Fan bus

Os interruptores são de quantas posições cada um?

Para cada posição pode definir-se um 'estado' da ventoinha+LED.

Tenho um começo do teu esquema, mas sem essa informação é difícil continuar, só com suposições.


eh bro tou com dificuldades a ligar isto, ja liguei praki duma maneira e a ventoinha ligava e o led nao, preciso ai de uma ajudita com estes 3 interruptores e as ventoinhas :/
 
eh bro tou com dificuldades a ligar isto, ja liguei praki duma maneira e a ventoinha ligava e o led nao, preciso ai de uma ajudita com estes 3 interruptores e as ventoinhas :/

Mas o que é que queres que o interruptor faça?

Que desligue a ventoinha numa posição e ligue a ventoinha e o LED ao mesmo tempo na outra posição?
 
opserc inda precisas de ajuda?


outa coisa numa molex tao 4 fios la, sao o 0Volts, 5 volts e 12 voltes certo e o outro?
 
Última edição:
JDizzyking, num PC as cores normalmente correspondem assim:

- Preto: Ground (referência, 0V);
- Vermelho: +5V;
- Amarelo: +12V.

No molex tem-se um amarelo, um vermelho e dois pretos.
 
bro disso eu sei, so nao compreendo o botao
pois eu esses botoes tambem n tou a perceber

JDizzyking, num PC as cores normalmente correspondem assim:

- Preto: Ground (referência, 0V);
- Vermelho: +5V;
- Amarelo: +12V.

No molex tem-se um amarelo, um vermelho e dois pretos.

Pois e qual dos pretos corresponde ao amarelo é o q esta mais proximo deste?
 
Pois e qual dos pretos corresponde ao amarelo é o q esta mais proximo deste?

É o que tu quizeres... os condutores pretos vão todos ligar ao mesmo sítio internamente na fonte de alimentação e correspondem á massa ou ground (0v).

"Neutro" é uma designação usada em corrente alterna e não corrente contínua, que é o condutor que não apresenta tensão num circuito aberto, mas que será atravessado por corrente electrica (igual á fase ou soma de fases, sem mais considerações de pormenor) num circuito fechado.
A "terra" é a referência em corrente alterna (0v). Pode acontecer que a "terra" coincida com a massa de um circuito eléctrico em geral, mas também pode acontecer que a massa seja flutuante em relação á terra.

Abraço
 
Última edição:
ok
mas nas aulas de electronica de corrente continua a gente dizia que:
Vermelho: positivo
Preto: Negativo ou massa = terra

so depois da tua explicação é q percebi o q o prof dizia
 
boas pessoal
tambem estou a pensar fazer um controlador de fans home made... dei uma vista de olhos a este topico e achei este esquema do WindWalker mt esclarecedor. mas como nao percebo mt de electronica preciso de ajuda: como é que faço cada "módulo interruptor+led+resistencias+fan" dos que estao no esquema??
 
Back
Topo