[FAQ] Perguntas Frequentes

JGAlmeida

Folding Colaborator
Segue então uma lista das perguntas que já apareceram por ai, e as respectivas respostas.

P1 - Posso por o Folding a correr em vários pc's?

P2 - Tenho um pc com duplo processador, ou um P4 com HT. O Folding só corre num CPU / só usa metade do processador. Como faço para correr 2 versões do Folding em simultaneo.

P3 - Ja instalei o programa, mas nao consigo que ele connecte.O que podera ser?

P4 - Já estou a correr o Folding, mas não apareço na página da equipa / página das estatísticas.

P5 - As minhas temperaturas estão muito altas, mesmo quando configuro o uso do processador a apenas 50%.

P6 - O que fazem os argumentos(flags)?

P7 - Não consigo usar o argumento -xxxxxx

P8 - Como vejo os pontos, o tempo e outros pormenores de uma WU.

P9 - Fiquei com uma WU em queue e o Folding dá erro ao fazer o upload dela.

P10 -Acabei uma WU e ela foi enviada. No entanto os meus pontos não aumentaram.

P11 -Fui espiolhar à pasta onde estão os FahCore, reparei que agora estão lá 3: 65, 78 e 79. O que é isso?

P12 - O cliente gráfico está a mostrar umas cores muito esquisitas. O que será?

P13 - Que tipo de erros de processamento de WU's que podem acontecer?

P14 - Os cores utilizam as optimizações do CPU? Por ex. 3Dnow!, SSE...?

P15 - Como se alteram as configuraçoes k se fazem ao inicio no modo consola depois de ja se terem feito a 1ª vez?

P16 - O Folding gasta muito tráfego de Internet?


P17 - Mudar do modo grafico para o modo consola e continuar a processar a WU que estão a foldar


P1 - Posso por o Folding a correr em vários pc's? JGAlmeida

R - Sim, basta configurar com o mesmo user. (e obviamente o numero da equipa do Portugal@Folding, 35271)

P2 - Tenho um pc com duplo processador, ou um P4 com HT. O Folding só corre num CPU / só usa metade do processador. Como faço para correr 2 versões do Folding em simultaneo. JGAlmeida

R - Ver este tutorial feito pelo Gleed

P3 - Ja instalei o programa, mas nao consigo que ele connecte.O que podera ser? JGAlmeida

R - O Folding precisa ter acesso às portas 80 e 8080. Na maioria dos casos basta na configuração seleccionar "use Internet Explorer Connection Settings" e ele trata do resto sozinho.

Se estiverem a usar um programa de Firewall (Norton Personal Firewall, Zone Alarm, Firewall XP, etc...) tem que dar permissão para o Folding aceder à internet. No caso das Firewalls terem um "automatic Internet Lock" (p.e. Zone Alarm tem) O Folding tem de ter a permissão "Pass Lock"

Se tiverem uma Hardware Firewall (p.e. integrado num router) a bloquear o acesso terão que abrir as portas. Esse processo varia consoante as marcas e modelos, mas deve vir explicado nos manuais.

P4 - Já estou a correr o Folding, mas não apareço na página da equipa / página das estatísticas. JGAlmeida

R - Isso é normal acontecer. O servidor da stanford só se apercebe da nossa existência depois de receber a 1ª WU. E às vezes mesmo depois de receber a WU demora mais algum tempo a actualizar os dados. É uma questão de paciencia que logo lá aparece.

P5 - As minhas temperaturas estão muito altas, mesmo quando configuro o uso do processador a apenas 50%. JGAlmeida

R - Provavelmente estamos a falar de um PC a correr em OverClock.
Para testar a stabilidade do CPU podem usar o seguinte programa, que segundo consta é mais intensivo que o Prime95 ou outro qualquer programa de teste. Usa uma versão especial dos "Gromacs innerloops", e vai puxar o vosso processador ao máximo.

StressCPU

Se conseguirem correr isto sem erros e sem queimar o CPU, então sim o OC está bom, e nesse caso o F@H de certeza que não vai dar problemas.

Se não estiverem a fazer OC, e o CPU mesmo assim aquecer mais do que é suposto é capaz de ser um problema como por exemplo pó acumulado no dissipador do CPU.


