Não estive na beta, estou ainda, eu e pelo menos mais 3 pessoas aqui da Zwame, uma das quais está à quase tanto tempo como eu e nunca quiz jogar mais de um par de horas ao Fallen Earth, embora ande todo deliciado com o Aion... lá está, gostos.
Nenhum de nós pode dizer grande coisa porque ainda estamos sob NDA, mas o pouco que estou a dizer é mesmo porque te vejo com grandes ânimos e tenho a certeza absoluta que se continuares a pensar assim vais gritar "epic fail" nos primeiros minutos após terminado a parte do tutorial...
O que dizia de ele fartar não é apenas uma questão de gostos, há mesmo detalhes específicos que conduzem a esse problema mas nao posso revelar muita coisa.
Mas para te dar algumas ideias:
- o jogo é muito pesado
- o combate está muito longe da fluidez de um FPS mas pelo menos a forma como a Icarus o descreve está correcta. O que quero dizer com isto é que a implementação está longe de ser a ideal e quem for a contar com uma jogabilidade típica de um FPS vai ter uma grande desilusão... No entanto sim, temos pelo menos 2 hitboxes com dano diferente: cabeça e resto do corpo.
O combate utiliza um misto de FPS/TPS com abilities na típica hotbar, mas as abilities estão muito mal implementadas.
- As animações tambem estão longe de boas e ainda têm bastante impacto no gameplay.
- A costumização dos chars embora skill-based tem níveis, mas isso nem é mau de todo, o problema é que as skills disponiveis sao ultra limitadas e resumem-se quase àquilo que habitualmente chamamos "character stats".
- neste tipo de jogo e setting sente-se muito a falta de PvP, e no Fallen Earth menos de 30% da area de jogo permite PvP, e é practicamente limitada às contested cities mais em "high level".
- e depois há mais uma panoplia de problemas graves relacionados com mecanicas de jogo e ainda diversos problemas tecnicos, mas que não posso mesmo revelar até levantarem o NDA.
Mas não me interpretem mal, o jogo está longe de ser uma porcaria e certamente proporcionará muitas horas de pura diversão a muita gente.
Posso ainda garantir que tudo o que a Icarus está a prometer está já implementado no jogo à algum tempo, e penso que isso já faz o jogo merecer o seu nicho de mercado (à excepção da totalidade das areas de jogo como vou referir abaixo neste post).
O grande problema são mesmo alguma falhas graves em diversas mecanicas de jogo que podem condenar alguns aspectos essenciais num mmorpg tais como: economia, socialização, grouping, pvp, character uniqueness.
Como pontos altos deste jogo posso indicar ainda:
- É um verdadeiro sandbox. No Fallen Earth o jogador tem realmente liberdade total para desenvolver o seu personagem da forma que bem lhe apetecer. Não há nenhum caminho definido, e practicamente não há "must dos" nem "must haves".
- um mundo enorme e totalmente seamless. Quando digo enorme não é mesmo exagero nenhum, em termos de area total de jogo é sem qualquer duvida o maior mundo virtual actualmente disponivel em mmorpgs.
Convem é referir que o mapa está actualmente dividido em 3 areas distintas denominadas "sectores", destinados a level ranges diferentes.
A Icarus tem prometido que na release irá aumentar ainda o level cap e implementar pelo menos mais 2 sectores, o que tornará este já gigante mundo virtual num colosso
Esta característica do Fallen Earth, embora muito engraçada no papel é para alguns testers tambem um dos calcanhares de aquiles do jogo pois tudo se torna vasto demais, e embora se tenha acesso a "mounts" bastante cedo no jogo, a verdade é que tudo continua a ser "muito longe" e não há o típico "fast travel".
- o menu de criação do char é o mais completo e mais bem implementado de todos os mmorpgs actualmente no mercado
Podem estar certos que pelo menos a nível de cara e características corporais conseguimos certamente encontrar alguma configuração 99% ao nosso gosto. 5* mesmo!
- O numero de quests e cidades deste jogo é colossal! Eu arriscaria mesmo a dizer que neste campo só mesmo o EQ2 pode rivalizar com o Fallen Earth.
Os fans da criação de alts podem dar pulos de alegria pois vao ser precisos vários alts para explorarem todos os hubs iniciais do jogo.
Claro que nem tudo são boas notícias... muitas quests = muitos potenciais "quest bugs", e claro que muitas quests tambem não pode ser sinónimo de quests "handcrafted", por isso contem com muitas quests do tipo "Kill X of Y", "Goto X bring Y", mas no meio há várias bastante engraçadas e que dão gosto de fazer, quer a nível de gameplay quer de historia
- TODOS os items do jogo podem ser crafted pelos jogadores. O numero de receitas é simplesmente colossal, e o sistema de crafting com tempo real é um dos raros casos em que uma feature é muito melhor na prática do que parece no papel
No entanto o crafting não é particularmente engraçado. Já nem pedia um minigame estilo Vanguard, mas podia no mínimo incluir um sistema de Blueprints+custom enhancements... O que vale é que a variedade de items é tanta que ainda nos dá algumas escolhas, o problema é mesmo que umas escolhas são flagrantemente mais eficientes que outras
A boa notícia é que conforme evoluimos o crafting vai ficando mais complexo e começa a utilizar cada vez mais uma mecanica de "Item final = crafting de subpartes+assembling", o que torna o crafting de alguns objectos uma tarefa realmente épica e por isso recompensadora, como por exemplo o crafting de veículos motorizados
Termos todos os items craftable por vezes tambem leva a uns exageros, e o Fallen Earth é um bom exemplo disso no que toca às munições...
- Há ainda quests dedicadas a crafting, harvesting e exploração. Alem disso craftar items confere experiencia que conta para o leveling global, pelo que é totalmente possível um jogador atingir o cap sem precisar de fazer PvM (player vs mobs) quase nenhum.
- O Fallen Earth tem uma esfera muito interessante de Facções composta de 5 facções com relações de amizade e odio, e o jogador tem mesmo total liberdade para se seguir o alinhamento que pretender, obtendo assim diversos benefícios e prejuizos, normalmente relativos ao acesso a quests, receitas, e items exclusivos de cada facção.
E fico-me por aqui que acho que já foquei grande parte dos aspectos mais importantes do jogo.
Mais uma vez refiro que os principais problemas do Fallen Earth se devem a falhas graves de algumas mecanicas de jogo que podem muito bem conduzir à perda de várias características essenciais a um mmorpg sandbox.
A maior parte do que refiro neste post é possível descobrir a partir de informação já disponível na internet, e embora seja contra quebras de NDA admito ter ultrapassado um pouco essa linha com este meu post, mas fi-lo essencialmente a bem do Fallen Earth, pois considero que o jogo em nada vai beneficiar com jogadores que o comprem "às cegas" e uns dias mais tarde lancem campanhas difamatórias na onda da já tão conhecida argumentação "epic fail"
e sinceramente o user "Cheatdeath" já tem um histórico "épico" nesse campo com o AoC, coisa que não trás beneficios a ninguem, nem mesmo a ele.