1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

FAN Error ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por chyzck, 3 de Junho de 2007. (Respostas: 34; Visualizações: 1774)

1. chyzck

chyzck [email protected] Member

Boas..

Tive a limpar o PC e tal, mas quando inicio, aparece umas letras e depois:

0051-AE : Fan error

The BIOS has detected a serious problem that prevents your PC from booting.

<F2- Setup>, <Enter- View System Error>

Eu clico em ENTER e diz que o ventilador de refrigação traseiro superior está bloqueado ou desconectado..

o que faço agora?

2. luikki

luikki Power Member

como estiveste a limpar o pc pode ser que tenhas desligado o cabo de uma das fans.....

3. chyzck

eu nao tenho nenhuma ligada.......

ah.. quando clico em enter dá o seguinte erro: código de erro 0051

não sei se ajuda........

4. chyzck

Encontrei esta foto na net, e igual a do PC que me esta a dar o problema.
    Tipo lá em cima, onde tem la uma ventoinha preta, eu nao tenh nda, mas já a algum tempo tinha comprado. o ventilador é o que está por baixo certo?

o pc acho que da erro e sobre isso........... n sei.....

5. luikki

luikki Power Member

explica-te melhor!!!!
    não tens nenhuma fan ligada?????
    não tens a fan "preta" que arrefece o dissipador do processador?
    como?

6. chyzck

a preta nao tenho. mas tenho uma que depois comprei.
    e essa que comprei, agora nao esta ligada. para ver do que e o erro.

nao sei o que fazer....

7. Mitch

Mitch Banido

tens o processador sem ventoinha ligada? isso assim não arranca... e podes dar cabo do pc :P

8. luikki

luikki Power Member

tens de a ligar!
    e depois de ligada...o erro desaparece....

9. chyzck

so desliguei agora pra ver do qe era o erro.........

ja agora.... a ventoinha e ligada na motherboard, é numa cena ao pe do processador ou é ca em baixo no canto da motherboard ? canto direito. é que as fichas sao iguais.....

10. luikki

luikki Power Member

a ventoinha tem um cabo de 3 fios (curto...não dá para chegar ao canto da caixa....) que liga à "tomada" junto do processador...

11. chyzck

ja ta ligada e da o mesmo erro.......

12. Mitch

Mitch Banido

se a ventoinha tiver regulador de velocidade, aumenta a velocidade.

13. chyzck

epa... acho que nao tem.... a ventoinha tem um cabo com 3 fios.. e depois tem outro que nao liga a sitio nenhum...tem uma cena preta na ponta... é isso ?

14. Mitch

Mitch Banido

lol e o manual de instruções da ventoinha que compraste? :P provavelmente isso será um medidor de temperatura (não sou adivinho para descobrir, tu é que tens de ver nas specs da ventoinha), e se estiver fora do sitio, a ventoinha praticamente não vai rodar... e vai dar erro.

15. chyzck

[​IMG][​IMG][​IMG][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][SIZE=6][B][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][SIZE=6][B][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][SIZE=6][B][FONT=Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][SIZE=6][B][FONT=Geneva, Arial, Helvetica, san-serif][SIZE=6][B][IMG]http://www.akasa.com.br/images/product_photos/fans/water_mark_ak_170cb_4blbsc.jpg[/IMG][/B][/SIZE][/FONT][/B][/SIZE][/FONT][/FONT][/B][/SIZE][/FONT][/B][/SIZE][/FONT][/B][/SIZE][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][/FONT][​IMG] [​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG][​IMG]
    Adaptador
    3 para 4-pin
    Controlador manual de velocidade
    8CM LED CASE FAN[​IMG]AK-170CB-4BLBSC, ventilador crystal azul com 4-LED azul, esta combinação aumenta a luminosidade, destacando seu caseMOD.
    [​IMG][​IMG] Armação e hélices crystal azul
    [​IMG] Controlador manual de RPM
    [​IMG] 4-LED azul
    [​IMG] Aplicação Ventilador para gabinete Dimensão 80 x 80 x 25mm Velocidade 2000 - 3800 R.P.M. Fluxo de ar 25.6 - 46.1 CFM Vida-útil 50000/hrs Mancal Ball Bearing Conector 3-pin com sensor de RPM Voltagem 12V Ruído 22.05 - 38.86 dB(A) Código AK-170CB-4BLBSC[​IMG][B][B][IMG]http://www.akasa.com.br/images/extra_images/bullet_point_red.jpg[/IMG][/B] Adaptador 3 para 4-pin
    [B][B][IMG]http://www.akasa.com.br/images/extra_images/bullet_point_red.jpg[/IMG][/B][/B] 4 parafusos[/B]
    akasa não se responsabiliza pelo conteúdo do outros sites

16. Mitch

Mitch Banido

controlador manual de rpm - aí está a tua resposta.
    no meu pc, quando meto a fan no mínimo, não arranca... a board pensa que tá desligada lol

17. chyzck

e como é que aumento ?

18. WindWalker

WindWalker Power Member

Pegas numa chave com ponta em estrela e rodas o potenciómetro para a ventoinha rodar mais depressa.

19. chyzck

sim ja consegui... mas erro continua..................

20. chyzck

o que faço........?

Partilhar esta Página