P6 - O que fazem os argumentos(flags)? JGAlmeida

R - Fica aqui uma breve explicação dos argumentos disponíveis:

-local
Indispensavel para quem quiser correr mais que uma instância do FAH. Faz com que o FAH use a directoria WORK (onde guarda as WUs) local. Se não usa o caminho que está no registry.

-config
Inicia o FAH com as opções de configuração.

-configonly

Inicia o FAH com as opções de configuração, e para a execução.

-queueinfo
Mostra informação sobre as WU's que se encontram na queue.

-delete x (x = nº de 0 a 9)
Apaga a WU x da queue (util para quando ele, depois de correctamente enviar uma WU, continua a tentar enviar)

-send x
Envia a WU x. Para enviar tudo o que estiver na queue usar "-send all"

-verbosity x
A quantidade de informação que ele mostra na consola e que guarda no log. Vai de 1 a 9, sendo 9 o máximo. Por defeito está a 3

-pause
Para o FAH após ter acabado e enviado a WU em que está a trabalhar.

-oneunit
Para e sai do FAH após ter acabado e enviado a WU em que está a trabalhar.

-advmethods
Vai tentar usar WUs que ainda estão em fase de testes e WUs que podem não ser tão estáveis como as "normais". Aparenta usar WU's mais pequenas.
O efeito na prática, era que ele ia apanhar essencialmente Gromacs, que tinham uma relação pontos/tempo bastante favoravel. No entanto as Gromacs já estão a ser distribuidas a larga escala, portanto (por enquanto) deixou de fazer sentido usar isto.

-ForceSSE
O Folding por defeito usa as optimizações SSE e 3DNow. No entanto, se houver um crash ele pode querer correr sem essas optimizações, numa tentativa de correr mais estável. O forceSSE evita isso, obrigando o Folding a usar as optimizações.
(só usar se tiverem 100% certeza que a maquina está mesmo estavel, por exemplo correndo o StressCPU)

-forceASM
Obriga o Folding a utilizar instruções SIMD (Single Instruction, Multiple Data) que podem estár desactivadas se o Folding considerar que é passivél de causar problemas de estabilidade. Estas instruções tornam o processamento mais rápido, mas se começarem a aparecer muitas WU's a dar erro, convém desactivar.

-service
Correr como serviço (usado para programas como o firedaemon)

P7 - Não consigo usar o argumento -xxxxxx JGAlmeida

R - (Versão Gráfica) Não dá para dares argumentos directamente ao executavel, só é possivel se criares um atalho e depois passares argumentos.
No shortcut do Folding clicas com o botão direito do rato e escolhes Properties.
Aí onde diz Target (Destino se estiver em Português) dás um espaço e escreves o(s) argumento(s) (por exemplo -advmethods -forceasm -forceSSE -local)
Vai ficar qq coisa como:

"C:\Programas\Folding@Home\WinFAH4.exe" -advmethods -forceasm

R - (Versão consola) Podes correr a consola a partir do command prompt(linha de commandos), do Run(Executar) ou de um atalho. Em qualquer dos casos, têm de executar qq coisa como isto:

C:\Programas\Folding@Home\FAH4Console.exe -advmethods -forceasm

P8 - Como vejo os pontos, o tempo e outros pormenores de uma WU. JGAlmeida

R - Existem vários programas para isso, mas um dos melhores, e mais utilizados é o Electron Microscope III. Podem ir buscar aqui

Para o instalar e configurar existe um tutorial no próprio site

P9 - Fiquei com uma WU em queue e o Folding dá erro ao fazer o upload dela. JGAlmeida

R - As vezes acontece os servidores da Stanford terem algum problema, e não conseguirem aceitar os WU's acabados. Geralmente passado uns dias a coisa resolve-se sozinha.
Pode tambem ser um problema de Firewall, ver a pergunta referente à connecção.

P10 -Acabei uma WU e ela foi enviada. No entanto os meus pontos não aumentaram. JGAlmeida

R - Existe apenas um servidor de estatisticas, e muitas maquinas a correr o Folding. Se a WU foi enviada mais dia menos dia ele acrescenta-a.

P11 -Fui espiolhar à pasta onde estão os FahCore, reparei que agora estão lá 3: 65, 78 e 79. O que é isso? ElectricFox

São os Cores diferentes para cada tipo de proteina?

