Upgrade para o Windows 10 - Dúvidas e Questões

Pessoal, hoje recebi um update do windows que me pareceu bastante grande. Cheguei agora a casa, e verifiquei que me roubou pra ai 10,15Gbs no C: onde se localiza o windows no ssd.
Um update tao grande de 10,15gbs really?

É a spring update do windows 10 para passar para a versão 1803?
Eu estou com um problema com essa actualização desde que tive acesso a ela (30 abril) e se te estiver acontecer o mesmo que me está a acontecer a mim ela faz download tenta instalar pede para reniciar ou renicia sozinho se não estiver para impedir, dá erro e não actualiza, e volta a fazer download e repetir o processo, enquanto isso, não apaga o que restou da ultima tentativa e vai enchendo a pasta onde armazena os downloads das updates (pelo menos é o que estou a entender que se está a passar no meu, nao sou muito entendido no assunto).


Que acham? Faço uma limpeza? Posso usar opção repor tudo do 0 limpando tudo? (ira ficar a tal pasta windows old na mesma desta forma)?
Eu utilizei o repor no meu portatil ontem depois de ele ter tido uns problemas e para tentar resolver o problema mencionado acima ( não resultou para o problema mencionado) no entanto posso afirmar que tinha tambem um pasta Window old e já não tenho ( o windows old é criado com updates que mudam a versão do windows os ficheiros dessa pasta acho que são utilizados para o caso de queres voltar a atrás na update).
 
Última edição:
Atenção a um ponto para a malta que usa Nvidia pelo menos e que vai fazendo update dos drivers das gráficas: Os drivers vão-se acumulando numa pasta dentro da pasta system32 do Windows ora com o tempo ficam com espaço em disco ou SSD ocupado de forma desnecessária.

Tem aqui uma excelente aplicação chamada DriverStoreExplorer que permite remover os drivers Nvidia não usados pelo SO que ocupam para ai 500+ MB cada um a aplicação não diz que funciona no Windows 10 mas o caso é que funciona muito bem neste SO.

Download link: https://archive.codeplex.com/?p=driverstoreexplorer
 
Obrigado pelas respostas. Mais logo vou fazer uma limpeza a ver como corre. O meu ssd não é grande fica com 50gbs depois do Windows, e ontem ficou com 30 daí achar estranho.

A pasta Windows old tb estão lá 8gbs ocupar espaço :/

Quando á Nvidia eu uso programa DDU para limpeza das drivers e depois instalo as novas. Sempre fiz assim, pois penso que com o DDU limpa tudo direitinho, só não sei se as drivers anteriores são apagadas, corrijam me...

Obrigado pelas dicas.
 
Obrigado pelas respostas. Mais logo vou fazer uma limpeza a ver como corre. O meu ssd não é grande fica com 50gbs depois do Windows, e ontem ficou com 30 daí achar estranho.

A pasta Windows old tb estão lá 8gbs ocupar espaço :/

Quando á Nvidia eu uso programa DDU para limpeza das drivers e depois instalo as novas. Sempre fiz assim, pois penso que com o DDU limpa tudo direitinho, só não sei se as drivers anteriores são apagadas, corrijam me...

Obrigado pelas dicas.

Não tive tempo de ler para trás as sugestões todas que te fizeram mas acho que não te devem ter dado esta dica:

- Depois do update que fizeste ao Windows, que é praticamente como se fosse uma instalação mantendo todas as aplicações que tens, deves ter um ficheiro de largos GBs na raiz do teu SSD que é um ficheiro de hibernação.

- Para o removeres, nota que é ficheiro de sistema logo a opção para mostrar ficheiros escondidos não te mostra esse, carrega na Lupa de search e escreve cmd e carrega com o botão direito do rato em cima do nome e escolhe a opção para executar como administrador.

- na janela do dos que se abre escreve o seguinte: powercfg -h off e faz enter.

Isto vai por a hibernação do pc em off e elimina esse tal ficheiro de largos GBs de tamanho e deves notar um bom ganho em espaço no SSD.
 
Pessoal, hoje recebi um update do windows que me pareceu bastante grande. Cheguei agora a casa, e verifiquei que me roubou pra ai 10,15Gbs no C: onde se localiza o windows no ssd.
Um update tao grande de 10,15gbs really?

