fan controler homemade - ajudem pf

tens 2 opçoes....

1º- calculas o potenciómetro que precisas, conforme a fan que vais usar nele (se modificares a fan por uma de consumo diferente já precisas de outro potenciómetro)

2º- usas um regulador automático baseado num LM7805 por exemplo (podes meter e tirar a fan que quiseres que não vais ter problemas) tens ai o esquema:
http://www.cpemma.co.uk/reg.html


mas espera que o pessoal mais entendido diga!

Cumps
 
boas,

1º - como calculo o potenciómetro que preciso? as fans vao ser de 12v
2º - isto era um espectáculo. mas ainda vou ler aquilo que tem lá no site

Thanks
 
um potenciometro de 1KOhm chega. quando estiver na resistencia máxima a ventoinha está parada (ou quase), quando estiver na resistencia minima a ventoinha está a funcionar nos 12v

um potenciometro tem 3 pinos. um ligas aos 12v, o outro ligas ao positivo da ventoinha, o outro pino (o do meio) penso que não é obrigatório ligar
 
Última edição:
cuidado com os potenciómetros, é aconselhável a ventoinha nunca trabalhar a baixo de 5v, pois pode não ter V suficiente para arrancar e começar a ventoinha a aquecer, e pode levar a sua posterior morte. Se eu ainda me lembra-se como calcular isso ajudava-te, só que já la vai 1 tempo e já passou.
Espero ter dado uma dica util
 
o problema é eu saber quando é que ela chega abaixo dos 5v. ninguem tem a CERTEZA,de como faço as ligações num potenciometro.

ps: hgo69, pf se souberes como se calcular isto pf avisa.
 
Última edição:
já disseram em cima...

num potenciómetro o mais fácil é utilizares o pino do meio e um de lado... depois é só por a meio de um fio da fan como se fosse um interruptor qualquer...

semttuloss5zh2.jpg
 
havia um post aqui na techzone com tudo explicadinho como fazer um controlador, mas os links ja estao down...

sendo assim deixo aqui o esquema desse post
circuito.jpg


o led aumenta e diminui de intensidade conforme a velocidade das fans tambem

espero que seja isto que procures

cumps
 
boas,
esse ultimo esquema parece muito util. mas eu como não perbebo muito de electronica não sei o que são determinadas coisas:

1º - aquele "750" antes do led o que é? é uma resistência?
2º - » "1000" antes do potenciómetro o que é? é uma resistência?
3º - aquele "240" num rectangulo azul o que é? é uma resistência?
4º - o que é aquele rectangulo preto parecido com uma pilha (tem uma faixa conzenta a meio)
5º - aquele "ovo" amarelo, o que é?
6º - o que é aquele "módulo" LM317?
7º - que potenciómetros tenho de comprar?

desculpem lá tantas perguntas, mas eu nao percebo muito disto.

Cumps
 
1º - aquele "750" antes do led o que é? é uma resistência?
Sim...de 750ohm

2º - » "1000" antes do potenciómetro o que é? é uma resistência?
sim...de 1000ohm ou 1kohm

3º - aquele "240" num rectangulo azul o que é? é uma resistência?
sim..de 240ohm

4º - o que é aquele rectangulo preto parecido com uma pilha (tem uma faixa conzenta a meio)
condensador electrolitico de 1uF

5º - aquele "ovo" amarelo, o que é?
condensador ceramico de 0.1uF

6º - o que é aquele "módulo" LM317?
é um regulador de tensao denominado LM317

7º - que potenciómetros tenho de comprar?
os potenciometros sao de 1kohm
 
isto tudo não deveria ser montado numa placa pcb (estou a referir-me àquelas placas todas furadas, nao sei se é assim que se chamam)
 
Back
Topo