Fahcore_65 = Tinker Core
Fahcore_78 = Gromacs Core
Fahcore_79 = Double Gromacs Core (Só os P4 HT e AMD64 podem foldar estas)
Fahcore_82 = Amber Core

Têm aqui os projectos em curso http://vspx27.stanford.edu/psummary.html

P12 - O cliente gráfico está a mostrar umas cores muito esquisitas. O que será? ElectricFox
R - O cliente gráfica usa OpenGL e isso é sintoma que precisa de actualizar os drivers da placa gráfica. Saquem os drivers dos respectivos fabricantes da vossa placa gráfica.

Existe um programa para testar o OpenGL dos drivers: LINK (Inglês)

P13 - Que tipo de erros de processamento de WU's que podem acontecer?
ElectricFox
R - Vejam na thread no fórum de Folding@Home: http://forum.folding-community.org/viewtopic.php?t=4824

P14 - Os cores utilizam as optimizações do CPU? Por ex. 3Dnow!, SSE...?
ElectricFox

R -
FahCore_65 - Tinker (3DNow!);
FahCore_78 - Gromacs (3DNow! e SSE);
FahCore_79 - Double Gromacs aka DGromacs (ver perg. 14 no fundo de página) (Só para CPU's que contenham as instruções SSE2);
FahCore_7A - Generalized Born Gromacs aka GBGromacs (ver perg. 14 no fundo de página) (Só para CPU's que contenham as instruções SSE2 - Core em fase de testes);
FahCore_96 - QMD Core (Só para CPU's que contenham as instruções SSE2 e que tenham as opções advmethods e bigWU's no cliente)
FahCore_82 - Amber (3DNow! e SSE);

P15 - Como se alteram as configuraçoes k se fazem ao inicio no modo consola depois de ja se terem feito a 1ª vez?
Nemesis11

1º Desliga o cliente
2º Apaga o ficheiro "client.cfg"
3º Inicia o cliente e faz a nova configuração

Já fiz isso varias vezes (para mudar a % de ocupação do cpu) e nunca perdi a WU que estava a processar. Ele simplesmente continuou de onde estava.
Se quizeres ter completa segurança, faz um backup da directoria a 1ª vez.

É capaz de haver algum parametro que se passe ao cliente, mas eu sempre fiz assim e é simples.

P.S. - Também já tentei editar o ficheiro "client.cfg" à mão (aquilo é um ficheiro de texto), mas se bem me lembro ele não aceitou as alterações.

Metodo alternativo: Cruzeta

desligas o cliente, abres a linha de comandos o corres o cliente com a opção -config no final. Ex: fah502-console -config e já tá, configuras tudo novamente.

P16 - O Folding gasta muito tráfego de Internet? Dazkarieh

R - Não. Cada WU tem, no máximo, 8Mb, Havendo uma opção para não fazer download de WU's com mais de 5Mb. O cliente faz o download da mesma, processa-a e envia-a, pelo que o tráfego utilizado é muito pouco.

P17 - Mudar do modo grafico para o modo consola e continuar a processar a WU que estão a foldar

If you want to switch to the console client and process the existing WU using the existing Folding@Home folder.

(1) Quit the GUI client using the menu that pops up when you right click on the F@H icon in the system tray.
(2)Go to Start>All Programs>Startup and delete the F@H shortcut.
(3)Open Windows Explorer and browse to the Folding@Home folder.
(4)Delete winFAH.exe
(5)Place the console client FAH502-Console.exe in the same F@H folder.
(6)Right click on FAH502-Console.exe and from the menu choose Send To > Desktop (create shortcut)
(7)If you want the console client to start when Windows starts, just drag the new console client shortcut to the Startup folder where the GUI client shortcut used to be.

If you want to retain the ability to switch between clients:

(1) don't delete the GUI client shortcut, just drag it out of the Startup folder to the desktop.
(2) Don't delete winFAH.exe, just leave it in the F@H folder.

This way you can use either client depending on which shortcut you use to start it.

IMPORTANT: Don't ever start both clients at the same time or you will corrupt the WU and have to start over from the beginning again!
 
Última edição pelo moderador:
P12 - O cliente gráfico está a mostrar umas cores muito esquisitas. O que será?

R - O cliente gráfica usa OpenGL e isso é sintoma que precisa de actualizar os drivers da placa gráfica. Saquem os drivers dos respectivos fabricantes da vossa placa gráfica.

Existe um programa para testar o OpenGL dos drivers: LINK (Inglês)

P13 - Que tipo de erros de processamento de WU's que podem acontecer?