Ja verifiquei tudo que é lixeira e ficheiros e não tenho nada ocupar la penso, so pode ser do update.

Uma outra coisa que qualquer dia faço e uma limpeza ao windows do 0, visto ter coisas e tralha no C: ocupar espaço (inclusive uma pasta windows OLD) que não sei se é recomendado apagar, não fiz para não estragar nada.

Que acham? Faço uma limpeza? Posso usar opção repor tudo do 0 limpando tudo? (ira ficar a tal pasta windows old na mesma desta forma)?

Cumps

Remove a instalação anterior do Windows, ou nas Definições em Actualizar, ou pelo método antigo da Limpeza do Disco (clique direito com o rato no C - Propriedades - Limpeza do Disco - Limpar ficheiros de sistema e seleccionar todos os vistos - limpar também as cópias de segurança/cópias sombras mais antigas no 2º separador) ou apagando directamente a pasta Windows.old no C. Tens 3 métodos para fazer o mesmo.

Sempre que o Windows faz uma actualização cumulativa (as pequenas mensais), deixa restos dos ficheiros de instalação que também devem ser apagados através da Limpeza do Disco.

O programa CCleaner também é uma opção.

É a spring update do windows 10 para passar para a versão 1803?
Eu estou com um problema com essa actualização desde que tive acesso a ela (30 abril) e se te estiver acontecer o mesmo que me está a acontecer a mim ela faz download tenta instalar pede para reniciar ou renicia sozinho se não estiver para impedir, dá erro e não actualiza, e volta a fazer download e repetir o processo, enquanto isso, não apaga o que restou da ultima tentativa e vai enchendo a pasta onde armazena os downloads das updates (pelo menos é o que estou a entender que se está a passar no meu, nao sou muito entendido no assunto).

Não deves ter espaço suficiente no C para que ele consiga sacar os ficheiros de instalação e/ou extraí-los para os instalar.

Saca a Ferramenta oficial de instalação/download do Windows 10, e usa-a para criar uma Pen USB de instalação.

https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

Quando a Pen de instalação estiver feita, insere-a corre o Assistente de Actualização a partir da Pen e escolhe "Actualizar este PC" e mais à frente "Manter ficheiros e programas pessoais". Vai actualizar-te o PC a partir da Pen, assim não te ocupa espaço no disco com os ficheiros da instalação. Mantém a net ligada, porque se houver actualizações cumulativas, ele vai sacá-las e instalá-las (a versão de Abril v1803 já teve uma esta 3ª-feira).

O PC vai reiniciar várias vezes e no último arranque vais ter que escolher várias opções de privacidade (que mais tarde podes alterar nas Definições do Windows).

Depois de estar tudo actualizado e a correr direito, faz o que disse acima ao @stryyker para limpares a instalação da versão anterior do Windows, a Fall Creators Update v1709.



Se não precisares de hibernação do PC, e se a mesma estiver activada, podes desactivá-la pelo método que o @SuperLuis referiu ou então através das Opções de Energia, quer indo pelas Definições do Windows, ou indo directamente pelo ícone da bateria na barra de tarefas (se for um portátil). Em Sistema - Energia e Suspensão - Definições adicionais de energia (lado direito) - Escolher o que fazem os botões Ligar/Desligar - carregar em "Alterar definições que estão actualmente indisponíveis" e retirar o visto da opção "Hibernar".

O Windows quando hiberna guarda a informação de sessão e dados que estão em memória RAM no disco num ficheiro chamado hiberfil.sys, que quando a opção de Hibernação está activada, aloca logo espaço em disco no C, daí que a opção de Hibernação ocupe espaço em disco.

Já a opção de Suspensão não ocupa espaço em disco, porque o procedimento é diferente. Ao invés de gravar a sessão em disco, o Windows guarda-a toda em memória RAM. Daí que quando se suspende um PC, nunca se lhe deve cortar a energia (rede eléctrica ou bateria no caso dos portáteis), porque caso isso aconteça, a informação em RAM é descartada e a sessão vai à vida. Ao ligar o PC novamente, ele vai começar do zero com uma sessão nova.

