei tanto. O consumo quer em stand-by quer com o plasma desligado no botão é de 25W. Segundo o manual, esse consumo é para monitor recording out. Tenho de ver o que isso significa e se dá para desligar."


o que estás a dizer é que o plasma consome 25w mesmo desligando o plasma no botão do mesmo ou seja sem estar em stand by???? Como é possivel se nao passa corrente nenhuma para o plasma??? É que tenho um px80 e isso nao me agrada nada.
Quando souberes mais alguma coisa agradecia que informasses aqui o forum. Obrigado.

Cumprimentos.
 
Era excelente comparar tvs do mesmo tamanho e já agora com algum que use leds, ficava logo tudo englobado.
 
"Verifiquei uma situação que não gostei tanto. O consumo quer em stand-by quer com o plasma desligado no botão é de 25W. Segundo o manual, esse consumo é para monitor recording out. Tenho de ver o que isso significa e se dá para desligar."


o que estás a dizer é que o plasma consome 25w mesmo desligando o plasma no botão do mesmo ou seja sem estar em stand by???? Como é possivel se nao passa corrente nenhuma para o plasma??? É que tenho um px80 e isso nao me agrada nada.
Quando souberes mais alguma coisa agradecia que informasses aqui o forum. Obrigado.

Cumprimentos.
Segundo o link que disponibilizei, o consumo desaparece ao fim de uns minutos. Quando tiver novidades, aviso.

Compraste um Wattimetro ou voltimetro? Wattimetro certo?
Mede Watts e Volts.

Era excelente comparar tvs do mesmo tamanho e já agora com algum que use leds, ficava logo tudo englobado.
Como não tenho lcd, utilizei o consumo do 46W4000 que vem no manual de instrucções.
 
Plasma Pana 46PZ85: 901W máximo - 250W média - 200W mínimo - 25W standby.

[brincadeira] Pois, pois, vê-se logo que o plasma não gasta mais. Até porque todos os que compram plasmas, só vêem imagens a preto e nunca deixam em standby. [/brincadeira]

Brincadeira à parte, é verdade que, analisando apenas os números sem ter em conta absolutamente mais nada, as diferenças na casa dos 25W parecem quase nada e passam despercebidas no orçamento.

Mas a questão não é essa e pensar assim é completamente errado! (quer se esteja a falar de tecnologias de televisores ou de outra coisa qualquer)

E para evitar que os meus argumentos façam irar os "plasma-deiros" fico-me por aqui.

Por isso, por tua conta e risco, olha o spoiler:
Apenas acrescento que ainda não contribuí para o aumento do lixo tecnológico nem para o aumento do consumo energético nem para o aumento da temperatura do planeta colocando de lado a minha TV normal velhota de 66cm e 55W, para gastar uma pequena fortuna a comprar um plasma. Os LCD também não são santinhos nenhuns, mas já há alguns perto dos 100W. E na minha filosofia, por 1 Watt se ganha, por 1 Watt se perde! A questão do Euro a mais ou a menos na conta da energia é totalmente secundária! Por isso, quando os furacões Katrina passarem a ser o dia-a-dia de Lisboa, ou as secas no Alentejo fizerem lembrar o Sudão, não digas que eu não te avisei. O discurso pode parecer drástico mas a verdade é que estamos a viver a estória da rã na panela*.
* Se colocares uma rã numa panela com água a ferver, ela salta imediatamente para fora. Mas se a colocares numa panela com água à temeratura ambiente e depois a aqueceres gradualmente, a rã não se aperceberá da mudança e morrerá cozida.
 
Última edição:
Não querendo entrar na discussão até porque o post parece mais uma curiosidade que foi aqui deixada o meu comentário vira-se para algo do género:

"Pobre Rã"
 
Bem, na sequência deste desta thread tive também curiosidade de medir o consumo do meu Plasma Panasonic 42PX80

Aqui vão os valores com uma utilização normal de TV, SD e HD (o valor que tem na parte de trás é 225w):

-Mínimo 74w (este não fica na memória do multímetro, foi o mínimo que vi em termos de consumo instantâneo, a olhar para o visor do aparelho, pelo que o mínimo pode ainda ser inferior)

-Máximo 342w

-Média 147w (0,81 Kwh durante 5 horas e 26 minutos que custaram €0,097)

Ou seja, perfeitamente aceitável tendo em conta o tamanho da coisa :)

Se o ligar todos os dias do mês por este tempo custa-me 2,91 por mês....
 
Não há novidades em relação a este tópico?


Gostaria muito de ver um confronto entre 1 LCD e um Plasma de igual tamanho.

Eu estou inclinado para comprar um plasma mas se confirmar que o consumo é o dobro mudo para um LCD. Ninguém tem dados concretos?
 
Comprei na semana passada um wattímetro (acho que foi isto) no LIDL, e quando tiver paciência ponho aqui os consumos do 37PX80.


Cumps
 
Última edição:
os panasonic 42-46" dessa tabela têm consumos muito maus :\

o utilizado pelo stach esta marcado como 454.51W o que é um abuso mesmo!! Em que ficamos ?

Eu apenas coloquei o link :-) Mas se fizeres uma busca no google tens uma data de artigos que apontam para essa tabela, por isso parece-me ser bastante bem conceituada.
 
os panasonic 42-46" dessa tabela têm consumos muito maus :\

o utilizado pelo stach esta marcado como 454.51W o que é um abuso mesmo!! Em que ficamos ?

Se leres as explicações das medições da tabela encontras isto:
Watts: Power on: Measured using the default settings when the TV's picture is on. Typically the default picture settings represent "torch mode," with high light output and correspondingly high power consumption, but some new models, such as the Panasonic TH-50PZ800U, default to a more-efficient picture mode when the user indicates a "home" rather than a "store" environment during initial setup.

No meu caso por exemplo a diferença é entre os 147w que medi e os 260w da tabela.

De qualquer forma, volto a repetir: 147w 6 horas por dia custam 2,91 ao fim do mês... qual a relevância?
 
outro problema que vai pesar na minha decisão é que tenho a instalação eléctrica mt sobrecarregada e se tiver tudo ligado basta a minha mãe ligar o forno e vai abaixo a luz... :\

tou com medo que o plasma faço o mesmo num pico de 500W :x
 
Back
Topo