R - Vejam na thread no fórum de Folding@Home: LINK (Inglês)

P14 - Os cores utilizam as optimizações do CPU? Por ex. 3Dnow!, SSE...?

R - FahCore_65 - Tinker (3DNow!);
FahCore_78 - Gromacs (3DNow! e SSE);
FahCore_79 - Double Gromacs (Só para P4 e AMD64 pois usa SSE2);
FahCore_82 - Amber (3DNow! e SSE. Corre o rumor q vai suportar SSE2 mas ainda n se sabe).
 
Acrescentados as questões do post anterior do ElectricFox que eu me tinha esquecido:( Sorry.

E mais uma pergunta com resposta do Nemesis11 e do Cruzeta:)
 
Eu sugeria também esta, que me fazem algumas vezes:

P - O Folding gasta muito tráfego de Internet?

R - Não. Cada WU tem, no máximo, 8Mb, Havendo uma opção para não fazer download de WU's com mais de 5Mb. O cliente faz o download da mesma, processa-a e envia-a, pelo que o tráfego utilizado é muito pouco.

Ou qualquer coisa assim. O contexto está lá. Se alguém souber construír melhor o texto, é bem vindo.

[[ ]]
 
P- Mudar do modo grafico para o modo consola e continuar a processar a WU que estão a foldar

If you want to switch to the console client and process the existing WU using the existing Folding@Home folder.

(1) Quit the GUI client using the menu that pops up when you right click on the F@H icon in the system tray.
(2)Go to Start>All Programs>Startup and delete the F@H shortcut.
(3)Open Windows Explorer and browse to the Folding@Home folder.
(4)Delete winFAH.exe
(5)Place the console client FAH502-Console.exe in the same F@H folder.
(6)Right click on FAH502-Console.exe and from the menu choose Send To > Desktop (create shortcut)
(7)If you want the console client to start when Windows starts, just drag the new console client shortcut to the Startup folder where the GUI client shortcut used to be.

If you want to retain the ability to switch between clients:

(1) don't delete the GUI client shortcut, just drag it out of the Startup folder to the desktop.
(2) Don't delete winFAH.exe, just leave it in the F@H folder.

This way you can use either client depending on which shortcut you use to start it.

IMPORTANT: Don't ever start both clients at the same time or you will corrupt the WU and have to start over from the beginning again!

ADICINADA À FAQ
CORRIGIDA GRANDE PARTE DA FORMATAÇÃO QUE MAIS PARECIA UM FILME DE TERROR. AINDA NÃO ESTÁ ACABADA DE CORRIGIR.
 
Última edição:
Posso desligar o PC quando estou a correr o Folding? Ele não vai perder a WU (workunit) que estou a processar?

Sim. Podes desligar o PC que quando reinicias ele continua o trabalho que estava a fazer. Não há qq problema. Ele vai guardando a informação, em default guarda de 15 em 15 minutos.

Qual é o modo mais facil de colocar a correr o Folding?
O modo mais facil de instalar o programa é pelo modo grafico. Ele arranca automaticamente sempre que reinicias. Com o tempo vais-te esquecer que ele está ali.
Não é o modo mais eficiente mas é o mais simples. O modo mais eficiente é o modo consola mas é um pouco mais trabalhoso. Não muito mas é:)

A adicionar.
 
Fahcore_79 = Double Gromacs Core (Só os P4 HT e AMD64 podem foldar estas)
Vocês têm a certeza disto? É que eu estou a foldar uma destas num Athlon XP-M 2500+ @ 2500Mhz e até ver o gajo ainda não se queixou... :eek:
fahc0ij.gif


Ok .. isto acabou de ficar mais estrnaho :confused: o meu portátil Pentium-M que suporta SSE2 está a foldar uma Fahcore_78... :confused:
 
Última edição:
Boas _freelancer_

estou a foldar uma destas (Double Gromacs) num Athlon XP-M 2500+ @ 2500Mhz
Bem, quando se disse que só P4 e AMD64 é que "podem" foldar isto o que se queria dizer era que o cliente neste caso tem uma preferencia por cpu's com instruções SSE2. Raramente cpu's sem essas instruções apanham cores DGromacs, e isto porque não rende (verifica lá no benchmark do FahMon quanto é que te está a dar em pontos por dia).

