1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fan em portatil

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Lerros, 24 de Abril de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 757)

1. Lerros

Lerros Power Member

Boas!

Eu tenho um portátil que aquece um bocado e quanto mais quente mais barulho faz a ventoinha, mas mesmo assim, está sempre um bocado quente de mais.

O que eu estava a pensar fazer, era construir em acrílico a tampa de baixo do portátil, construindo com mais buracos para respiração e com um ventoinha de 5cm, para enviar mais ar fresco lá para dentro. Agora a minha dúvida é onde ligar a ventoinha, alguém me consegue dar uma ajuda?

Umas imagens da tampa e de onde encaixa:
    [​IMG] [​IMG]

e a ventoinha que estou a pensar comprar, é esta, estou inclinado para comprar esta porque só tem 1cm de espessura e como é para fica na parte de baixo do portátil, quanto mais fina melhor.

Desde já agradeço toda a ajuda que me possam dar.

cumps

Última edição: 24 de Abril de 2008
  2. Lerros

Lerros Power Member

Ninguem me consegue ajudar?

Outra coisa que reparei é que as ventoinhas que as lojas normalmente vendem são de 12volts e eu estava a pensar liga-la por usb que só fornece 5v, sabem se existe ventoinhas de 5v à venda?

3. Qtherc

Qtherc Power Member

boas,

sinceramente se queres a minha opiniao acho que nao devias fazer o que estas a pensar em fazer porque vais perder muito a mobilidade do portatil e alem disso podes estar a entrar em trabalhos que podes nao gostar.

o que eu te aconselho é que voltes a colocar a parte de tras ao portatil e faças undervolting. existe aqui na techzone um toturial muito bom do Audigy que te põe o portatil bastante mais fresco e que te permite aumentar a autonomia da bateria.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=204177 --> aqui fica o tutorial.

no entanto se quiseres continuar com essa ideia em frente (o que eu nao faria) encontras ventoinhas a partir dos 5v (ate aos 12v) com facilidade. Agora só mais uma coisinha ja experimentei ligar um fan por usb e garanto -te que nao vais ter grandes vantagens ja que as portas usb so dao +\- 5v logo a ventoinha que ligares nao vai fazer muito vento...

espero ter ajudado

4. Lerros

Lerros Power Member

Já fiz undervolting e mesmo assim aquece, e não é pouco, já agora onde é que posso arranjar as ventoinhas de 5v?
    Outra pergunta, achas que perco muito a mobilidade porquê? Nã0 quero meter nenhum turbina no portatil, quero meter uma pequena.

obrigado pela ajuda

5. Qtherc

Qtherc Power Member

por acaso comprei uma ventoinha de 5v (minimo) 12v (maximo) na ***** por menos de 2€. no entanto tem exactamente o dobro do tamanho que querias (2cm).

vais perder mobilidade porque acho que o acrilico vai ser mais pesado que o plastico e vai se riscar mais facilmente (ainda por cima na base)....

podes por aqui as tuas temperaturas?

P.S: ja agora ja limpaste o pó da fan que ja vinha com o portatil.? por vezes a acumulaçao de pó aquece e nao e pouco.

6. Lerros

Lerros Power Member

Está todo limpo, as temperaturas, são uns 67ºC em idle passado 30min de estar ligado e quando puxo mais por ele, em jogos por exemplo, chega aos 85ºC, eu em casa tenho uma base de refrigeração, que me baixa as temps para uns 50ºC em idle e para 65ºC a jogar, mas andar sempre com a base atras não é muito comodo, por isso é que queria meter um ventoinha sempre fixa.

7. ohnigres

ohnigres Power Member

muda pasta termica...... o problema, a meu ver ja passa por ai...

eu tenho um com uma base de refrigeração e não passa dos 50ºC alias, a ventoinha do Pc nem liga.......

cumpz

8. Lerros

Lerros Power Member

Tambem não é problema da massa termica. O portatil é mesmo assim, aquece um bocado, não há nada de mal com ele, por isso é que o queria fazer esta modificação.

9. filisilva

filisilva Power Member

existem portateis que são quentes já por si, P4 por exemplo... em Centrinos as temperaturas são normalmente baixas... se tu disses que ele n apresenta nenhum problema..crashs, bugs...e se esta tudo limpo, na minha opinião deixa ficar isso assim..

Cumpts

10. kiling

kiling [email protected] Member

Havias de ter um portatil P4 2.8 @ full load e vias que a temperatura andava sempre entre os 70/75º... ate queima! E vive (mts vezes 24/24h...) a 5 anos...

Partilhar esta Página