Com a Hibernação isso não acontece, porque a informação é gravada em disco como já disse, e é útil para quando é necessário cortar a energia ao PC e manter na mesma a sessão activa para a retomar mais tarde, ou simplesmente quando nos temos que ausentar durante o PC durante um período mais alongado de tempo (dias por exemplo) mas queremos ter a sessão tal como estava quando voltamos, sem a necessidade de ter que deixar o PC suspenso a consumir energia em stand-by aquele tempo todo.
 
Última edição:
Não deves ter espaço suficiente no C para que ele consiga sacar os ficheiros de instalação e/ou extraí-los para os instalar.

Saca a Ferramenta oficial de instalação/download do Windows 10, e usa-a para criar uma Pen USB de instalação.

https://www.microsoft.com/pt-pt/software-download/windows10

Quando a Pen de instalação estiver feita, insere-a corre o Assistente de Actualização a partir da Pen e escolhe "Actualizar este PC" e mais à frente "Manter ficheiros e programas pessoais". Vai actualizar-te o PC a partir da Pen, assim não te ocupa espaço no disco com os ficheiros da instalação. Mantém a net ligada, porque se houver actualizações cumulativas, ele vai sacá-las e instalá-las (a versão de Abril v1803 já teve uma esta 3ª-feira).

O PC vai reiniciar várias vezes e no último arranque vais ter que escolher várias opções de privacidade (que mais tarde podes alterar nas Definições do Windows).

Já resolvi durante a noite, espaço não era o problema uma vez que tinha reposto o sistema e não tinha nada a ocupar espaço obrigado na mesma.

Já agora deixo aqui a solução que resultou para mim, para quem não consegue instalar a update para a versão 1803 ( e tem este erro: 0x800F081E no windows update). E não queira usar a uma pen ou tenha preguiça de usar como eu xD

Ao que parece para quem tem Windows 10 home N apesar de não trazer as apps do media feature pack, existem alguns funcionalidades relativas a este pack que causam incompatibilidade com a update (se eles existem na instalaçao de raiz ou vieram com alguma update anterior a versão 1803 não sei).

O que pareceu resultar para mim foi desinstalar estas funcionalidades (dá para instalar de volta o media feature pack compativel com a versão 1803), no entanto, se forem através do painel de controlo e pelo explorer e forem ao ecrã para activar/desactivar funcionalidades do windows não existe nada relativo as media feature pack e ao windos media player que é o que se tem de desinstalar.

No artigo que eu li por alguma razão tem de se desinstalar atraves do menu de setings catita do windos 10 pelo que:

- Botão iniciar -> simbolo de settings do lado esquerdo -> Aplicações -> Aplicações e funcionalidades -> Gerir funcionalidades opcionais -> se existir windows media play -> botão esquerdo e desinstalar - > Reniciar -> e aí fazer o update


Cumprimentos
 
Última edição:
TreeSize free:

https://www.jam-software.com/treesize_free/

Para quem quer saber como é que o espaço do disco anda a ser usado tem aqui um software porreiro embora a versão free seja mais limitada do que a Pro que é paga.

Na Build 1803 com todas as apps sem remoções o espaço usado ronda os 25 GB tendo a pasta Windows cerca de 16 GB. Pouco mais se pode fazer para arranjar mais espaço.

Só mesmo eliminando as metro apps para quem não as quer caso contrário é viver assim que os discos são para serem usados.
 
Caros

Atualizei tudo para a nova versão 1803, e entretanto sai já um upgrade , na terça feira como foi atrás referido, mas esta ultima tem me estado a dar muitos problemas em vários computadores, portáteis e desktops,... A actualização fica horas a rodar e bloqueia totalmente o computador no iniciar,...

Quase que tive que instalar todo de novo.

Alguém com problemas similares e que já tenha alguma solução, ou sou só eu???!!!
 
Caros

Atualizei tudo para a nova versão 1803, e entretanto sai já um upgrade , na terça feira como foi atrás referido, mas esta ultima tem me estado a dar muitos problemas em vários computadores, portáteis e desktops,... A actualização fica horas a rodar e bloqueia totalmente o computador no iniciar,...

Quase que tive que instalar todo de novo.

Alguém com problemas similares e que já tenha alguma solução, ou sou só eu???!!!

Eu também fui vitima da borrada da MS...
Mas há muitos mais, ao que parece está acontecer com máquinas "mais idosas", pelo menos aos olhos da MS. Eu estou a utilizar um I5 de 5ª gen...
Solução que encontrei até agora foi desactivar os updates e esperar, rezar para que a MS resolva a borrada o mais depressa possível.
 
