FAO Minguno :P Mini PC para Servidor Linux

Olá amigo , na verdade tudo o que é infraestrutura rede não tenho experiência nunca pude montar um lab para curiosear sobre este tema tenho por aqui cursos sobre isso mas nunca me meti a fazer na prática algo desta temática.

O que eu te posso comunicar são mais que nada experiências de usuários que partilhem em fóruns GNU/Linux e existem muitos que montam servidores caseiros mesmo a nivel de protocolos de comunicação rede internet externa outros montam servidores multimédia.
Normalmente do que eu vejo a grande maioria destas pessoas monta os servidores em máquinas velhas e por vezes estão activas à rede apenas umas horas por dia ao nivel transferência de pacotes a não ser que movam serviços de pacotes grandes não costumo ter problemas em baixar coisas mesmo ISO desses servidores .
Aqueles que optam por criar servidores nivel local costumam nestes últimos tempos apontar as Raspberrys como hardware básico e barato, já ao nível de máquinas mais potentes para protocolos de comunicação externa creio que deves apostar por uma máquina bem básica o exemplo do teu Gigabyte Brix creio que daria bem , apenas tem um contra que seria o processador creio eu pois os celeron são bastante cortados e para uso muito básico - existem mercados em que estas máquinas jã não sequer montadas por serem processadores fracos - salvo isso pouco mais te posso dizer mais que nada para protocolos de comunicação externa o que mais importa é a largura de banda e a velocidade de comunicação pacote a pacote , onde uma máquina básica com GNU/Linux hoje em dia será capaz de servir bem serviços de transferência média dependendo muito do tipo de conteúdo que queiras colocar e a velocidade de subida / actualização de data + nivel de actulização (diária ...) scripts automáticos etc ;

http://www.muycomputer.com/2014/08/05/montar-servidor-web/
https://geekytheory.com/tutorial-raspberry-pi-crear-servidor-web/
http://pt.wikihow.com/Criar-um-Servidor-Web-Raspberry-Pi