1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Dúvida Fans PWM

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por goliath_2k, 10 de Agosto de 2009. (Respostas: 3; Visualizações: 894)

1. goliath_2k

goliath_2k Power Member

Boas,

Tenho uma dúvida, quais as vantagens, ou diferenças, duma Fan PWM (4 pins) versus as normais (3 pins). Inicialmente pensava que só as PWM se podia controlar por software ou bios, mas pelo menos na minha motherboard consigo também controlar as de 3 pins por exemplo no AMD Overdrive. É só porque queria colocar umas Noisebloquer Multiframe, mas a versão PWM que encontro é 3 Euros mais cara que não PWM. Já para não falar que a versão PWM é a S2 e normal existe a S3 (com mais rotações). Prefiro ter mais rotações e poder controlá-las para baixo, mas se me apetecer formar um tornado dentro da caixa, poder fazê-lo.

Obrigado.

2. RSC

RSC Power Member

Estás muito equivocado...

S-Series MF12-S1 (120mm) -> 750 RPM
    S-Series MF12-S2 (120mm) -> 1250 RPM
    S-Series MF12-S3HS (120mm) -> 1800 RPM
    S-Series MF12-P (PWM) (120mm) -> 1000 - 2000 RPM

3. goliath_2k

goliath_2k Power Member

OK. Mas ainda assim qual a verdadeira vantagem do PWM?

4. mgl4evr

mgl4evr Power Member

ja que ninguem diz nada:
    nao tenho a certeza, mas as fans com PWM permitem ser controladas automaticamente em funçao da temp. por exemplo, um cpu a 40º e a fan a 50%. se o cpu aumenta de temp, a motherboard manda a fan aumentar a rotaçao.
    as fans sem PWM, apenas podem ser controladas por voltagem, isto e, por valores fixos.
    se eu estiver arrado, digam e apago o post.

Partilhar esta Página