1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Falha no mirror por software (Windows 2003)

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Smig, 27 de Dezembro de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 1080)

1. Smig

Smig Power Member

Tenho 2 discos s-ata convertidos em dinânicos, em mirror por software (windows 2003).

Um dia o Windows deixou de arrancar. Não me parecia problema de disco mas tentei mesmo assim arrancar pelo 2º atravéz do dual boot que ele configura por defeito e o windows arrancou normalmente. Convencido que era problema do 1º disco, deixei assim até vir outro de substituição.

Qual é o meu problema? Aparentemente, o 2º disco só arranca se o boot for feito pelo 1º (e dps redireccionado para o 2º atravéz do boot.ini) apesar do windows do 1º não arrancar. Ou seja, se fizer com que a bios arranque directamente pelo 2º, pára o arranque sem erros nem nada, antes da execução do boot.ini.

Entretanto desfiz o mirror e arranquei pelo 1º mas verifiquei que, apesar de ter passado a arrancar, desde a altura desse incidente que o disco não replicava gerando muitos erros em serviços e ficando bastante instável.

Então estou neste aparente paradigma, em que o 2º precisa do 1º para arrancar por possível falha no MRB, e o 1º não tem o SO funcional.

Queria evitar uma instalação nova, estou a falar num servidor que dá muito trabalho a refazer, o que sugerem? Uma reparação do MBR do 2º disco com o cd do windows? Acham que isso me resolve o problema e não é arriscado? (nunca fiz nenhuma)

Ou fazer uma cópia integral do 2º para o 1º arrancando por outro disco?

Vou fazer uma das 2 (ou as 2 se a 1ª correr mal) no próximo fim de semana.

2. Smig

Smig Power Member

Desculpem lá o bump mas é sexta-feira :rolleyes:

No fim de semana vou tomar uma decisão quanto ao servidor, nesta situação e sem redundancia é que não pode ficar. Algum tipo de feedback de alguem que já tenha passado por algo semelhante seria bastante útil.

3. ShadeX

ShadeX Power Member

Si, já passei por situações semelhantes, mas piores. Eu foi um hard mirror que não fazia rebuil para outro HD igual... go figure.

Por essa altura do campeonato fartei-me. VMWare ftw. A box real 2x80GB RAID1 SYS + 2x160GB RAID1 DATA, só serve de "suporte" às virtuais. No caso traumatico de falharem ambos os HD's de sistema pego nos de dados, meto na minha Workstation e o VMWare trata de por a coisa de volta ao normal.

No teu caso, muito sinceramente ia mas é comprar outro HD primeiro... Já sei que o $$$ não dá nas arvores, mas o downtime e tentativas falhadas saem mais caro que um HD. Fazes uma imagem do HD bom para o "novo de reserva" e podes sempre tentar de novo se falhar.

Basicamente, se o 2º HD está ok e apenas não tem MBR, podes ler o MBR do primeiro e escrevê-lo para o 2º. Provavelmente vais ter é de corrigir o boot.ini para apontar para os sitios certos. E rezar para que o Windows se comporte (quando digo rezar é quasi literal...).

É por causa de trabalheiras destas que deixei para trás a infraestrutura real e passei para a virtual. O hit na performance é compensado em grande escala pela flexibilidade...

Como tu próprio dizes, a trabalheira de refazer o servidor é insana. Só de pensar que basta pegar na cópia de ontem e "press play" durmo logo melhor.

4. Cardinal_pt

Cardinal_pt Power Member

"Então estou neste aparente paradigma, em que o 2º precisa do 1º para arrancar por possível falha no MRB, e o 1º não tem o SO funcional."
    Se o 2º tem tudo lá dentro direitinho e precisas do mbr a funcionar, arranca com a consola de reparação no cd do windows e faz fixboot e fixmbr. Deve funcionar.

5. Smig

Smig Power Member

Problema resolvido! Comprei outro disco e usei uma aplicação freeware (G4U) para fazer a clonagem dos discos. A replica acabou por herdar também o problema no MBR mas como já tinha 2 cópias boas do SO já não tive problemas em usar a consola de reparação do Windows para reparar o MBR.

A cópia ficou optima, os serviços estão no ar e o mirror está feito novamente.

E já agora, muito interessante essa abordagem a servidores virtuais, confesso que nunca tinha pensado nisso. Lembrei-me também daqueles casos em que há uma avaria numa board que já não há no mercado e se tem que fazer um conjunto de rituais satânicos (rezar não chega) para que o SO aceite a nova board. É definitivamente, um caso a estudar, aí está o que eu chamo um post útil ;)

6. ShadeX

ShadeX Power Member

Si, essa é tambem uma das razões pela qual virtualização está tão na moda (a moda vem tarde, a tecnologia já existe à anos...).

Mais que não seja por causa de um certo OS que quando muda de mobo é mandar a moeda ao ar e ver para que lado cai. Como eu referi, não há pachorra. Para uma boa parte das coisas um servidor virtual é 10x melhor que um a sério.

Com os productos mais "l33t" da VMWare tens acesso a funcionalidade que seria de dificil a impossivél de implementar em boxs a sério.

Partilhar esta Página