Não sei se isto já foi dito por aqui mas a UE aprovou a lei da protecção dos dados dos utilizador o que vai obrigar muitas empresas de software e sites web como a Google a alterar muita coisa.

Até a Microsoft no Windows 10 vai ter que fazer alterações.
Não sei até que ponto isto vai afectar o uso de telemetrias e afins por parte dessas empresas.

Já recebi um mail da Google no que toca ao Gmail eles estão a alterar as condições de privacidade e as opções presentes para alterar essas condições.

Penso que a Microsoft ou já fez o mesmo ou irá ser obrigada a fazer isto num update daqui a pouco tempo.

Tem uma parte chamada privacidade nas definições é questão de verem que opções lá tem para terem mais privacidade.
 
A Build 17666 já está no ring e traz umas novidades bem boas que já queria á bastante tempo.

Dark Theme para o explorador do Windows \o/ entre outros:

https://blogs.windows.com/windowsex...ncing-windows-10-insider-preview-build-17666/

Isso que fizeram no Edge continua a não me puxar para usar esse browser.
Não largo o meu favorito browser por muito que façam com o Edge continua a não ter muitas das extensões mais populares.

Eu preferia que o Explorador de ficheiros já tivesse a funcionalidade das Tabs e sobretudo já tivesse de origem duas janelas quando o abro, em vez de ter que abrir dois exploradores de ficheiros, e gostava que o caminho aonde estava nas pastas fosse guardado de forma a que ao voltar abri-se as mesmas pastas e tabs que estavam antes.

Mas ainda nada disso fizeram no explorador de ficheiros e já era uma coisa que a Microsoft prometia há muito tempo.
 
O meu Asus K55v fez durante a noite a actualização. Agora aparece o ecrã para escolher o teclado e depois "Escolha uma opção: continuar, sair e continuar Windows rollback; Usar um dispositivo, usar uma pen... ; Usar outro sistema operativo, continuar com outra versão instalada do Windows; Resolução de problemas, repor o PC ou visualizar as opções avançadas: Desligar o PC. "
Que fazer?
Obrigado
Cumps
 
Voltei a cometer o erro de deixar atualizar sem esperar umas semanas. Agora estou novamente com o problema de sempre dos Toshiba com os codecs de audio. Praticamente estou "sem" som, bonito serviço. Isto não dá para voltar ao update anterior pois não? :-D
 
O meu Asus K55v fez durante a noite a actualização. Agora aparece o ecrã para escolher o teclado e depois "Escolha uma opção: continuar, sair e continuar Windows rollback; Usar um dispositivo, usar uma pen... ; Usar outro sistema operativo, continuar com outra versão instalada do Windows; Resolução de problemas, repor o PC ou visualizar as opções avançadas: Desligar o PC. "
Que fazer?
Obrigado
Cumps
Fiquei com o mesmo problema :(
 
Fiquei com o mesmo problema :(
É que tenho a impressão que ele arranca da partição "x" e, por isso, quando se tenta procurar um ponto de restauro ou voltar atrás não encontra nada. E, no entanto na partição "c" está lá tudo.
Não sei o que faz.
Cumps e boa sorte. Se conseguir safar-se p. f. diga.
 
É que tenho a impressão que ele arranca da partição "x" e, por isso, quando se tenta procurar um ponto de restauro ou voltar atrás não encontra nada. E, no entanto na partição "c" está lá tudo.
Não sei o que faz.
Cumps e boa sorte. Se conseguir safar-se p. f. diga.
Ainda por cima é portatil da empresa, já saquei copia do windows 10 atraves da pen e ao tentar recuperar não me deixa. Cheira-me que a unica solução é instalação limpa.

Fico fulo com estas actualizações que só dão é barraca...
 
Entra em modo de segurança e faz reposição da cópia de restauro se a tinhas activada.

Outra coisa, isso foi actualização por PEN ou pelo Windows Update? Se foi por PEN, alterem o boot na BIOS para o C, pode ser disso.

Caso contrário, faz rollback e volta a tentar fazer a actualização, mas desta vez não a faças através do Windows Update, usa a Media Creation Tool oficial para fazer uma PEN de instalação e faz a actualização a partir dela.
 
Back
Topo