1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

factura do telemovel

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por du3nd3, 26 de Outubro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 2102)

1. du3nd3

du3nd3 Power Member

ora bem, estou a pensar trocar de telemovel, o 6280 pelo n81

uma pessoa propos-me dar-lhe a factura e em contrapartida dava-me o IVA de volta (nao percebi bem como isso funciona)
    eu nao sei se devo dar a factura ou nao porque nao sei se hei-de precisar dela. tenho o 6280 e a factura mas nunca precisei dela, mesmo tendo reparado o telemovel na nokia 2 vezes..

afinal, para que serve a factura, tirando aquela questao de devolver o telemovel nos primeiros 15 dias?

cumps

2. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Serve como prova de garantia, digamos assim. É a factura que te prova que o equipamento tem menos de 2 anos (para efeitos de garantia).

A menos que tenhas pago pelo telefone milhares de euros (exagero, sim) o retorno desse tal iva (para quê isso?!) não te vai servir de muito..

Espreita na factura o valor do Iva que pagaste na altura e vê se te serve de alguma coisa.

3. du3nd3

du3nd3 Power Member

sao sempre cerca de 45 euros que ganho. alem de que como disse, vou à nokia e nunca precisei da factura para comprovar a garantia.. alias, nem sei dela

4. m00s

m00s Power Member

então é melhor começar a procura-la antes de a querer vender.

pelo que percebi ficas com o telemóvel e vendes a factura? sabes que é possivel fazer várias coisas com a factura, não?

5. du3nd3

du3nd3 Power Member

nao vou vender a factura, compro o telemovel, dou o numero de contribuinte de uma pessoa (como se fosse essa pessoa a comprar) que vai ficar com a factura. depois vai receber o IVA correspondente e da-mo

6. Pedrocas

Pedrocas Banido

E o que é que ganhas com isso? Compras um telemóvel por 200 euros, dás o numero de contribuinte de outra pessoa e depois essa pessoa compra-te esse telemóvel pelo valor do IVA?

7. du3nd3

du3nd3 Power Member

ninguem compra o telemovel pelo valor do IVA, dao-me o valor do IVA

8. Pedrocas

Pedrocas Banido

Então, tu compras o telemóvel, tu ficas com o telemóvel, mas pedes a factura em nome de outra pessoa e essa pessoa dá-te o valor do IVA e tu dás-lhe a factura?

9. du3nd3

du3nd3 Power Member

exactamente

eu so queria saber se é mesmo necessario a factura visto que tenho factura de um 6280 e em dois anos e duas avarias nunca precisei dela..

cumps

10. m00s

m00s Power Member

tira uma cópia da factura... penso que serve.

se a pessoa for de confiança então penso que nao tens problemas.

11. Mercy_pt

Mercy_pt Power Member

Isso serve apenas para recuperar IVA, visto que garantidamente quem te propos isso tem uma empresa ou será empresário a nivel individual. O IVA que te vai dar em € vai entrar nas contas dessa pessoa como despesas (no caso o total do telemovel) e irá recuperar o valor do IVA. Em linhas gerais serve para aumentar despesas. Se ficares com a tal cópia da factura a ti não traraá problemas, salvo o problema moral de poder ser considerado ilegal.

12. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Exactamente. Isso faz-se muito até... No entanto a linha entre o legal e o ilegal é muito ténue...

13. du3nd3

du3nd3 Power Member

sim, isso do legal/ilegal ja sabia

nao é certo que o faça mas depois ve-se ;)
    obrigado pela ajuda pessoal

cumps

14. dm222

dm222 Power Member

Alguém sabe se uma fotocópia de factura serve como garantia?
    Não tenho a original.

Partilhar esta Página