Fancontroler e Fans

soloam

Power Member
Boas pessoa, adquiri recentemente um fancontroler Zalman ZM-MFC2, gostaria so de tiarar umas duvidas.

O controler da para 4 fans, posso ligar mais que uma fan á mesma saída? Por meio de um cabo em Y? Qual o maximo?

Se der, perco desempenho nas fans pela voltagem estar dividadida pelas 2? Ou cada saida só da mesmo para uma fan?

Em relação aos sensores, Onde meto o sensor para ver a temperatura dos componentes? Posso monitorizar 4, estava a pensar CPU, Discos, Sistema e GPU (como meto este? só desmontando o cooler de origem? Como meto os sensores? Recomendariam outra combinação?

Obrigado
Abraços
 
Aproveito este mesmo tópico para tirar as mesmas duvidas...
Ainda nem coloquei os sensores de temperatura e já tenho o Zalman à uns bons 3 ou 4 meses...

Portanto, agradecia muito a ajuda de alguns experts juntamente aqui com o soloam...

Cumps...
 
ahhh eu consigo ajudar!!!!! pq? pq? pq sim :P

Bom se podem ligar mais do que uma Fan no mesmo pin? a resposta é.... SIMMMMMM :009:

Ora bem.. eu tinha 7 Fans na caixa (Thermaltake XaserIII) mas recentemente alterei-as todas para NoiseBlockers X2 , como tenho uma HD4870 a tampa lateral da Thermaltake tinha 1 cena de plástico com 2 ventoinhas e tive de as tirar pq não se fechava a caixa.. assim fiquei com 2 Fans atrás, 2 à frente, 1 no topo e uma ventoinha sanyo denki na lateral (ruidosa mas bom airflow) e com uma adaptação minha está a mandar ar pa cima da gráfica :004:

Bom.. então tenho 6 ventoinhas :p activas logo tive de arranjar maneira de as controlar pelo zalman... a solução foi deixar uma sem controlo! A do topo... as NoiseBlocker são selenciosas e nem se ouvem (pois a da gráfica é estremamente ruidosa e abafa todas)..

Juntei 2 fans de cada vez e liguei-as ao Zalman, não comprei cabo Y pq fiz cabos Home-Made mas quem não sabe pode comprar e ligar sem problema. Portanto, no 1º Pino do Zalman tenho 2 Fans (Frente), no 2º Pino tenho 2 Fans (Trás) e no 3º Pino tenho a Fan Lateral. A Fan to topo está directamente à alimentação.

O 4º Pino do Zalman não está a ser utilizado, pois é para ventoinhas de 4 fios (tipo as do CPU).

Apenas têm de ter atenção que a soma das amperagens das ventoinhas não pode exceder os 0.7A por Pino do Zalman de acordo com a resposta que tive da Zalman:

Thank you for your interest in out fan controlling solutions. Please check if the combined output of the fans is within the MFC2¡¯s specs on the products page (per channel: 0.7A output current, input +4~11VDC, +12VDC/+5VDC output limitations) you will be fine. Thank you again for your interest in ZALMAN.

Então? ajudei ou não ajudei? espero que sim :p

P.S. Quanto aos sensores de temperatura meti-os espalhados na caixa.. a minha caixa é ligeiramente grande e está cheia de tralha e como os fios dos sensores são pequenos não tenho muita margem de manobra.. mas sempre os utilizei por exemplo no meio das memórias, em cima do chipset da gráfica ou da board ou no meio do dissipador do CPU... pois estar a desmontar o CPU para lá meter o sensor esquece... as temperaturas já as tenho através da Board ;)
 
Última edição:
Boas...

Houve já quem me dissesse q para usar os sensores como deve de ser q tinha de tirar os coolers dos CPU/GPU e meter o sensor no meio da pasta térmica e voltar a meter os coolers...

N achei boa ideia meter na pasta termica pois iria interferir no bom funcionamento do cooler...
Achei estranho e nada fiz...

Estavam a falar certo??

Agradecia ajuda para saber o q devo de fazer...
 
é um pouco por um sensor entre CPU/GPU e Dissipador... pois a função da pasta térmica é de reduzir ao máximo o espaço entre chip e dissipador....

o sensor deve ser colocado no dissipador o mais próximo da base....
 
Back
Topo