Famelix

APLinhares

OpenSource
Bem, mais 1 distro linux, a meu ver, a roçar o ridículo, mas enfim. Salvo erro, projecto brasileiro.

FAMELIX
Trata-se de um projeto de criação de uma interface bastante fácil. FAMELIX é uma versão personalizada do GNU/Linux com a cara do XP. Eu achei um pouco limitado, mas interessante é a configuração da rede, grupos de trabalho, compartilhamento. Não é necessário fazer nada para visualizar e acessar os computadores do seu grupo de trabalho. É o mais fácil (na minha opinião) para começar sem sustos.

Dê uma olhada!
Fonte

A página oficial aqui nao abre, existe tb esta.


Segundo o artigo na wikipedia:
Famelix GNU/Linux 1.3 É com imenso prazer que o grupo de desenvolvedores e usuários do Famelix e seus parceiros internacionais vem comunicar a comunidade o seu mais novo lançamento, o Famelix GNU/Linux 1.3 Profissional. Dentre as suas principais alterações estão atualização do núcleo Kernel para a versão 2.6.17, ambiente gráfico KDE versão 3.5.5, a nova suíte de escritório BrOffice 2.0, novo discador para conexões DSL e ADSL, navegador web Firefox 2.0, atualizações no Painel de Controle, UDEV um novo agente de reconhecimento de dispositivos, nova função de reconhecimento de Pen Drives e dispositivos plugáveis, novos temas e novo gerenciador, novos programas para gerenciamento pessoal e sincronismo com Palm, e muito mais.

Screenshots:



 
WTF?!?!?

Por mim ganha já o prémio de distro mais feia de sempre :wow:

Presumo que a ideia disto seja facilitar a transição Windows/Linux, mas acho que era escusado copiar o interface do WinXP, especialmente porque é IMHO feio como tudo...
 
BrOffice? Mas que raio, alguém conhece?
Tive a pesquisar e parece ser uma fork do OpenOffice 1, alguem já experimentou?
 
Bem, mais 1 distro linux, a meu ver, a roçar o ridículo, mas enfim.

O roçar o ridículo foi quando tiveram a ideia..., ao implementarem atingiram o absurdo.

E este comentário não se trata de ser anti-Microsoft, simplesmente acho que qualquer tipo de plágio é absurdo. A copiar nunca se vai inovar nada, e isto não é inovação nenhuma.

Já agora, essa distro é só software modding ou tem alguma coisa pensada por trás?

HecKel
 
O curioso, é que o Famelix é desenvolvido por duas faculdades, a Austral do Chile , e a FAMEG de Santa Catarina. Baseado no Debian e no Kurumim, nem de perto é uma das distribuições mais famosas...
info

Dizem que é baseado em Kurumin que por sua vez baseado em knoppix...

Mas como já dito, nao é a questão de ser anti-microsoft (aliás, muito lhe temos a agradecer pois senao não havia "interesse" em alternativas), mas sim o facto de copiar 1 (a aparencia de uma) solução profissional (e onde está o espírito opensource?), e supondo eu que icones do XP e afins possam ter copyright...
ah, BrOffice é 1 fork do OpenOffice em brasileiro.
 
Última edição:
Não percebo, se querem uma coisa igual ao windows usem o windows e pronto...mas enfim, a liberdade de escolha também lhes dá liberdade para fazerem uma distro imitando o windows (isto assumindo que não quebraram nenhuma lei :P )
 
Certamente quebraram... não estás a ver a MS deixar usar (e distribuir) os ícones assim sem mais nem menos! Nem que seja pelo copyright disso que não foi respeitado ;)
 
Qual é o espanto disto? Não é a primeira distro que tenta isto. Há pelo menos mais ou duas que tentam isto mesmo.

O visual não é tudo. Talvez até seja uma distro boa e estão a manda-la abaixo por ter escolhido uma skin e icons do XP.

Além disso, pode servir para quem está a entrar em linux não se assustar logo à partida. Pessoalmente, escolheria o aposto se estivesse a iniciar-me agora. Preferia algo completamente diferente e sem nada que ligasse a windows ao mac, mas nem todos somos iguais e ninguém é obrigado a gostar ou usar isto.

Felizmente em Linux temos opção de escolha que vai para alem de home, professional ou ultimate...
 
Última edição:
Não é a primeira distro que tenta isto. Há pelo menos mais ou duas que tentam isto mesmo.

Vá-se lá saber porque essas outras nao "vingam"(vingaram)....

Já agora,eu se mudo de windows para linux,ou para mac, é porque em parte estou cansado do visual(há muita gente que até só muda por isso)...agora espetam-te com algo ainda mais feio...:wow:
Este e mesmo caso para dizer...nem dado :002:
 
Eu nem critico o facto de ser feio ou bonito, ou o facto de ser visualmente igual a um produto da microsoft ou não, critico por ser plágio.

Da mesma forma que iria criticar se visse uma distro de GNU/Linux a imitar o OSX (sim sim, eu sei do blabla do unix e do OSX).

Se querem criar, que façam como deve de ser, sejam originais. Não é por ter o visual igual ao do Windows que vai passar a ser mais intuitivo, isso é falso! O gnome é capaz e ser bastante mais intuitivo (no que respeita à usabilidade) do que o Windows, pelo menos para mim.

HecKel
 
Back
Topo