Xbox Fallout 4 (Bethesda)

Status
Fechado a novas mensagens.
Tenho aproveitado este free weekend para experimentar mais a fundo este jogo e tirando ali a parte "Farmville" estou a adorar, a ver se o apanho baratinho entretanto.

Fui ver e na store canadiana fica a menos de 20e com o desconto que tem... Humm estou tentado, em 2 dias já joguei umas 17h e estou a gostar da mecânica e história...

O jogo é muito bom, eu não liguei muito à construção de comunidades mas sempre se vai fazendo alguma coisa nem que seja só para explorar as opções.

Eu acabei isto uns meses atrás mas nunca mais me lembrei de deixar aqui os meus 500 paus.Horas de rectificar isso.

Começando pela historia, potencial desperdiçado. Nas mão de gente mais capaz, toda está historia do valor da vida/consciencia humana vs robotica é material que dá para criar algo icónico. Exemplos que me vêm mais facilmente à cabeça e Blade Runner e Westworld(ironico que o Westworld seja acerca de um jogo e com menos horas consiga ser mais profundo que um jogo a sério). Mas nas mãos da Bethesda é para esquecer. Nem pego pelo facto de ser um Fallout ou um jogo open world,já que acredito que um Fallout feito pela Obsidian trataria o tema de forma melhor tanto em termos de historia,personagens e efeitos no mundo. Mas no fim de contas a impressão com que fico é que uma historia mais simples é aquilo que melhor se adequa aos Fallouts(coisas como querer melhorar as condições de vida dos habitantes da Capital Wasteland/decidir o futuro politico de New Vegas). Questline de facções,variam entre casas a arder(Minutemen),até algo mais interessante(as outras 3) embora sem nada de transcendente. Há algumas side quests interessantes,mas vejo muita palha e treta.
Já o protagonista,eles conseguiram fazer com que um personagem com uma voz e que aparece sempre em cutscenes em tempo real conseguisse ter menos personalidade que os protagonistas anteriores sem voz.

Já em termos de personagens(tanto de forma particular como em termos de grupos),que casa a arder.
Minutemen,que porra é aquela? O primeiro gajo que ajuda o Preston ele oferece a promover a superior dele?lolwut?E mesmo o resto dos Minutemen,não há ponta por onde se pegue.
Brotherhood of Steel, há aqui dois niveis a que eu olho para a organização em si. Por um lado há o tipo em mim que se lembra da BoS no Fallout 3(e a facção do 4 é a mesma do 3) e sente desilusão por o trabalho dos Lyons ter ido com os galheiros e o cagalhoto do Maxson ter direcionado o poder da Brotherhood para o objectivo inicial(apenas e só a recuperação de tecnologia pré-guerra). Por outro lado eu olho para o Institute e Super Mutants como forças que precisam de ser combatidas(embora de formas diferentes) e a Brotherhood é a melhor equipada. Mas o Maxson é um tipo demasiado rigido(pese embora o facto que basta salvar um Paladin e já podemos entrar na Brotherhood e uma Power Armor) e as ideias deles são dificeis de engolir.O Danse não é um personagem por aí além também.Melhor que o Preston,mas isso não é grande feito(isto sem ter feito a questline dele).
Railroad,é um assim um mixed bag. Intenções nobres e fáceis de perceber e defender. O problema é que tal como como a Brotherhood, a Bethesda decidiu exagerar outra vez. À beira da malta da Railroad fico com impressão que é Synths primeiro,humanidade segundo. Novamente em termos de personagens individuais não há exactamente maravilhas para testemunhar.Entre Desdemona,Deacon e Tinker Tom é o ultimo o mais interessante,mas mais pela excentricidade e pouco mais.
Institute,basicamente oportunidade perdida atrás de oportunidade perdida por causa de escrita manhosa,quase amadora até. Até conhecermos-los ouvimos dizer que são bichos papões e há informação acerca de ocorrencias bem negras perpetradas por eles, mas nunca ouvimos uma desculpa ou justificação.Eles falam do proposito maior deles,da evolução da nossa especie,do futuro. Da maneira como falam é outra instância de "nós primeiros, o resto da humanidade a seguir". E o twist que há no que toca à demanda do personagem principal, o valor foi pouco acima de 0 e verdade seja dita conseguiu ser uma das piores partes do jogo já que mais para a frente tentam criar um grau de envolvimento maior,uma ilusão de controlo,mas é tudo treta, o rumo já está definido.
Em termos de companions sem afiliações,gostei da Cait e do Nick Valentine.O Strong é um calhau com olhos.Basicamente isto. Ainda quero ver em outras playthroughs o que os outros companions valem.
Já o main character,esperava "tanto" e recebi tão pouco. Pensei que basicamente iam pegar nas dialog boxes do 3 e New Vegas e dar uma voz. Infelizmente a Bethesda decidiu seguir o caminho do menor esforço e simplificou o sistema de forma assustadora. E se isso retirou a possibilidade de alguma personalidade extra no dialogo,a personalidade base que eu esperava que um salto para um personagem com voz proporcionasse também ficou pelo caminho. Novamente a escrita fraquejou.

