Fan pwm

Guest21

Membro
Boas recentemente adquiri umas Fans com pinagem PWM so que a minha board só tem uma entrada para PWM e depois tenhu umas 4 entradas de 3 pins normais e assim sendo nao csg regular as RPM'S dessas Fan's, a minha questão é alguem tem conhecimento de algum cabo que faça a converção de 4 pins PWM para 3 pins, ou alguem conhece alguma controladora que tenha mais que uma entrada PWM?

Abraços
 
Boas,

Antes de mais, bem vindo ao forum.

Controladores, tens este e este. Penso que este cabo também serve.

Cumps.
 
Última edição pelo moderador:
Boas.

TODAS as fans PWM podem ser ligadas a headers de 3 pinos. Sem excepção. O que significa que não precisas de conversores de 4 para 3 pinos. Basta utilizares a guia que trazem no conector. Há lá dois "altos", mesmo no extremo do conector que encaixam no conector de 3 pinos da board.

Isto foi feito de propósito, assim qualquer fan encaixa em qualquer conector, quer as de 3 pinos em headers PWM, quer as PWM em headers de 3 pinos.

Agora, quanto ao poderes controlar a velocidade das fans, não creio que seja "um ou outro". É verdade que os headers PWM têm tendência para não permitir a regulação de velocidade por voltagem (com excepção de algumas boards Gigabyte, segundo sei), o que dificulta a vida ao pessoal com boas fans de 3 pinos.

MAS o contrário não pode acontecer. De facto, o PWM pressupõe uma alimentação constante de 12V, e o quarto pino funciona como uma espécie de interruptor, diz à fan quanto tempo deve deixar passar a corrente. Uma fan PWM ligada a um header de 3 pinos, pelo menos teoricamente (e julgo que na prática também, afinal é complicado contornar as leis da física) funciona à velocidade máxima se o header lhe der 12V, e funciona mais devagar se tiver menos voltagem, tal como todas as outras fans de 3 pinos...

Agora, é preciso ter em atenção outra coisa: para poderes controlar uma fan num header de 3 pinos precisas de a motherboard o suporte, e há muita board que tem controladores manhosos que só deixam controlar manualmente o conector do CPU (ou nem esse), e os outros ficam todos sempre na voltagem máxima. Confirma qual é o chip encarregue de controlar as fans na tua board, antes de te atirares para um controlador.

Espero que ajude.

Cumps.

Miguel
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo