Falso Opteron ou Processador Defeituoso??

Aderito-PT

I fold therefore I AM
Boas,

Tenho um computador já com alguns anos com uma board Asus A8N-E (socket 939) que até agora estava com um AMD Athlon 64 3500+ Venice.
Como não me apetecia trocar todo o sistema agora, resolvi adquirir um opteron dual core para potenciar ao máximo o sistema e daqui a um ou dois anos então comprar um computador novo.
Através do Ebay, encontrei um vendedor conhecido lá (Fastmemoryman) e comprei-lhe um Opteron 180 dual core.

O problema surge aqui: depois de instalar o cpu e de correr o CPU-Z este programa diz que se trata de um Opteron 180...mas identifica apenas UM core (e não dois) e apenas 1024 KB de cache L2 (e não os 2048 KB que um opteron 180 deve ter).

Fiquei preocupado e mais preocupado fiquei quando depois de investigar encontrei relatos e websites cheios de trapaças deste vendedor (apesar de ter um feedback positivo no Ebay de mais de 98%), nomeadamente produtos remanufacturados, processadores overclockados e vendidos como superiores, venda de processadores de teste (sample engineering processors) etc.

Agora o que será que tenho em mãos??? Será um opteron 180 (o CPU-Z detecta-o como tal) defeituoso (só com um core a funcionar) ou um outro processador que foi remanufacturado (isso é possível???) e que me foi vendido como Opteron 180??

Se eu for à BIOS o processador é reconhecido como sendo um opteron 180 com os 2 Mb de cache, mas qualquer outro software de análise de CPU (CPU-Z, sisoft-Sandra, System Mechanic ou mesmo o Windows através do "Meu Sistema") me dizem que é um Opteron 180 com um core e 1 Mb de cache L2. Ora, tal processador não existe !!!

É aqui que peço a vossa ajuda: Como posso saber sem dúvidas de que processador se trata, d e quantos cores tem e qual a cache???

Outra coisa que me deixou com algum receio é que na face do processador aparece um "distributed in germany", junto com o "Assembled in Malasia". Ora disseram-me que os processadores com essa info em geral são processador de teste, muitas vezes defeituosos e que foram desviados dos laboratórios da AMD. Isso é verdade?

O que posso fazer?? Estou a ficar passado com isto..tenho 100 euros investidos numa treta que se calhar não vale nem 50!!:005::014::014:

Abraço,

Aderito-PT
 
Boas,

1º - Mesmo que o CPU fosse um Opteron 180 com os dois cores e se pagaste 100€ por ele = mau negócio.

2º - Já foste ao site da ASUS ver se a BIOS da tua Motherboard está actualizada?

Cumps.
 
Boas,

1º - Mesmo que o CPU fosse um Opteron 180 com os dois cores e se pagaste 100€ por ele = mau negócio.

2º - Já foste ao site da ASUS ver se a BIOS da tua Motherboard está actualizada?

Cumps.



Boas,

1º - Foi 90 euros + portes, mas tendo e conta que é um opteron dual core a 2,4 Ghz com 2 Mb de cache (aproximado, em specs, a um X2 4800+ AM2 moderno) e o facto de não ter que trocar de board ou de mems (2 Gb OCZ platinium XTC 2-3-2-5), pareceu-me uma boa opção para manter esse sistema mais um ano ou dois.

2 -De acordo com o site da ASUS, um OPTERON 180 dual core exige, para essa board, ter a BIOS rev 1011 ou superior. Eu, já sabendo disso, flashei para a última BIOS disponível para essa board (rev 1013). Por isso, julgo que não deve ser daí (até porque na BIOS é o único local aonde o processador é identificado como "Opteron 180 com 2 Mb de cache L2").

Enfim, estou às aranhas e agradeço desde já toda a ajuda que o ppl do fórum me puder dar, até para saber o que faço (se tenho motivos para pedir o reembolso ou se o problema é de algo do meu sistema).

Abraço,


Aderito-PT
 
Última edição:
Boas,

Por esse preço poderias ter comprado um usado cá ainda com garantia.

Por 55€ compravas um X2 4400+ Skt 939 BOX que está nos classificados e com um OC de 10%, que se faz "sem espinhas", ficava ao nivel desse se não me falha a memória.

Pode ser Bug do CPU-Z, já viste no Gestor de Dispositivos se aparecem dois CPU's ou um?

Cumps.
 
Bem, sinceramente eu devolvia o CPU se tens possibilidade disso... Mas como já foi dito não sei valia a pena teres gasto o dinheiro aí só para não teres de trocar de mems/board...
 
Isso às vezes é trip do windows. Já me aconteceu com um opteron 170. Reinstalar o windows resolveu tudo. Instala o driver dual core da amd a ver se ajuda.
 
já vi um relato de um user, o steelballz(salvo erro) a dizer que tinha recebido um XP mobile que funcionava apenas com 256KB de cache L2

aparentemente foi algum dano causado no transporte, ainda que o processador funcionasse

será que foi uma mocada no transporte que matou um core? nunca ouvi falar em AMD's contrafeitos
 
já vi um relato de um user, o steelballz(salvo erro) a dizer que tinha recebido um XP mobile que funcionava apenas com 256KB de cache L2

aparentemente foi algum dano causado no transporte, ainda que o processador funcionasse

será que foi uma mocada no transporte que matou um core? nunca ouvi falar em AMD's contrafeitos


foi a 1ª coisa que me lembrei
o sacana do barton mobile que perdeu a cache :-D

ainda hoje me faz confusão
 
Opteron ou Athlon

Olá a todos. Preciso de ajuda para tomar uma decisão. Pretendo comprar um processador Skt 939 e estou indeciso entre :

Athlon 64 X2 4600+ 2.4Ghz e Opteron 180

O MinisterOfSound afirma que 100€ por um Opteron 180m é mau negócio. Gostaria de saber no mercado nacional onde posso comprar mais barato com garantia.

Agradeço desde já toda a ajuda prestada.
 
Eu optava pelo 180, além de ser opty tens 2mb de cache, em algumas circunstâncias é uma mais valia... Penso que o multiplicador do opty é mais alto... (não querendo mandar grande gafe...).
Dei 85€ por um 175 a um user daqui do fórum e não podia ter feito melhor negócio tendo em conta aquilo que pretendia.
Onde encontrar um 180... Não te posso ajudar muito, é teres alguma sorte de apanhares alguém que venda e que seja de confiança como aconteceu comigo
Cumps[[]]
 
Back
Topo