Fan de grafica antiga a dar as ultimas

Z@Fox

Membro
Não sabia onde deveria colocar este topico mas meti aqui..o meu problema é sobre cooling

tenho um computador velhinho e na altura veio com a geforce 8800gs,

igualzinha a esta
9603daaae2a6940964dbca481f801600.png


mas ultimamente a ventoinha tem feito um barulho estranho e incomodativo , como se estivesse a roçar\bater em algo

reparei que o heatsink e a ventoinha estavam cheios de pó e portanto andei a limpar delicadamente com uma escovinha, mesmo assim de vez em quando puxo mais pela grafica a jogar ou a ver filmes ..o barulho volta

não queria estar a gastar dinheiro numa nova grafica pois esta parece ainda estar boa apesar da fan


neste momento parece ter 2 opçoes:
1- fazer como vi num video do youtube:

remover a ventoinha e abrir-la e limpar por dentro e olear com um oleo não-condutor correndo o risco de a estragar de vez


2- substituir a fan original por uma fan normal:
REVOLTEC FAN 92MM AIR GUARD BLACK EDITION- 3.90€
ou
COOLER MASTER 120 MM SILENT FAN SI1 - 4.90€

e "espetá-la" em cima do heatsink da grafica e prender com um elastico\fios..mesmo à ghetto, 5€ tudo feito.

será esta ultima a melhor opção para quem não quer gastar dinheiro numa maquina já muito velha?

a dimensão da placa se não estou em erro é de 111mm de altura, uma fan de 92mm penso que deve caber, mas se colocar uma de 120mm mesmo ficando um pouco de fora não removerá mais ar e será mais silenciosa que a de 92mm?
 
Última edição:
Boas,

podes desmontar a ventoinha original e deitar WD-40 ou oleo mineral no rotor, caso não resulte aí compras outra ventoinha e aplicas da melhor maneira.
 
O WD-40 é muita coisa que muita gente não sabe. Para o que ele pretende serve. E quanto à sugestão de oleo de cozinha é péssima, ainda fica pior, é como no tasco quando deitam nos matraquilhos, durante 10min escapa e depois ainda fica pior.
 
Back
Topo