Faculdade - Opinião de experientes com portáteis !

Portatil nas aulas é completamente dispensavel... e até desaconselho.
É assim, para tirar apontamentos nada como a boa moda antiga de lapis e caderno, mais eficiente e simples que isto é complicado :D .
E depois se tiveres com o portatil nas aulas vai ser sempre um grande factor de distracçao, basta apanhares uma matéria um bocadinho mais secanta e tau! Lá vais tu para a net ver a TZ ou a página da Bola lol. Enquanto se não tiveres nada a frente, sempre te concentras minimamente.

E mesmo para a faculdade deve ser dispensavel. Se for uma faculdade com umas instalações decentes e adequadas, fornece PC's suficientes e capazes para os seus alunos.

Num curso que não tenha ligação à informática concordo contigo, mas por exemplo o meu caso, em que irei ter programação e assim, não acham que é quase impraticável ir para o curso sem um portátil (visto só vir a casa ao fim de semana e só ai é que tenho pc)...

É que irei viver para fora de casa, e o pc "da casa" fica em casa dos meus pais para o meu irmão..
 
é assim um portatil para uso para a faculdade da sempre jeito se for com a finalidade de fazer trabalhos, agora com a finalidade de substituir o velho caderno de capa preta e a velha canela é melhor esquecerem.

seja um faculdade muito boa, boa, ou ma (Ando na FEUP axo que em portugal é a faculdade que tem melhores condiçoes, e n consegue oferecer pc's suficientes aos alunos) é sempre util ter um portatil para os trabalhos pois n ha nada melhor que o nosso computador para trabalhar.

Por isso axo que deve ser a opçao de cada um em comprar ou nao o portatil, a meu ver n devem ficar muito euforicos pk se calhar vao comprar e depois n lhe dao o devido uso e arrependem.se pois podiam esperar mais um pouco e comprar um melhor... Por exemplo tou no 3 ano e ainda n comprei um portatil novo, ando com 1 que os meus comprar quando andava no 12, e so agora no quarto é que vou comprar um novo... sao opçoes.

cumps
 
Num curso que não tenha ligação à informática concordo contigo, mas por exemplo o meu caso, em que irei ter programação e assim, não acham que é quase impraticável ir para o curso sem um portátil (visto só vir a casa ao fim de semana e só ai é que tenho pc)...

É que irei viver para fora de casa, e o pc "da casa" fica em casa dos meus pais para o meu irmão..

Ó migo, eu ando em engenharia informática e a minha opinião é aquela que tu leste.

Não sei bem como é nas outras faculdades, mas pelo menos a minha tem PCs suficientes (e bons, dual cores com TFTs 19 polegadas) e tenho bastantes colegas que sempre que querem trabalhar vão é para os PCs da faculdade.
Acho que ter um pc em casa é importante como é obvio, agora ter um portatil para levar para a faculdade acho dispensavel. Eu tenho portatil desde o inicio do ano e nunca precisei de levar.

Também acho que deves esperar. No fim de lá estares um tempo percebes logo se precisas de portátil ou não.
 
Portatil nas aulas é completamente dispensavel... e até desaconselho.
É assim, para tirar apontamentos nada como a boa moda antiga de lapis e caderno, mais eficiente e simples que isto é complicado :D .
E depois se tiveres com o portatil nas aulas vai ser sempre um grande factor de distracçao, basta apanhares uma matéria um bocadinho mais secanta e tau! Lá vais tu para a net ver a TZ ou a página da Bola lol. Enquanto se não tiveres nada a frente, sempre te concentras minimamente.

E mesmo para a faculdade deve ser dispensavel. Se for uma faculdade com umas instalações decentes e adequadas, fornece PC's suficientes e capazes para os seus alunos.


Discordo, mas lá está, este tópico não me parece que vá servir para chegar a alguma conclusão, simplesmente porque cada curso é diferente, e os requisitos são diferentes.

Dizer que um portátil é completamente dispensavel para a universidade... bom, para alguns cursos talvez... E para além disso cada pessoa tem as suas necessidades. Eu sou estudante de design, e embora onde estudo existam computadores á disposição, um portátil é fundamental, porque se usa o computador em praticamente todas as cadeiras, e intensivamente, mesmo durante as aulas. E para mais, quem não tem muito tempo disponivel (como é o meu caso, que sou trabalhador numa área diferente a full time), é uma grande ajuda. E eu estou a dizer sem ainda ter nenhum portátil, por isso sei o que custa... Tenho estado a aguentar para o comprar por questões financeiras, pois uma máquina para trabalhar em design gráfico exige alguns requisitos especificos e terá de ser uma compra bem estudada para durar uns bons tempos.

