Falta-me um ficheiro de sistema!!!

PsicoPete

Power Member
Boas pessoal,

Preciso da vossa ajuda com alguma (muita) urgência!
Tenho o XP Pro instalado e tenho tido alguns problemas de corrupção de ficheiros (muito por causa do meu disco penso eu...) e agora tive a prenda suprema: Fiquei sem um ficheiro de sistema que nem sequer permite que o windows arranque.
Já tentei modo de segurança e todos os outros que poderiam surtir algum efeito mas nada, não passa da tentativa de carregar os ficheiros.
O SO dá-me a seguinte mensagem de erro:
"O Windows não pode iniciar porque o ficheiro está em falta ou danificado:
\WINDOWS\SYSTEM32\CONFIG\SYSTEM"

Já tentei a consola de recuperação mas não faço ideia do que fazer para recuprerar (ou re-copiar) este ficheiro. Usei o "Chkdsk /p /r" para tentar recuperar algum erro de disco mas nem assim lá foi.

Por favor ajudem-me a resolver isto sem ser o velho Format, é que me dava imenso jeito conseguir entrar pelo menos mais uma vez no XP de forma a ver algumas coisas que tenho para lá. (Pelo menos desta vez tenho os meus documentos todos em backup!!!
icon_eek.gif
)
Depois eu formato isto e não vos chateio mais.

Vá lá façam lá um esforço por desencantar aí uma solução...

Cumps.
 
Reinstala o windows , arranca do cd e segue os passos até teres de carregar no F8
ele depois vai procurar os sistemas instalados depois é só escolheres a opção reparar o windows.
Done!!
 
Reinstala o windows , arranca do cd e segue os passos até teres de carregar no F8
ele depois vai procurar os sistemas instalados depois é só escolheres a opção reparar o windows.
Done!!
Ok, até aí eu já eu tinha feito mas depois no recuperar é que não faço ideia do que devo/posso fazer...

Cumps.

EDIT: Tanto quanto sei o fecheiro deve ser o SYSTEM.DAT e lá se foi o meu registry para as couves. A pergunta é há forma de o "reconstruir"?
 
Última edição:
Bem, depois de algum desespero penso que ainda tenho uma hipótese.
Tanto quanto sei o System.dat é o ficheiro do registry do XP e faz um backup dele próprio a cada boot bem sucedido.
Só tenho de descobrir qual é a extensão do backup e renomea-lo para .DAT substituindo o system.dat original.
A pergunta agora é: Alguém sabe qual é o backup do system.dat?

Cumps.
 
executar->cmd->sfc /scannow (precisas de ter o cd do windows à mão)

cumps

oops, não li que não conseguias entrar em windows nem em modo de segurança, na a consola de reparação do windows experimenta fazer-> Fixboot
 
Bem pessoal
antes de mais obrigado a todos pela ajuda.
Devo dizer que nenhuma das soluções que apresentaram estava correcta mas todas contribuiram para o feliz desfecho desta história!
Então a coisa é mais ou menos assim:
De facto, e como eu tinha dito, existe um backup do system.dat no próprio disco e que se pode usar nesta situação.
O que se deve fazer então é encontrar esse backup e copia-lo para a directoria \windows\system32\config e o sistema volta ao "normal".
Esse ficheiro encontra-se na pasta \windows\repair e não é nada mais nada menos do que uma versão do registry que foi gerada pelo System restore do XP. Para meu grande azar desactivei esta funcionalidade do XP já há algum tempo pelo que a cópia que tenho já está bastante ultrapassada. É o que dá ser burro e pensar que tudo no XP é mau...
Deu para usar na mesma mas tive de reinstalar quase tudo o que era driver e dispositivos e fiquei com o sistema muito "debilitado" mas pelos menos já consigo fazer o que queria e depois então formato isto tudo.
Portanto e se precisarem (Valha-vos Deus!!! :) ) já sabem: Mantenham o restauro de sistema ligado e é muito mais fácil safarem-se!
Cumps.
 
a maneira mais fácil de nos safar-mos não é com o restauro do sistema mas sim com um cd/dvd de recuperação criado com software de terceiros, tipo acronis ou norton ghost. um live cd por vezes também faz maravilhas quando temos ficheiros de sistema danificados.
 
Se reinstalasses o windows ia precisamente a dar no mesmo ia repor a falta ou a subestituição de ficheiros.
Tenho dito....
 
Penso que vocês não entenderam bem o que queria fazer...
Eu não queria recuperar os meus dados, queria sim era entrar no Windows e abrir um ou dois programas onde ainda tinha coisas pendentes (No lightroom por exemplo certas mudanças que se fazem a fotos não ficam guardadas nas fotos mas em definições do próprio programa para poder manter a foto original inalterada).
De qualquer maneira agradeço a intenção. ;)

Cumps.
 
Penso que vocês não entenderam bem o que queria fazer...
Eu não queria recuperar os meus dados, queria sim era entrar no Windows e abrir um ou dois programas onde ainda tinha coisas pendentes (No lightroom por exemplo certas mudanças que se fazem a fotos não ficam guardadas nas fotos mas em definições do próprio programa para poder manter a foto original inalterada).
De qualquer maneira agradeço a intenção. ;)

Cumps.

Nesse caso...
já tentaste usar o cd do Windows XP para recuperação... uma vez fiz isso e resultou... (andei a fazer asneira no PC e depois nao conseguía passar do ecra bem-vindo)...:002:

cumps
 
boas
tenho exactamente o mesmo problema mas com o windows vista
ja tentei iniciar com o cd de recuperação mas ele depois pergunta:recover windows to first partition only
recover windows to second partition only
recover windows to 2 partitions with entire HD
help...não sei o que devo fazer
tambem tenho o cd do vista SP1 mas nesse tambem n sei s devo voltar a instalar o windows por cima da instalação anterior
só não quero perder o que tenho no disco
cumps
agradeço resposta o mais rapido possivel pf
 
boas
tenho exactamente o mesmo problema mas com o windows vista
ja tentei iniciar com o cd de recuperação mas ele depois pergunta:recover windows to first partition only
recover windows to second partition only
recover windows to 2 partitions with entire HD
help...não sei o que devo fazer
tambem tenho o cd do vista SP1 mas nesse tambem n sei s devo voltar a instalar o windows por cima da instalação anterior
só não quero perder o que tenho no disco
cumps
agradeço resposta o mais rapido possivel pf

a formataçao resolveu o problema...x´(
 
Back
Topo