1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Falha de Energia > Sem Net [Debian]

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por acfryx, 2 de Agosto de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 986)

1. acfryx

acfryx Power Member

Depois de uma falha de energia, enquanto corria o Debian (4.0), a Internet não funciona ou funciona mal.

Para configurar a net faço:
    Código:
    $ wpa_supplicant -c [ficheiro_configuração] -ieth2 -dB
    $ dhclient eth2

Mesmo depois da falha de energia estes dois comandos executam com sucesso e no iwconfig está tudo correcto.

Para entenderem as minhas acções seguintes vou explicar um outro problema que tenho e que esta relacionado com DNS. O problema é que no meu sistema o Debian não detecta bem os DNS do meu ISP e por isso alterei a configuração do dhclient (dhclient.conf) para alterar o ficheiro resolv.conf com os nameserver's do meu ISP. Se alguém arranjar uma maneira para resolver este problema agradeço.

Como tinha tido este tipo de problemas fiz ping, e ele funcionou mas demorou muito tempo, apesar de nas estastiticas tudo estar OK :confused:

Como tinha tido problemas com o DNS alterei o ficheiro resolv.conf para o formato original:
    Código:
    nameserver 192.168.1.1

Agora apenas o Firefox não funciona já que ao fazer ping tudo funciona bem.

O problema quase de certeza que está relacionado com algum ficheiro corrumpido por causa da falha de energia mas não faço ideia qual.

Alguma solução?

Thx in advance...

2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Após essa vez, já reiniciaste ?
    Curiosamente tb me aconteceu isso estes dias. E qd liguei a maquina, pós a falha, a net não dava. Encerrei o pc, voltei a ligar e resolveu :wow:
    estranho mas veridico.

3. acfryx

acfryx Power Member

Varias vezes até...

4. APLinhares

Staff Member

Para resolver, alteraste o dns para 192.168.1.1 ?

Podes sempre tentar um apt-get dist-upgrade pra verificar ficheiros danificados/em conflito.

5. acfryx

acfryx Power Member

Sim... é o valor que vem por defeito. É uma opção errada?

Não é preciso net para isso, ou ele faz a verificação antes de aceder à net?

Thx...

6. APLinhares

Staff Member

Podes ter um router problemático (como dlink 604t e alguns firmware's) e nao tens net (pk não passa o dns do isp).

Para correr não. Se claro precisar de um ou outro pacote, tb te diz.

7. acfryx

acfryx Power Member

Já estava a espera disto... O meu router é um D-Link D624T :005:

Logo que possa vou tentar...

Thx...

8. acfryx

acfryx Power Member

Já executei o comando e nada de mal...

Terei os IPs mal configurados? Que IPs usam no Sapo?

O problema é muito esquisito... tipo o ping funciona perfeitamente mas os browsers não.

9. uterrorista

uterrorista Suspenso

Uma pergunta estúpida (ou não):
    Tens o browser em modo offline?

10. acfryx

acfryx Power Member

Não... foi das primeiras coisas que verifiquei mas mesmo assim não deixa de ser uma boa pergunta.

Acabei agora de reiniciar o PC depois de estar a tentar resolver o problema no debian e verifiquei se eu fizer ping a um qualquer site o site passa a funcionar nos browsers. A conclusão que tiro é que os browser estão a usar funções/ficheiros que o ping não usa e são essas funções/ficheiros que estão mal configuradas ou qualquer coisa parecida.

Alguém faz ideia da diferença entre o browser e o ping?
    (Agradecia qualquer ajuda, mesmo pequena.)

Cumprimentos...

11. esquiso

esquiso Power Member

Já tentaste os DNSs do OpenDNS?

12. acfryx

acfryx Power Member

Obrigado pela resposta.
    Não conhecia... vou experimentar.

EDIT: o OpenDNS funciona para qualquer ISP?

13. esquiso

esquiso Power Member

Yep.

14. acfryx

acfryx Power Member

It worked... Eh pah nem sei como te agradecer... :D

Reflectindo um bocado: porque é que os DNS do OpenDNS funcionaram e os anteriores não? O Sapo mudou de DNS? Como é que eu posso saber o DNS actual do Sapo? Não posso tornar a detecção de DNS automática?

Thx in advance...

15. esquiso

esquiso Power Member

Eu passo-te o NIB por PM, não seja por isso :D

Não sabendo como acedes à internet, se não tens nenhuma máquina na tua rede com o IP 192.168.0.1 que te resolva os endereços, é obvio que vias ter o problema que te ocorreu.

16. acfryx

acfryx Power Member

Eu para aceder à NET ligo-me a um router wireless (192.168.1.1).

17. APLinhares

Staff Member

que dns usaste do sapo ?

Com esse router é "normal" teres problemas de dns ... >(

18. acfryx

acfryx Power Member

Infelizmente eliminei ficheiro que tinha os IPs, daí ter perguntado como posso saber quais são.

Pois e infelizmente acho que estou a começar a ter alguns problemas também no XP. :(

Cumprimentos...

19. BlueShark

BlueShark Power Member

dns do sapo =

194.65.100.117
    194.65.5.2
    194.65.3.21

20. acfryx

acfryx Power Member

Obrigado...

Caso um dia os IPs mudem onde posso encontra-los?

Partilhar esta Página