Em termos de gameplay sinto que por cada dois passos em frente eram dados outros dois para trás. Combate foi melhorado(de terrível para aceitável),mas métodos não agressivos foram diminuidos de forma grande.Temos um personagem com voz,mas maioria das opções de dialogo dos jogos anteriores foram com os porcos. Tentaram imitar a Obsidian com múltiplas fações com fins diferentes,mas esses variam de abortos(Minutemen) a decente(os outros mas sem deixarem marcas).Faceta rpg foi diminuida para algo mais perto do resto dos fps open world com laivos de rpg da praxe. O gun moding é engraçado, mas toda a mecanica de settlement building e mecanicas de gestão à "Sims" metem-me alguma impressão,mais ainda quando é a base de uma das questlines e quando essa face é atacada por um dos dlcs.

Gráficos são o esperado por parte da Bethesda,nomeadamente manhosos face ao resto do mercado. Já a musica,mesma porra do 3 (e aqui não estou a ser ironico, estou capaz de jurar que ouvi arranjos do Fallout 3),o que é meh na melhor das hipoteses. Mas tal como no 3 e New Vegas a combinação não é o detrimento que seria noutros jogos.

Em termos longevidade saquei 6 dias num save file(com os dlcs todos)em que tive uns problemas com saves no inicio,por isso diria 5 dias de jogo. Andei a experimentar as questlines todas até alguns pontos sem retorno e fiz uma quantidade jeitosa de side missions. Gastei mais tempo em settlement building do que planeava/me sinto orgulhoso de admitir(um erro que não vou repetir).

Assim muito friamente sinto-me desiludido. Havia certas coisas que eu esperava que ficassem na mesma, mas eu esperava algo de qualidade semelhante ou melhor ao 3 e New Vegas,mas isso nem sempre aconteceu. Sinto que eles tentaram ir mais de encontro à formula de outros jogos no mercado e esqueceram-se do que fazia o Fallout 3/New Vegas diferentes do que estava no mercado. Eles apostaram forte em coisas de valor dubio(settlement building) e parece que se esqueceram do mais importante, a historia e os personagens.
E se o jogo base é uma desilusão, o dlc torna-se insultuoso se comparamos com o incrivel valor com que o dlc do 3 e New Vegas presenteou quem o comprou. Unica coisa de jeito é o Far Harbor, que é uma copia chapada do Point Lookout. De resto é mods básicas reaquecidas com uma historia da treta, ou um dlc que é uma triste tentativa de fazer um novo The Pit. Pedir 50 dolares por isto é insultuoso quando por esse preço recebeu-se material muito melhor nos outros Fallout modernos.
Ainda vou tentar sacar mais uns achievements noutra playthrough e depois deixo outra para experimentar mods, mas rezo que a Obsidian esteja a trabalhar num Fallout novo que corrija as bacoradas do Todd Howard e companhia. Dito isso não me apanham a comprar-lo antes de bater nos 25 euros, e nem pensar em comprar a versão com os dlcs todos antes de eles sairem todos e eu ler muito bem tudo acerca deles.

Vou fazer aqui um pequeno desenterro do tópico mas comecei ontem a jogar isto na Series X com um mod "4k60fps 90fov" (o nome é algo deste género) e o jogo está muito bom, parece outro comparado com a versão de PS4 que joguei à uns tempos.

Caso queiram jogar isto desativem o fps boost e instalem antes o mod, ficam muito mais bem servidos a nível de qualidade gráfica e mantêm os 60fps.

Vou fazer aqui um pequeno desenterro do tópico mas comecei ontem a jogar isto na Series X com um mod "4k60fps 90fov" (o nome é algo deste género) e o jogo está muito bom, parece outro comparado com a versão de PS4 que joguei à uns tempos.

Caso queiram jogar isto desativem o fps boost e instalem antes o mod, ficam muito mais bem servidos a nível de qualidade gráfica e mantêm os 60fps.

Com mods activos acho é que não desbloqueias achivements.

Com mods activos acho é que não desbloqueias achivements.

Desbloqueias, ontem dei unlock a 2. O truque é ativar o mod, ele dá load e fechas o jogo. Quando inicias o jogo, desativas o mod. Só que este continua em efeito, mas os achievements já dão unlock ;) caso o jogo saia do quick resume é só repetir os passos acima.

Desbloqueias, ontem dei unlock a 2. O truque é ativar o mod, ele dá load e fechas o jogo. Quando inicias o jogo, desativas o mod. Só que este continua em efeito, mas os achievements já dão unlock ;) caso o jogo saia do quick resume é só repetir os passos acima.

Boa, não sabia desse truque, obrigado.:)

Status
Fechado a novas mensagens.
Back