No geral e resumindo, eu julgo que é sempre um auxiliar importante, pois a questão de estarmos aflitos para acabar qualquer trabalho, e podermos andar com as nossas coisas, programas, etc tudo junto, acho que é uma safa muitas vezes.
 
Discordo, mas lá está, este tópico não me parece que vá servir para chegar a alguma conclusão, simplesmente porque cada curso é diferente, e os requisitos são diferentes.

Dizer que um portátil é completamente dispensavel para a universidade... bom, para alguns cursos talvez... E para além disso cada pessoa tem as suas necessidades. Eu sou estudante de design, e embora onde estudo existam computadores á disposição, um portátil é fundamental, porque se usa o computador em praticamente todas as cadeiras, e intensivamente, mesmo durante as aulas. E para mais, quem não tem muito tempo disponivel (como é o meu caso, que sou trabalhador numa área diferente a full time), é uma grande ajuda. E eu estou a dizer sem ainda ter nenhum portátil, por isso sei o que custa... Tenho estado a aguentar para o comprar por questões financeiras, pois uma máquina para trabalhar em design gráfico exige alguns requisitos especificos e terá de ser uma compra bem estudada para durar uns bons tempos.

No geral e resumindo, eu julgo que é sempre um auxiliar importante, pois a questão de estarmos aflitos para acabar qualquer trabalho, e podermos andar com as nossas coisas, programas, etc tudo junto, acho que é uma safa muitas vezes.
Concordo contigo, eu até no 12º me fez falta o portátil para AP ou nos trabalhos k fiz a Sociologia, entre outros, kanto mais na Universidade, deve ser indispensável.
 
Concordo contigo, eu até no 12º me fez falta o portátil para AP ou nos trabalhos k fiz a Sociologia, entre outros, kanto mais na Universidade, deve ser indispensável.

Pode ser cómodo (para algumas pessoas, para mim andar com um portatil as costas o dia todo é tudo menos comodo), mas indispensável não é.
Nunca vi ninguém a ficar prejudicado por não ter um portátil.

Dizer que um portátil é completamente dispensavel para a universidade... bom, para alguns cursos talvez...
Volto a repetir:
Portatil nas aulas é completamente dispensavel.
E é, a história de tirar apontamentos no portatil é um grande fake, uma pessoa com um portatil a frente ligado faz tudo menos tirar notas.


Mas pronto, cada caso é um caso.
Nada como esperares e depois logo vês.
 
Estive em Eng Informática e neste momento em Redes e Multimédia, e para mim quase todos os dias era indispensável o computador.

Ando com o portatil na minha eastpak e num faz grande diferença, agora na te metas é com aquelas malas de portatil que ficas todo torto e vais-te sentir mesmo cansado de tanto trocar de ombro, mochila all the way.

No 1ºano temos muitas matemáticas ainda é naquela, nada como um caderno quadriculado para aquilo mas chegava ás aulas de programação, multimédia, computação gráfica,... e tenho tudo organizado por aulas no meu pc ainda mais que na minha univ temos 1pc para cada 2 alunos.

Aulas teóricas tenho uns pdf's dos profs abertos e a tirar notas neles, praticas tenho pc só pra mim com sempre tudo organizado é só vantagens ;)
 
lol omg AP sociologia!? (disciplinas de estudar ao fim de semana) ha pessoal que acabas mestrados e licenciaturas sem comprar portateis.... agora vens falar.me de AP e sociologia...
 
lol omg AP sociologia!? (disciplinas de estudar ao fim de semana) ha pessoal que acabas mestrados e licenciaturas sem comprar portateis.... agora vens falar.me de AP e sociologia...
Só disse k até no 12º me dava jeito, kanto mais na Universidade.
K bom conseguir tirar mestrados sem portáteis, mas acredito k haja alturas em k ter um fazia falta. É claro k se consegue tirar cursos sem portátil, mas o k digo é k em certas situações em vez de gastar 1h, gastas apenas 30min...digo eu ;)
 
Volto a repetir:
Portatil nas aulas é completamente dispensavel.
E é, a história de tirar apontamentos no portatil é um grande fake, uma pessoa com um portatil a frente ligado faz tudo menos tirar notas.

Olha que não é sempre assim... também volto a repeti-lo. A parte do tirar notas, isso concordo, não me parece que resulte, claro.

Eu falo por experiencia própria, até porque isso de tirar notas é muito relativo. Falo por mim, no meu curso só tenho uma cadeira que se pode dizer teorica (e mesmo assim metade da avaliação são trabalhos praticos, de criação de peças). De resto é só pratica e mais pratica, e claro, em design grafico os utensilios hoje em dia passam sempre pelo computador.

