fan Asus Radeon X300SE

skullrazor

Portugal@Home Member
Boas
eu tenho um pc um pouco velhinho (motherboard Asus P5GD1 Pro, 512Mb de memoria, 150Gb de disco, P4 3.20Ghz, etc.) aqui por casa que utilizo algumas vezes... Mas este pc sempre me fez um barulho mesmo insuportável, e eu sempre pensei que fosse do cooler do cpu... hoje, mesmo assim por acaso, desiquilibro.me e ponho a mao na grafica e assim do nada deixa de haver barulho! Entao chegei à conclusao que todo o barulho que o computador faz vem de uma pequena fan (que tem cerca de 4 cm) da grafica! A placa é uma Asus Radeon X300 SE... Eu uso mais este pc para ir à net, programar um pouco, ouvir musica, e jogo um PES2009 e assim de vez em quando... aquilo que eu pergunto é, com o tipo de coisas que faço no pc, se eu desligar a fan da grafica à risco de ela queimar? nao queria estar a gastar dinheiro num cooler para uma grafica tao fraca =/ desde ja obrigado por toda a ajuda que me possam dar...

cumps
 
Última edição:
Se conseguisses tirar fan da gráfica era simples resolver o teu problema.

Bastava na parte de trás da ventoínha tirar o autocolante que tapa o eixo da ventoínha e meter-lhe lá algumas gotinhas de óleo lubrificante e ficava como nova. Assim sendo a única alternativa que te resta é comprar um cooler novo.

Até porque não convém arriscar desligar a fan porque isso ainda pode danificar a placa.
 
esta presa por 4 parafusos, o problema é que as pas da fan ao rodarem desgastaram as cabeças dos parafusos, e agora eles nao saiem porque ta sempre a rodar em seco! mas bem, resolvi a situaçao um pouco à "labrego", sem tirar a fan que a grafica tem prendi uma fan de 8cm que tinha aqui com 4 arames finos à parte que suporta as pas da fan e liguei esta de 8cm directamente à fonte de alimentação... a fan ficou bem presa e esta a funcionar a 100%... esta grafica nao tem sensor por isso nao consigo controlar as temperaturas, mas acham que se aguenta assim?

cumps
 
bem tive a testar a grafica, tive o pc ligado durantes umas 3h so no ambiente de trabalho, dps tive a jogar um bocado de PES, tive na net, etc. e a grafica nao deu nenhum sinal que estava quente demais, eu ate la pus os dedos umas vezes e nao tava muito quente (ate comparei com a temperatura de motherboard e tavam relativamente iguais) por isso parece que aguenta... mas o que acham, acham que aguenta assim ou nao?

cumps
 
Back
Topo