fan controler homemade - ajudem pf

norim_13

I quit My Job for Folding
boas,
estou a pensar fazer um controlador de fans homemade mas tenho algumas duvidas. tenho este esquema. podem completar?
eu queria fazer com potenciometros mas como nao sei como são as ligaçoes apresentei as ligaçoes de um interruptor de 3 posições




se puderem fazer um esquema com potenciometros agradecia
ah, tambem queria por leds.

Cumps
 
fancontrolerpainttemplaai2.jpg


repete a ligação para os outros ;)
 
qual é a voltagem de cada led que puseste?

e ao colocar a resistencia vão passar os 12v na mesma??
 
Última edição:
qual é a voltagem de cada led que puseste?

e ao colocar a resistencia vão passar os 12v na mesma??

esse circuito tá mal... caga nisso. isso assim tá a cair para os 3v, mas depois tambem vão 3 para a ventoinha :P
já corrijo isso

edit: corrigido... em principio é isso :P
 
Última edição:
podes completar o circuito para 2 fans? para eu saber como fazer a ligação para a fan a seguir.

thanks

EDIT:

é algo deste género:




desculpa a confusão. se acharem que nao está bem completem pf.
 
Última edição:
desculpa dizer mas esse esquema não te vai ligar o LED, tens um fio ao lado que não oferece resistência então a corrente nunca vai passar pelo LED

com um LED por fan por exemplo:


o led leva a resistência para 12V, logo fica com boa intensidade a 12V, e a 5V fica fraco....

Cumps
 
não é especifico de quantos LED's quer...
apenas sugeri visto que um da para fazer o mesmo que os 2...

mas se for preciso faço com 2.

Cumps
 
Pois tens razão, mas acho que 2 fazem mais sentido.

Pode-se utilizar o lado direito do interruptor porque é redundante: ou liga o preto da fan ao preto1 ou o preto da fan ao preto2 :paranoid:...

Liga-se o preto da FAN com um preto qualquer (ou os 2) e liga-se o comum (do lado direito) aos 5V mais uma resistencia. No extremo do lado direito do interruptor mete-se um led para o preto, em ambos.

Ou então liga-se:

(12V)--->|----==----(FAN-Vermelho)
(05V)---|<----==----(FAN-Vermelho)

LOL esquemas em ASCII :rrotflm:


Cumps
 
Última edição:
tantas respostas!!

mas pessoal, eu nao percebo muito de elctronica. apenas quis fazer isto pq achei simples. não dá para arranjar um esquema menos complicado?? desculpem lá ser tao chato...

Cumps
 
pf ajudem

sei que num interruptor de 3 posições é assim
____
| o o |
| o o |
| o o |

como é num potenciómetro?

será que dá para usar potenciometro, umas resistências para 12v como o g_card disse e assim o led muda de intensidade conforme a velocidade da fan?

Cumps
 
Back
Topo