1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fan pwm

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Guest21, 2 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 2; Visualizações: 2189)

  1. Boas recentemente adquiri umas Fans com pinagem PWM so que a minha board só tem uma entrada para PWM e depois tenhu umas 4 entradas de 3 pins normais e assim sendo nao csg regular as RPM'S dessas Fan's, a minha questão é alguem tem conhecimento de algum cabo que faça a converção de 4 pins PWM para 3 pins, ou alguem conhece alguma controladora que tenha mais que uma entrada PWM?

    Abraços
     
  2. MikeFR

    MikeFR Power Member

    Boas,

    Antes de mais, bem vindo ao forum.

    Controladores, tens este e este. Penso que este cabo também serve.

    Cumps.
     
    Última edição pelo moderador: 2 de Fevereiro de 2009
  3. __Miguel_

    __Miguel_ Power Member

    Boas.

    TODAS as fans PWM podem ser ligadas a headers de 3 pinos. Sem excepção. O que significa que não precisas de conversores de 4 para 3 pinos. Basta utilizares a guia que trazem no conector. Há lá dois "altos", mesmo no extremo do conector que encaixam no conector de 3 pinos da board.

    Isto foi feito de propósito, assim qualquer fan encaixa em qualquer conector, quer as de 3 pinos em headers PWM, quer as PWM em headers de 3 pinos.

    Agora, quanto ao poderes controlar a velocidade das fans, não creio que seja "um ou outro". É verdade que os headers PWM têm tendência para não permitir a regulação de velocidade por voltagem (com excepção de algumas boards Gigabyte, segundo sei), o que dificulta a vida ao pessoal com boas fans de 3 pinos.

    MAS o contrário não pode acontecer. De facto, o PWM pressupõe uma alimentação constante de 12V, e o quarto pino funciona como uma espécie de interruptor, diz à fan quanto tempo deve deixar passar a corrente. Uma fan PWM ligada a um header de 3 pinos, pelo menos teoricamente (e julgo que na prática também, afinal é complicado contornar as leis da física) funciona à velocidade máxima se o header lhe der 12V, e funciona mais devagar se tiver menos voltagem, tal como todas as outras fans de 3 pinos...

    Agora, é preciso ter em atenção outra coisa: para poderes controlar uma fan num header de 3 pinos precisas de a motherboard o suporte, e há muita board que tem controladores manhosos que só deixam controlar manualmente o conector do CPU (ou nem esse), e os outros ficam todos sempre na voltagem máxima. Confirma qual é o chip encarregue de controlar as fans na tua board, antes de te atirares para um controlador.

    Espero que ajude.

    Cumps.

    Miguel
     
    Última edição pelo moderador: 2 de Fevereiro de 2009

Partilhar esta Página