Problema Falha no arranque!

SamK

Power Member
Boas

Ultimamente, quando ligo o pc, aparece a seguinte mensagem:

"No bootable device is detected
System will enter the BIOS Setup Utility
"

Entrando na BIOS não aparece nem o disco nem a drive DVD.

Fazendo reset inicia normalmente e sem problemas.

Esta situação tem-se tornado mais frequente nas ultimas 2 semanas.

Agradecia ajudas/dicas/sugestões.

Cumps
 
ja me aconteceu foi fazer boot's constantes tipo, aparecia a imagem da bios, reset,bios,reset sempre assim logo apos de instalar o win 7. o que fiz foi reset a mobo. a minha e uma asrock z77 pro4 e tem 3 pins na parte debaixo ao pe do audio com um jumper nao me lembro da posiçao mas acho que era.

. ._. normal

._. . reset deixar uns 30 segundos ( com fonte e isso tudo desligado da corrente)

resultou para mim. nao sei se o problema e indentico mas se tiveres essa opção tenta.
 
A BIOS está actualizada, mas estava a pensar reinstalar.

O estranho é que quando ligo o pc, o led de actividade do disco fica aceso e não apaga. Nem sequer aparece nada a não ser o aviso que referi no início, portanto não consigo aceder à BIOS na altura.

Não estava com muita vontade de mexer no hardware, até porque não me sinto particularmente à vontade com isso, apesar de ter montado o pc sozinho!
 
Olá,

Sei que é uma ideia meio tola mas já verificas-te se o cabo do hdd está bem ligado quer ao disco quer á board ?

De tola não tem nada! Foi das primeiras coisas que me lembrei! Normalmente os problemas mais complexos costumam ter as soluções mais básicas!

Preciso só de acabar umas coisas e depois vou ver se consigo resolver isto!
 
O ponto da situação é o seguinte:

1. tal como sugerido pela kurallarina desliguei e voltei a ligar os cabos, quer de alimentação, quer de dados do HDD e da drive;

2. fiz reset à BIOS

3. fiz reset à motherboard (mudando os jumpers)

Depois de tudo isto o problema continua a persistir. A situação não é impeditiva de usar o pc, mas não deixa de ser 1 bocado estranha!

Agradeço e continuo aberto a sugestões/dicas/opiniões!
 
O ponto da situação é o seguinte: 1. tal como sugerido pela kurallarina desliguei e voltei a ligar os cabos, quer de alimentação, quer de dados do HDD e da drive; 2. fiz reset à BIOS 3. fiz reset à motherboard (mudando os jumpers) Depois de tudo isto o problema continua a persistir. A situação não é impeditiva de usar o pc, mas não deixa de ser 1 bocado estranha! Agradeço e continuo aberto a sugestões/dicas/opiniões!


Se na BIOS tiveres uma opção do género "Quiet Boot" ou "Fast Boot", desactiva-a. Depois diz qual foi o resultado.
 
Se na BIOS tiveres uma opção do género "Quiet Boot" ou "Fast Boot", desactiva-a. Depois diz qual foi o resultado.

A BIOS da minha motherboard não tem essa opção! (pelo menos corri tudo e não encontrei)

Experimentei alterar a ordem de boot das drives (tinha a drive DVD-RW em primeiro e o HDD depois) mas ficou tudo na mesma.

Mais alguma ideia?
 

Okey, deixa-me dar uma olhada no manual...já te digo algo.

Ok:

1) desliga tudo do PC excepto o teclado, rato, cabo do monitor e alimentação.
2) testa umas vezes a ver se já não te acontece isso quando fazes um power off (shutdown) seguido de um power on
3) se te continuar a dar problemas, desliga o CPU Q-Fan na Bios (conforme mostra a página 71 do teu manual, o qual podes descarregar aqui
4) se te continuar a bloquear segue os procedimentos da página 43 (MemOK! switch) do teu manual e verifica se não será um problema dos teus módulos de memória. tenta os trocar de slot (cuidado onde os colocas...nem todos os slots de memória são iguais).
5) se mesmo assim te continuar a dar problemas, volta aqui e diz o que observaste.
 
Última edição:
Okey, deixa-me dar uma olhada no manual...já te digo algo.

Ok:

1) desliga tudo do PC excepto o teclado, rato, cabo do monitor e alimentação.
2) testa umas vezes a ver se já não te acontece isso quando fazes um power off (shutdown) seguido de um power on
3) se te continuar a dar problemas, desliga o CPU Q-Fan na Bios (conforme mostra a página 71 do teu manual, o qual podes descarregar aqui
4) se te continuar a bloquear segue os procedimentos da página 43 (MemOK! switch) do teu manual e verifica se não será um problema dos teus módulos de memória. tenta os trocar de slot (cuidado onde os colocas...nem todos os slots de memória são iguais).
5) se mesmo assim te continuar a dar problemas, volta aqui e diz o que observaste.

Agradeço as sugestões.

Vou experimentar e depois deixo aqui o feedback
 
Agradeço as sugestões.

Vou experimentar e depois deixo aqui o feedback

Antes de experimentar o que foi sugerido pelo Keeper, entrei na BIOS e reparei que tinha a drive DVD a fazer boot em primeiro lugar e só depois o disco. Já antes tinha trocado a ordem de boot, mas por uma qualquer razão não assumiu.

Voltei a colocar o disco em primeiro, desliguei o pc e quando voltei a ligar correu tudo normalmente.

Já desliguei e voltei a ligar e aparentemente está tudo a correr normalmente.

Ainda gostava de saber o que provocou isto, mas de qualquer maneira agradeço as sugestões.
 
O estranho é que quando ligo o pc, o led de actividade do disco fica aceso e não apaga. Nem sequer aparece nada a não ser o aviso que referi no início, portanto não consigo aceder à BIOS na altura.

Pois...eu não te sugeri isso, simplesmente porque como escreveste no parágrafo em cima que "nem sequer consigo aceder à BIOS", depreendi que o problema começava logo no POST, o que é normalmente indicativo de uma falha no hardware e/ou configurações de BIOS ;)
 
Pois...eu não te sugeri isso, simplesmente porque como escreveste no parágrafo em cima que "nem sequer consigo aceder à BIOS", depreendi que o problema começava logo no POST, o que é normalmente indicativo de uma falha no hardware e/ou configurações de BIOS ;)

Peço desculpa, eu é que não descrevi com exactidão a situação.

Quando a situação ocorria, eu de facto conseguia aceder à BIOS, no entanto não eram detectadas nenhumas drives (disco e DVD-RW), portanto não conseguia fazer a alteração que referi.

Ainda assim continuo a achar a situação muito estranha.
 
se te voltar a reverter, repara se por acaso também estás a perder o resto das configurações de bios (horas, etc)...é que poderá ser a pilha da motherboard estar nas couves.
 
se te voltar a reverter, repara se por acaso também estás a perder o resto das configurações de bios (horas, etc)...é que poderá ser a pilha da motherboard estar nas couves.

Como já referi, ontem reverti as prioridades de boot e ficou tudo a funcionar. Hoje de manhã voltou a bloquear novamente!

Fiz reset para conseguir iniciar normalmente, fui à BIOS e estava novamente a drive DVD-RW a fazer boot em primeiro lugar e só depois o disco. Quanto às restantes configurações, estava tudo normal, sem nenhuma alteração.

Voltei a alterar as prioridades de boot e depois de já ter desligado e ligado várias vezes o pc, continua tudo normal. Resta ver o que é que acontece amanhã!

Alguma ideia acerca do que estará a provocar isto?
 
Back
Topo