Fan 80 mm , HELP!

banid0

Power Member
A esta hora devem estar a pensar:
"DUH! que ajuda é precisa pa montar uma fan ? " lol :D

Bem há ja uns tempos que pretendo pôr uma fan de 80mm na parte de trás a tirar o ar da caixa , pois ela fechada aquece muito.

Só que nunca tive a pachorra de ir comprar uma. Porém chegou-me uma fonte de alimentacao estragada ás mãos e reparei que a fan era parecida; mas afinal era mesmo de 80 mm :D . Abri a fonte e retirei a fan. Só que esta estava soldada e não tinha a ficha que se costuma usar. Como faço agora? -Tenho que soldar á board? (não quero )
-Tenho que arranjar uma ficha destas sei lá onde.
-Posso encaixar o fio nos conectores.

Só que eu nem sei se a fan é "compatível" ( adoro esta palavra :D ) em termos de voltagem , amperes bla bla. E além do mais não sei qual fio ligar a qual conector.

Consultei o manual da board mas n especifica voltagens nem isso. Estava a pensar ligar na fan 3 , visto ser a mais próxima.

De qualquer das formas anexo as pics.

Gostava que me dissessem se o posso fazer , e como o fazer. Qualquer outra sugestão é bem vinda. Penso que é acertado tirar e não pôr ar digo eu :P

[]
 

Anexos

  • manual.jpg
    manual.jpg
    44,5 KB · Visualizações: 53
Última edição:
queres um conselho tem pachorra e vai comprar uma fan decente pois essa não vale um caracol. nem te des ao trabalho. mas caso queiras procuras uma loja de electronica e compras as fichas de 3 pins.
www.*****.net tem todo o tipo de fans.
qt as ligações 3 pins um e para a linha de 12 volts outro e o ground e o outro é o sensor. procura la bem no manual da board q teve dizer qual é da linha de 12 volts depois de identificares a linha de 12 V o ground esta ao lado e o ultimo e do sensor de rotação.
vermelho 12V
preto ground
e qd são 3 amarelo sensor normalmente.
ate podes ver como tens a fan do cooler do cpu ligado e ver a q corresponde cada pin.
 
pq n fazes a ligacao directa da fan a uma fixa molex?? sei q akilo tem de se ligar ao preto e amarelo, mas se kiseers a certeza logo a noite ja te digo algo. eu nas minhas arranjei uma molex de uma outra faz, descarnei os fios e soldei tudo... simples pratico e n compras outra fan
 
queria evitar soldas :

1- nao tenho experiencia nisso
2-fica pa sempre

molex? ke isso? lol eu n percebo nada disto , vai com calma :P
 
o |BAS| nao tava a falar em soldar a board mas sim a uma ficha molex...

as fichas molex sao akelas k usas para ligar as drives, discos, etc à fonte... akelas brancas com 4 pinos (se nao me engano)...
 
ois banid0,

fiz o mesmo que tu, saquei uma fan de uma fonte e depois liguei os fios a uma ficha molex, e nem precisei de tirar os contactos da ficha, os fios da fonte terminam com uma parte metálica que entra perfeitamente em cada um dos buraquinhos da ficha.

Mais ainda, para pouca velocidade ligo o fio colorido ao fio vermelho, para mais velocidade ligo ao amarelo, ou seja, 5 e 12V, respectivamente :D (acho que são estas as cores)
 
Back
Topo