1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

fan slics

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por taker1986, 12 de Janeiro de 2009. (Respostas: 23; Visualizações: 1366)

1. taker1986

taker1986 Power Member

Bem..eu já reparei que o meu desktop tem umas ventoinhas ligeiramente barulhentas e estava a pensar em comprar fan slics para ver se isto diminuia um pouco o barulho ( ventoinhas 2x 12cm + 3x 8cm).. segundo a vossa experiencia vale a pena?..senão como é que posso diminuir o barulho sem recorrer ao habitual compra umas ventoinhas novas menos barulhentas lolol..

cumps

2. WindWalker

WindWalker Power Member

Qual é o hardware do PC? Os dissipadores são os originais?

3. taker1986

taker1986 Power Member

nop..são funs que eu comprei..o unico dissipador original é mesmo do cooler do processador que é um amd athlon64 +3800 (antigo eu sei), a gráfica geforce 7300gt é dissipador de cobre, e os discos é um ide de 80gb e um sata de 300gb (já vi também que existem umas peças para diminuir o ruido dos discos..) de resto as funs são compradas.. três revoltec com led azul, uma thermaltake e uma sem marca

4. vascorama

vascorama Power Member

Esses suportes de fan reduzem a vibração que as mesmas transmitem à caixa, não reduzem o ruido que elas fazem a "empurrar" o ar.
    O melhor que tens a fazer é guardar o guito e comprar 2 fans Noctua de 8db, nem se ouvem a trabalhar, e na volta o cfm delas deve ser quase o mesmo que essas que tens a trabalhar...
    São caras mas compensa :)

5. taker1986

taker1986 Power Member

MAs também pelo preço reduzido dos slics em relação ás ventoinhas..não axas que vou ganhar um bocado mais de silencio?..

6. luxboy

luxboy Power Member

o melhor é reduzires a voltagem delas para 7V.. fica logo tdo super silencioso e sem gastares €

7. RSC

RSC Power Member

Acho que o melhor que fazes é comprar um controlador de ventoinhas ou cabos redutores de voltagem (mas aí também te arriscas a teres ventoinhas a guinchar por se darem mal a 7v). Os fan slics só resolvem problemas de vibração, não de ruído das próprias ventoinhas.

Quanto às Noctua, apesar de serem excelentes, essas de 8 dBA não movimentam quase ar nenhum. Noctua best buy é a NF-P12, que é excelente e tem dois adaptadores para baixar as rotações da ventoinha.

8. luxboy

luxboy Power Member

nem precisa d tanto.. basta ligar os dois fios do ventilador a uma ficha molex aos fios vermelho e amarelo.. ficam logo a 7V.. ou entao soldar uma resistencia adequada no ventilador..

9. vascorama

vascorama Power Member

O meu cpu não se queixa...e com 1.4v...

10. taker1986

taker1986 Power Member

eu tenho um controlador de velocidade para as ventoinhas, apesar de que duas não tÊm aquele 3º fio que permite controlar a velocidade das mesmas.. não dá para contornar isso de outra forma?.. pelo menos as ventoinhas da caixa, as laterais acho que os slics devem fazer diferença visto a tampa ser muito mole..

11. WindWalker

WindWalker Power Member

O terceiro fio serve para medir as rotações e não para as controlar.

12. taker1986

taker1986 Power Member

pois mas as ventoinhas não o tÊm..

13. taker1986

taker1986 Power Member

Um bocado á parte..reparei também numas lojas de informática que há uns paineis laterais para colar á nossa caixa..alguem sabe se isso resulta minimamente?..nota se alguma diferença em termos de ruido?..

14. vascorama

vascorama Power Member

Quanto ás fans sem fio amarelo, a unica maneira de as "controlar", com um orçamento que tenha lógica é comprares uma resistência, mas é sempre um tiro no escuro pois vai reduzir x de rotação, não se sabe é quanto...(eu pelo menos não sei fazer essas contas, o wind deve saber...)

Voltando ao inicio, mete a mão na caixa, sentes vibração?
    O barulho que ouves é tipo um sopro ou tipo uma ressonância?

Se a caixa não vibrar, e o barulho for tipo sopro, de nada te vai adiantar metes os fan slicks, ou laterais e afins...só vais é gastar € que podias gastar em fans BOAS.

Se por outro lado a caixa vibrar, e o ruido for tipo resonância, antes de supores que sejam as fans, desaperta o disco e mete o pc a trabalhar com o disco fora da caixa, tenho aqui um disco que faz mais barulho que sei lá o quê...pq vibra muito e transmite isso á caixa...

Controlador de ventoinhas, supondo que dava corres sempre o risco das fans ficarem a assobiar a voltagens menores...

15. taker1986

taker1986 Power Member

bem..dei uma grande limpeza ao pc..o ruido diminui um bocado, mas deu para reparar agora que o barulho é maioritariamente do cooler do cpu e de uma ventoinha ligada entre o botão on da caixa e um disco rigido.. o que eu gostava de saber.. era sem trocar as ventoinhas o que é que posso fazer para diminuir o ruido da caixa..

16. vascorama

vascorama Power Member

Que temps tens?
    Precisas mesmo das fans?
    Dou-te um exemplo, no meu sistema anterior, para reduzir o ruido fui removendo fans, até ficar apenas com 2!
    Uma no cpu e uma a extrair o ar quente da caixa, as temps ficaram exactamente iguais! E muito menos barulho claro...
    Senão, só ires a uma loja de eletronica e comprares resistências...explicas ao gajo para que é que ele se for competente arranja-te isso, custa aí 5 centimos cada uma...

17. taker1986

taker1986 Power Member

não é que o pc puxe muito..mas já tive a ver..a ventoinha que faz mais barulho é mesmo a do cpu...que seca...

18. vascorama

vascorama Power Member

Qual é o cpu?
    Qual é o cooler?
    Que temps tens em full load?

19. luxboy

luxboy Power Member

troca o ventilador do cpe por uma mais silenciosa.. e fica resolvido.. agora é claro k por mais silenciosa k um ventilador seja, faz sempre barulho.. barulho do ar a ser aspirado.. se nao fizer é pk tem menor debito de ar.. ou seja n val d grande coisa..

20. taker1986

taker1986 Power Member

é um amd athlon 64 +3800.. full lode? não sei o que é isso..um cooler para o cpu baratinho e silencioso, onde?..o que está lá era o que vinha de origem..

Partilhar esta Página