1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[FAQ e Dúvidas] Tudo acerca do Upgrade para o Windows 10

Discussão em 'Windows 10' iniciada por redshot, 6 de Junho de 2015. (Respostas: 3047; Visualizações: 163224)

1. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

::IMPORTANTE:: Licenças legais e pirataria

Os sistemas operativos compatíveis (ver em baixo) legais ou ilegais vão ter acesso a este upgrade. No entanto, isto não faz com que um sistema pirata fique legal; é necessário comprar a licença depois do upgrade estar feito.

Para quem é Insider neste momento, tem duas hipóteses a partir do lançamento do Windows 10:
    1. Continuar a ser Insider e a receber actualizações beta, ou
    2. Deixar de ser Insider e receber a versão final via upgrade que é descrito neste tópico.
    No caso de querer continuar a ser Insider, está sujeito às actualizações automáticas da Microsoft e encerramentos automáticos. Se tiver uma licença válida do Windows 7 ou 8, o ideal é seguir os passos do upgrade.

::FAQ:: UPGRADE GRATUITO PARA O WINDOWS 10
    Link para FAQ oficial da Microsoft: http://www.microsoft.com/pt-pt/windows/windows-10-faq

A Microsoft anunciou que os computadores com Windows 7 e Windows 8 podem fazer um upgrade gratuito para o Windows 10.

- Que edições são compatíveis com o upgrade?

Todas as versões do Windows 7 e Windows 8.1 podem fazer o upgrade, com excepção das edições Enterprise e Windows RT:

Upgrade de edição Para edição:
    Windows 7 Starter Windows 10 Home
    Windows 7 Home Basic Windows 10 Home
    Windows 7 Home Premium Windows 10 Home
    Windows 7 Professional Windows 10 Pro
    Windows 7 Ultimate Windows 10 Pro
    Windows 8.1* Windows 10 Home
    Windows 8.1 Pro* Windows 10 Pro
    Windows 8.1 Pro for Students* Windows 10 Pro

Com o Windows 8 é necessário ter o 8.1 (disponível a partir do Windows Update) para poder actualizar para o Windows 10, e para o Windows 7, o Service Pack 1, também disponível no Windows Update.

Tablets existentes com o Windows RT não poderão ter o Windows 10.

- Que passos tenho de seguir para reservar para o Windows 10?

Ao aparecer o ícone na área de notificações, pode reservar o upgrade seguindo estes passos:

fonte: http://www.microsoft.com/pt-pt/windows/windows-10-upgrade

- Até quando é que posso fazer upgrade?

Já é possível reservar o upgrade nos computadores que cumpram os requisitos mínimos mencionados acima, e será até Julho de 2016, data que finaliza o primeiro ano de lançamento do Windows 10.

- Como é que faço instalação limpa do Windows 10?

Neste momento as informações acerca da instalação limpa são um pouco vagas. No entanto, sabe-se que será possível fazer uma instalação limpa do Windows 10 de duas formas:

1. Através de uma ferramenta que já existia desde o Windows 8 e 8.1 que reinstala o sistema operativo;
    2. Utilizado a licença de onde foi feito o upgrade aravés de um DVD ou Pen USB (detalhes incompletos acerca deste processo)
    No próximo mês até à data de lançamento irão ser revelados mais detalhes acerca da possibilidade de instalação limpa.

- Não quero fazer upgrade para o Windows 10, e prefiro ficar com o Windows 7 ou Windows 8. Como desactivar a notificação?

O upgrade para o Windows 10 é inteiramente opcional. Se não quiser fazer upgrade basta não reservar nenhuma cópia.

Para desactivar permanentemente o ícone basta desinstalar a actualização KB3035583, seguindo estes passos (Windows 7 e 8/8.1):

fonte: http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows/remove-update#1TC=windows-7

- Reservei o upgrade mas afinal quero manter a versão que tenho agora. Posso anular a reserva?

Sim! O ícone na área de notificações permite cancelar a reserva a qualquer momento. Basta abrir a janela clicando no ícone da actualização, seleccionar o menu hamburger à esquerda, e seleccionar "Obter ajuda". Depois é só carregar em "Cancelar Reserva".

