Problema Falta de resposta da DX Audio Center

vici

Power Member
Boas pessoal, existe aqui umas duvidas ou mesmo problema...

Tenho o audio center aberto com a Z906 a tocar por optico...como mostra aqui no gráfico



Ou seja activar a saida SPDIF ele toca como saida optico, ai posso escolher entre PCM e Dobly Digital Live...até ai tudo bem, tenho controlo, mas o restante não tenho controlo nenhum, mesmo no volume da DX control center, e o resto tambem não tem controlo... fui ver no controlador do windows e ve-se a DX control center a não emitir qualquer som...como resolver isto?

PS tenho optimo som, mas parece que não estou aproveitar 100% disto.
 
Última edição:
Não posso testar a saída óptica para te ajudar, mas parece-me que o botão de volume do AC apenas controla o Speaker Out mesmo que SPDIF seja o playback device por defeito.
O uso de SPDIF poderá não ser exclusivo, por isso tem lógica que este controlo seja apenas relativo à amplificação da saída analógica.

Quanto ao volume do Xonar DX AC no mixer do Windows, não entendo o que esperas que ele emita enquanto tocas uma música no WMP. O AC apenas emite sons quando fazes testes a colunas, esse controlo de volume no mixer do windows corresponde apenas aos sons emitidos pela aplicação, e não tem nada a ver com o controlo de volume dentro dele no botão que roda à direita que pelos vistos apenas controla o Speaker Out.
 
Pois, Mesmo os efeitos e o restante? é que da parte de baixo nada funciona...então o controlo de volume só controla com modo analogico? pensava que usava na mesma com o SPDIF...
 
Infelizmente, não tenho nada para ligar à óptica para dar uma olhadela no que se passa. Aparecem-me as opções como habitual, mas não posso testar.
O controlo de volume devia funcionar à mesma através do mixer do windows, no que tens listado como SPDIF Passtrough. Esse substituí o antigo.
Já agora, na minha placa esse é listada como "Digital Output". Estás a usar os drivers mais recentes?
Hás-de experimentar deixar à mesma Speakers como default, mas ligar o SPDIF no AC a ver se voltas a ter controlo de tudo, e de forma que se manifeste no som que sai via óptica.
 
a partir do momento k usas saidas digitais, ker sejam opticas, spdif ou sobre HDMI o controle de volume passa sempre para o decoder externo k tas a usar, neste caso para as tuas z906.
e isso aplicasse n so a tua placa de som, mas sim a tb a kem liga a tv, ou o leitor de bluray atraves de uma saida digital a um decoder externo.... a unica excepção k encotrei até hj foi a PS3 k mm ligada atraves da saida optica permite alterar o volume da musica através da propria consola....mas como disse foi a unica excepção k encontrei ate agr....pk até a data em tds os outros casos sempre k liguei algo atraves da saida digital o controle passou por completo para o decoder externo....

é normal k percas tb os outros efeitos...para os usares tens k ligar atraves da saida analogica...k aliás a meu ver deverá ser melhor k a optica, pois os DACS da tua placa deverão ser tao bons ou melhores k os do decoder das z906! so vejo vantagens a usar a saida optica se ja tiveres algum dispositivo ligado as z906 via analogica ou entao se for para as ligares a uma tv ou leitor de bluray\dvd....caso contrario as analogicas s as melhores para aproveitar ao maximo a tua placa de som
 
Última edição:
_SkywaLKeR_, uma coisa é quando estás apenas a passar o sinal digital pré-gravado sem qualquer processamento, e no tipo de cadeias que descreves em que faz todo o sentido também por motivos de SNR. Aí, todas as alterações ao sinal serão feitas depois do decode. A PS3 é um caso diferente porque processa o sinal que é gerado em tempo real antes do envio, por isso permite o seu controlo.

O mesmo se passa com as placas de som (ou pelo menos algumas). Costumam poder controlar o volume de spdif como qualquer outro digital in/out, quando não estão a fazer pass-trough puro, porque o som está a ser directamente processado e é manipulável antes da saída.
Cheguei a fazer isso há eons para gravar do cd-rom>cabo spdif>placa de som>pcm por óptica>minidisc (necessário para passar marcações de mudança de pista), e o volume da ligação era regulável na placa, fosse o de entrada spdif do cd-rom, ou à saída para a óptica.
 
Infelizmente, não tenho nada para ligar à óptica para dar uma olhadela no que se passa. Aparecem-me as opções como habitual, mas não posso testar.
O controlo de volume devia funcionar à mesma através do mixer do windows, no que tens listado como SPDIF Passtrough. Esse substituí o antigo.
Já agora, na minha placa esse é listada como "Digital Output". Estás a usar os drivers mais recentes?
Hás-de experimentar deixar à mesma Speakers como default, mas ligar o SPDIF no AC a ver se voltas a ter controlo de tudo, e de forma que se manifeste no som que sai via óptica.