No entanto um CPU que tenha as instruções mais recentes pode apanhar qualquer core, embora eles tentem que o cliente rentibilize o que tem disponível (raramente funciona, but well...)

Cumps.
 
Update!

P14 - Os cores utilizam as optimizações do CPU? Por ex. 3Dnow!, SSE...?

FahCore_65 - Tinker (3DNow!);
FahCore_78 - Gromacs (3DNow! e SSE);
FahCore_79 - Double Gromacs aka DGromacs (ver perg. 14 no fundo de página) (Só para CPU's que contenham as instruções SSE2);
FahCore_7A - Generalized Born Gromacs aka GBGromacs (ver perg. 14 no fundo de página) (Só para CPU's que contenham as instruções SSE2 - Core em fase de testes);
FahCore_96 - QMD Core (Só para CPU's que contenham as instruções SSE2 e que tenham as opções advmethods e bigWU's no cliente)
FahCore_82 - Amber (3DNow! e SSE);
 
Boas, antes de mais gostaria de sugerir uma "inovação" para esta thread..., uma vez que as perguntas já são umas quantas, que tal abrir uma thread especifica para FAQ (fechada para evitar spam) cujo primeiro post são APENAS as perguntas e os restantes as respostas? desta forma poderia-se colocar um link em cada pergunta para o post respectivo, assim a thread além de ficar mais limpa, ficaria também menos confusa!

Agora umas perguntas que acho que deveriam ser adicionadas à FAQ (às quais não tenho resposta e gostaria de ter :P):

- Como criar uma sub-equipa?
- Como mudar/sair de uma sub-equipa?
- Os meus pontos são totalmente "enviados" para a sub-equipa?
- Como posso saber os pontos que "enviei" para a sub-equipa?


Não me lembro de mais questões..., mas gostaria mesmo de saber a resposta a estas ;)

abraços, HecKel
 
HecKel disse:
Boas, antes de mais gostaria de sugerir uma "inovação" para esta thread..., uma vez que as perguntas já são umas quantas, que tal abrir uma thread especifica para FAQ (fechada para evitar spam) cujo primeiro post são APENAS as perguntas e os restantes as respostas? desta forma poderia-se colocar um link em cada pergunta para o post respectivo, assim a thread além de ficar mais limpa, ficaria também menos confusa!

Agora umas perguntas que acho que deveriam ser adicionadas à FAQ (às quais não tenho resposta e gostaria de ter :P):

- Como criar uma sub-equipa?
- Como mudar/sair de uma sub-equipa?
- Os meus pontos são totalmente "enviados" para a sub-equipa?
- Como posso saber os pontos que "enviei" para a sub-equipa?


Não me lembro de mais questões..., mas gostaria mesmo de saber a resposta a estas ;)

abraços, HecKel

Esta thread podia continuar assim e o nosso site funcionaria nos moldes que prop~es com a vantagem que uma thread ou se metia em sticky ou perdia-se rapidamente no forum por falta de posts.

Realmente dava imenso jeito aumentarmos a FAQ. Principalmente a mim que respondo sempre às mesmas questões por mail.
Mias uma coisa para se tratar.

Sabes os pontos que envias para a sub-teams é impossivel.
Uma sub-team não é mais do que um nick para o qual várias pessoas participam:)
 
Metro disse:
Sabes os pontos que envias para a sub-teams é impossivel.
Uma sub-team não é mais do que um nick para o qual várias pessoas participam:)

Ou seja, o meu próprio nick pode ser uma sub-team, certo? As restantes questões também são impossiveis? Eu por exemplo não sei como "doar" os meus pontos a outro nick e não encontrei isto na FAQ :S e caso viesse a fazer gostaria sempre de saber o quanto "colaborei" com a sub-team (stats individuais), isto é mesmo impossivel de saber? Se sim sempre se podia adicionar à FAQ com esta mesma resposta, provavelmente existe mais gente com a mesma duvida que eu ;)

abraços, HecKel
 
Não podes "doar os teus pontos".
E é mesmo impossivel de saber quanto colaboraste na sub-team. A não ser que vás fazendo contas às prots que vais fazendo...

2. para saires basta mudares o nick para outro.
3. Os teus pontos são titalmente enviados À equipa, pois na teoria, não existem sub equipas, visto apenas serem um nick normalissimo, mas que varias pessoas foldam sob o mesmo nick
4.Não é possivel, tal como já expliquei em cima :)
 
Back
Topo