Última edição: 29 de Junho de 2015
  2. PuK44

PuK44 Power Member

Eu tenho um tablet kubo, com windows 8.1 e simplesmente não consigo fazer com que me apareça o simbolo do windows para fazer a reserva.
    Já confirmei que tenho o dito update que é necessário, inclusive desinstalei-o e voltei a instalar, já utilizei algumas tools que o pessoal tem disponibilizado pela net e nada!
    Isto só me está a preocupar porque ainda não percebi se é preciso fazer esta "pré reserva" fazer ter direito ao update gratuito...

3. nerds

nerds Power Member

Não. Se não fizeres a pre-reserva, vais ter na mesma o update gratuito

4. amac01

amac01 Power Member

Bom dia.
    Tenho visto em vários "fóruns" uma dúvida que também tenho mas para a qual ainda não vi resposta absolutamente segura.
    Aquilo que é anunciado pode ter 2 leituras quanto à atualização para o Windows 10 agora anunciada:
    1. a atualização é grátis durante um ano (tipo experiencia) e depois tem que ser paga?
    ou
    2. feita neste período é grátis e vitalícia?

Obrigado

5. PuK44

PuK44 Power Member

Pensa assim, se quiseres mudar para o Windows 10, durante o primeiro ano após o seu lançamento, oferecem-te o Windows sem qualquer custo daí para a frente. Se só quiseres mudar após o primeiro ano aí sim pagas para ter o Windows.

6. amac01

amac01 Power Member

Ok
    é a 2ª hipótese.
    Agora só resta perceber se vale a pena.
    Obrigado

7. cribeiro

cribeiro Power Member

1- A actualização para o windows 10 é gratuita para quem actualizar durante o primeiro ano.

2-Quem actualizar durante o primeiro ano, tem o windows gratuito até ao fim de vida do computador, onde estiver instalado.

Esta estratégia tem como principal objectivo ter o máximo de utilizadores no windows 10 no menor espaço de tempo possível. Isto a resultar e vai resultar, torna de imediato o windows 10 num sucesso. A partir daí a Microsoft vai tentar fazer dinheiro na sua loja com a venda de aplicações e serviços.

Eu tendo aderido bem ao windows 8, já gastei mais dinheiro em aplicações na loja, que alguma vez em algum dos seus sistemas operativos. Subscrevi também o office 365, que fica por 5,75 euros por mês com 1 TB na cloud. É a pensar nisto que a Microsoft quer ganhar cota de mercado, principalmente nos tablets e smartphones, mas também nos computadores convencionais e outros dispositivos.

Para concluir, não ficaria nada admirado se após a migração dos utilizadores do windows 7 e 8 para o windows 10, este se torne gratuito para todos os que o quiserem utilizar.

Se vale a pena? Para o desktop faço a actualização imediata, em relação ao tablet ainda estou com dúvidas. No tablet sinto a falta da Charms Bar que muita gente criticou, mas para quem se tornou um utilizador habitual do windows 8, é muito útil. Não concordo que tenha desaparecido do windows 10, só porque muita gente não se quis adaptar. Sem a Charms Bar, na minha humilde opinião, a experiência no tablet não é tão boa, ou então tenho eu agora que me adaptar e talvez mude opinião.

8. MrWolf

MrWolf Power Member

Para os que já reservaram e vão actualizar eu questiono. É possível fazer instalação limpa certo?

9. redshot

redshot Electromoderator
    Staff Member

Aparentemente o upgrade gratuito é realmente vitalício, mas o mais seguro dizer-se neste momento é que "não se sabe". O que se sabe é que o Windows 10 é a última versão do Windows a ser numerada, e que possivelmente, o "Windows" seguinte será um serviço de subscrição. Nada mais é dito.

Voltando ao Windows 10, o upgrade é gratuito durante um ano (excepto para versões Enterprise). O que aconselho é não fazer já a reserva e esperar que saia em Julho, para que isto tudo seja confirmado oficialmente e sem margem de dúvidas. O upgrade gratuito dá para ser feito até Julho de 2016.