Por acaso não deve ser as mais recentes, deve ser a que veio com o cd da placa...tenho também ligado a tv nas Z906 por optico, neste caso trabalha 5*

_SkyWaLKeR_

Então devo ligar a tv como optico como está, para filmes no pc uso optico, pois asume o Decore em 5.1 nas Z906, e em musica ligo por Analogico para tirar mais partido da placa?
 
vici, tens uma maneira melhor de fazer isso se queres mesmo duas ligações; ligas às Z906 em analógico e deixas o windows configurado para Speakers. Dessa forma não perdes qualidade de som em música ou jogos por causa do encode DDL.
Mas apenas no programa em que vês filmes, configuras para usar o SPDIF por defeito e assim tens pass-through de ac3, dts etc se assim o desejares.
Porém, repito o conselho já dado pelo _SkyWaLKeR_, porque é bem possível que continues a ter melhor som se fizeres o decode por hard/soft e aproveitares a parte analógica da placa em vez de dependeres do circuito das Logitech. E tens também a vantagem de poderes configurar melhor o som ao teu gosto.

Quanto aos drivers, eu referi-os porque o teu device spdif está listado como pass-through e não como digital out. Isso pode influenciar a possibilidade de regular o volume ou aplicar efeitos, no caso do nome não ser apenas um detalhe estético. Desculpa de novo pelos palpites, mas não tenho maneira de testar.
 
Última edição:
tyks pela ajuda, vou testar com novos drivers, visto que algumas vezes o audio center deixava de responder e obrigava a fechar isto com os drivers do cd ...os drivers mais recentes são de 2011...portanto vou testar novos drivers ver se passa a digital audio e tenha controlo de tudo.

Outra coisa que estranhei foi não fazer decore mesmo em musica, fez 5.1, na altura que comprei a placa ela fez num amplificador Sony, até fiquei olhar para aquilo, porque a on board nunca o fez em musica...nem nunca tinha visto.
 
Não estou a entender o que te referes por não fazer decode, se falas da placa ou da parte do amp? Ao tocar música (ou qualquer do do windows) seria suposto a placa fazer um encode DDL (5.1 a tocar se o upshift estiver ligado e o programa que a toca só usar 2 dos 6 canais) e o amplificador proceder ao decode. Muitas onboards não fazem por não terem um DSP para o efeito (para além do preço da licensa DDL), restando-lhes apenas fazer pass-though unicamente das fontes Dolby/DTS pré-gravadas (como um filme) directamente para o decoder externo. Se já nem o DDL te funciona (música, jogos), é porque a placa está mesmo em modo pass-through e não digital out. Aí então, será normalíssimo não haver qualquer controlo de volume.

Outro motivo para fazeres update é por causa do GX, em drivers antigos era algo instável. Muitos jogos ficavam com sons em loop à saída (ainda ocorre, mas menos), e havia problemas com a interpretação/conversão das eax calls que causavam efeitos sonoros mal aplicados.

Já agora, se procurares pelo AKM 5386VT usado nas Z905, vês que tem especificações bastante inferiores ao CS4398 para o par frontal da DX, e ainda assim abaixo do CS4362A mais banal usado nos restantes canais. E somado a isso, tens que contar com a perda de qualidade de som causada pelo encode DDL das restantes fontes que não sigam por pass-through.
 
Última edição:
Estou a dizer que a placa não faz decore em musica nas Z906 por optico, já quando comprei a placa no inicio ela fez decore num amplificador sony a tocar musica, até fiquei :wow:

Por acaso fiz ontem um teste, filmes ligou sem problemas o decore, em musica não activou, nem mesmo a jogar COD MW3 selecionado no jogo 5.1, também não houve decore.
 
Experimenta os drivers Unixonar 1.60 que o pessoal diz que são melhores que os da Asus.

Cumps
 
Última edição:
Não são as drivers oficiais mas apenas baseadas nas oficiais.
Estas drivers dão pelo menos para toda a gama da Asus com chip c-media salvo erro, dx/d1, d2x/d2, Essence, etc.

Escreve no google Unixonar que dá logo no primeiro link de página.

Cumps
 
Ah bom...pensava que era oficiais, por isso é que não encontrava, só posso testar amanha...depois digo se fez algo :)

Edit: já existe as 1.601
 
Testa com o painel de controlo C-Media que até gosto mais do que com o da Asus.

Tem a vantagem de ter menos latência e utilizar menos ram.

Além disso até gosto mais do interface mas isso já é um gosto pessoal.

Cumps
 
Ora bem saquei 2 coisas...não sei se tenho que instalar as 2 coisas...a instalação normal como vem no cd, mas tenho aqui outro





São configurações adicionais também são para instalar isto?
 
Não, nessa screen que colocaste quando fazes next vai aparecer as opções de instalação entre quais instalar normal, low latency, com painel cmedia, etc.

Na página onde sacaste os drivers está explicado as diferenças.

Eu acho as drivers melhores, mas acho que é a opinião geral.

Cumps
 
Última edição:
Back
Topo