Aliás, somos de certa forma "pressionados" pelos docentes a ter portátil NAS AULAS. Como já disse, onde estudo temos condições disponiveis em termos de equipamento (poderia ser mais e melhor é verdade), mas em muitas situações temos de ir para sitios onde um portatil é o que pode ir atras.

Portanto, o universo escolar é por vezes mais amplo do que aquilo que conhecemos pelas nossas experiências...

Como dizia o outro: não negue á partida uma ciência que não conhece.

Abraço.
 
gastas 1h tanto num portatil como num pc minimamente decente... faculdade é epoca de gozar a vida e de estudar 2 vezes por ano.

mas é ao criterio de cada um, a meu ver axo k nos primeiros anos n faz muito sentido. Eu so vou mm trocar de portatil pk CAD ja n me corre mt bem e como n me apetece tar na faculdade a fazer trabalhos, so mm por isso casso contrario ficava com este ate acabar o curso.
 
gastas 1h tanto num portatil como num pc minimamente decente... faculdade é epoca de gozar a vida e de estudar 2 vezes por ano.

mas é ao criterio de cada um, a meu ver axo k nos primeiros anos n faz muito sentido. Eu so vou mm trocar de portatil pk CAD ja n me corre mt bem e como n me apetece tar na faculdade a fazer trabalhos, so mm por isso casso contrario ficava com este ate acabar o curso.
Gostava de andar na mesma faculdade que tu.
 
Gostava de andar na mesma faculdade que tu.

Podes crer... enfim, há muitas maneiras de ver o "problema", algumas assim tão simples, principalmente quando não doi no proprio bolso... digo eu.
Bem melhor do que bulir o dia todo pra poder pagar a educação que neste pais é um pequeno luxo (muitas vezes sem saidas profissionais), ir directo para a univ. á noite, e mal te deitas na cama já tá na hora de ir bulir novamente... ahhh isto é q é qualidade de vida LOL. Ao menos temos a bola, para andarmos dormentes durante uns dias.
 
Uma coisa, para SolidWorks e AutoCad é preciso uma coisa muito cara?


Varia muito nos cursos o uso que se dá aos ptts. Mas penso que um ptt dá sempre jeito até quando se vai para fora.
 
Eu falo por mim, que tenho a faculdade a hora e meia de distancia, e estando a tirar o curso de engenharia civil, uso AutoCAD e afins... no primeiro ano, não me fez falta um portátil, desenraskei me nos da faculdade, no segundo ano or trabalhos começaram a ser mais puxados e no 2º semestre fui quase "obrigado" a comprá-lo.

Embora tenhas de andar com ele ás costas (eu ando com o meu compal, que completo deve-se mandar pa mais de 3 kgs), vai ser um componente que te vai ser quase indispensável, porque:

-vais ter trabalhos de grupo, e assim podes estar reunido com os restantes e ir tirando dúvidas. Supondo que estarão 2 por PC, os PC's da faculdade não dariam para todos...
-podes escolher o local para trabalhares, evitando assim salas cheias de pessoal a fazer barulho, e se não tiverem as condições térmicas/ventilação adequadas acaba por ficar uma sauna.
-normalmente os PC's das fac's têm uma versão de software, e depois tu tens outra em casa, gravas e quando vais abrir na faculdade dá erro.
-vais ter aulas em que vais fazer os trabalhos durante as aulas práticas, na sala de aula e não na sala de computadores, onde vais precisar de pedir opiniões ao prof sobre os dados que os programas vão dando etc etc..
-é um factor secundário, mas é muito mais confortável teres o teu ambiente de trabalho, as tuas pastas, tudo organizadinho, do que andares com a pen ou disco rigido atras...

É uma opção que fazes, eu fi-la e tive de ir bulir 8 meses para poder estar neste momento a teclar no portátil, e poder ter esse conforto, que é usar portátil na fac.
Penso que deverias comprar apenas o portátil, quando realmente te fosse necessário, porque tenho colegas que compraram o PC quando entraram no curso e agr aquilo não aguenta com o AutoCAD 2008...

Quanto a usar o portátil nas aulas teóricas, nop. Papel e caneta.

cumps
 
Excelente esclarecimento, obrigado ! :009: :D

Mas a minha torre está a ficar desactualizada e ele vem como um replacement também, para jogos e afins :D

2.5Ghz em dois núcleos 9500M GS e 4Gb de Ram, espero que aguentem a fac toda! :D
 
Back
Topo