@MrWolf Resposta está no FAQ.

10. Antr4cite

Antr4cite Power Member

Estava a ler a seguinte compilação de informação sobre o upgrade:

http://dellwindowsreinstallationguide.com/preparing-for-windows-10/

E a seguinte informação alarmou-me:
    • Windows 10 will not be like an Office 365 Subscription. Each free upgrade will be however forever tied to the device (motherboard) essentially making them all OEM.
    • Each Device has to hence be registered separately.
    Quer isto dizer que se eu fizer o upgrade no Computador A não poderei usar futuramente a licença para instalação num Computador B?

11. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Parece-me daí que tudo o que é Windows 10 'gratuito' para quem já tem windows 7/8, será tipo OEM.
    Ou seja, futuramente, num computador B para ter windows 10 só se o comprares, memso que o 7 ou 8 que se tinha fosse retail.

Talvez seja possível a quem tem o 7 ou 8 retail, a partir do qual obteu o windows 10 gratuito, instalar depois esse 7/8 retail na nova máquina [computador B]. Ficas é com windows 'antigo' na nova máquina.
    Mas tenho dúvidas que funcione, a chave é capaz de ficar bloqueada, pelo menos enquanto houver windows 10 via upgrade dessa chave retail de windows 7/8 a funcionar.

Eu devo fazer update para o 10 no portátil [tem o 7 OEM], mas no desktop [8 retail] não, devo manter o 8.1.

12. Antr4cite

Antr4cite Power Member

Pois, uns dizem que sim, outros dizem que não e uma pessoa fica à toa. Da Microsoft também não me parece que haja nada esclarecedor. É esperar para ver.
    Seja como for parece que o downgrade é sempre possível.

Não percebo porque não seguiram a mesma politica de upgrade que usaram para o Windows 8 - licença de upgrade a 15€ com a possibilidade de encomenda de discos fisícos (coisa que nesta versão nem vai haver).

Última edição: 11 de Junho de 2015
  13. Boas.
    Tenho uma duvida, para quem tem o win 8.1 "pirata" se aparecer para fazer o upgrade pro win 10, deve fazer? eles nao vao confirmar o numero da licença??

14. Antr4cite

Antr4cite Power Member

Segundo este artigo, sim.

15. Pensava que depois ia dar problemas.
    Obrigado

16. FOREVER

FOREVER Power Member

Bom, tenho o win7 ultimate (ilegitimo) em 2 computadores e apareceu-me o icone para o win10.
    Aceito o programa ou é melhor esperar para saber mais detalhes sobre o mesmo, tendo em conta que não é versão oficial? :confused:

17. nerds

nerds Power Member

Podes aceitar. Mesmo as versões não oficiais vão ter actualização para o 10. Vais é ter depois uma marca de água a avisar que o windows não é original, e provavelmente devem retirar uma ou outra funcionalidade, para incentivar à compra

18. cribeiro

cribeiro Power Member

Tenho 4 computadores/tablets com o windows, sendo que 2 têm o windows 8.1 original, 1 com o windows vista original e outro(um mediacenter) com windows 7 ultimate ilegítimo.

Havia que resolver o problema do vista e o do windows 7 ilegítimo. comprei uma licença do windows 7 profissional para substituir o vista, substituição já efectuada. comprei uma licença do windows 7 ultimate para legalizar o ilegítimo, situação já resolvida sem necessidade sequer de formatar o ilegítimo.

Por aqui tudo preparado para o windows 10, um computador com o vista que ressuscitou, por uma quantia simbólica e sem necessidade de marcas de água e outras complicações.

Última edição pelo moderador: 11 de Junho de 2015
  19. Kingoot

Kingoot Power Member

Uma questão: Tenho o Windows 7 Home Premium oiginal, reservei o Windows 10 e quando sair instalo. Por alguma razão não gostei da experiência do Windows 10. Posso voltar a instalar o Windows 7 Home Premium com a mesma chave?

20. Antr4cite

Antr4cite Power Member

Partilhar esta Página