███ [FAQ] PSP – Perguntas Frequentes ███

Status
Fechado a novas mensagens.

.RaZor.

Power Member


De maneira a tentar diminuir o número de threads com perguntas muitas vezes básicas e desnecessárias, decidi criar então este tópico com respostas a perguntas frequentes. Realço para o facto de consultarem o manual do sistema sempre que tiverem alguma dúvida no funcionamento da PSP.

Listagem de perguntas:

Pergunta 1- Que tipos de PSP existem? Quais as diferenças entre elas?
Pergunta 2- Está previsto a saída de uma PSP2 ou algo do género?
Pergunta 3- Em que formato estão os jogos da PSP?
Pergunta 4- Que tipo de cartão de memória lê a PSP? Os cartões têm que ser obrigatoriamente os da SONY?
Pergunta 5- Para que serve os cartões de memória? Que capacidade têm?
Pergunta 6- Existem temas para a PSP? Se sim, o que mudam? Onde os coloco na PSP?
Pergunta 7- Não há maneira de mudar outras coisas no tema PSP como as waves ou a entrada no menu?
Pergunta 8- É possível navegar na Internet com a PSP?
Pergunta 9- Onde posso encontrar demos, vídeos, jogos, temas, wallpapers, mapas para o GPS, etc?
Pergunta 10- Para que servem as actualizações de software/versão/firmware? Passo mal sem as fazer? Onde as posso encontrar e como se fazem?
Pergunta 11- O que é o XMB?
Pergunta 12- O que significa WLAN? A PSP tem disso para quê?
Pergunta 13- Como crio um acess point de maneira a aceder à net com a PSP?
Pergunta 14- Dá para jogar jogos com outra PSP tendo só um jogo?
Pergunta 15- Não dá para ver vídeos do youtube na PSP. Porque não?
Pergunta 16- Costuma estar muita gente a jogar online? Onde posso encontrar uma lista de nicks de users da techzone?
Pergunta 17- Dá para usar portais no navegador de internet da PSP?
Pergunta 18- A PSP Fat tem infra-vermelhos. Para que serve exactamente?
Pergunta 19- Quantas horas dura a bateria da PSP?
Pergunta 20- Existem baterias com capacidades maiores? Como por exemplo?
Pergunta 21- Posso jogar PSP no ecrã da minha televisão?
Pergunta 22- Que acessórios existem para a PSP? Onde os posso encontrar?
Pergunta 23- Muitas vezes aparecem códigos de erro com muitos números. O que posso fazer para identificar o erro?
Pergunta 24- Que formatos de música são suportados pela PSP? Quais são os codecs de vídeo que suporta? Como converto vídeos para o formato da PSP?
Pergunta 25- Posso importar jogos de outros continentes e jogá-los na minha PSP PAL?
Pergunta 26- Quanto custa a PSP? Que cores existem em Portugal? O que é que o pack normal traz?
Pergunta 27- Que cabo é preciso para ligar a PSP ao PC? Onde o posso arranjar?
Pergunta 28- É possível ligar um disco externo à PSP?

Pergunta 29- Parti o ecrã à minha PSP. Posso mandar para a garantia?
Pergunta 30- Existe algum tutorial que me ajude a mudar o ecrã à minha PSP?
Pergunta 31- Pode-se mudar a capa da frente (faceplate) e a de trás (backcase) da PSP? Onde posso encontrar essas capas?
Pergunta 32- Quanto tempo tenho de garantia?
Pergunta 33- O que são dead pixels?
Pergunta 34- Como posso saber se tenho dead pixels?
Pergunta 35- Existe Messenger para a PSP?
Pergunta 36- A PSP traz algum emulador embutido de origem?
Pergunta 37- Onde posso arranjar saves para a PSP?
Pergunta 38- O que significa o último número nas nomenclaturas PSP-1001, 1002, 2001, etc?
Pergunta 39- A PSP tem rádio? Se sim, como posso ouvir rádios portuguesas?
Pergunta 40- Tenho um ícone na PSP a dizer Skype, o que é isso?
Pergunta 41- É possível ter vírus na PSP?
Pergunta 42- Como posso resolver os problemas de alimentação e bateria da PSP?
Pergunta 43- O que são os Homebrews?
Pergunta 44- O que é o Location Free Player presente no software da PSP?

Pergunta 45- É possível ler documentos na PSP?
Pergunta 46- Preciso de contactar a SONY. Qual é o número da assistência?
Pergunta 47- Como deve ser feita a manutenção do sistema PSP?
Pergunta 48- Tenho andado a pesquisar sobre a PSP e tenho ouvido falar sobre downgrades, custom firmwares, pandoras, e afins. Afinal o que são e para que servem?


_______________________________


Introdução - O que é a PSP?

Ora bem, a PSP (PlayStationPortable) é a primeira consola da Sony no mercado das portáteis. Além de dar para jogar, podemos ainda ver vídeos, ouvir músicas, ver fotos, navegar na net, entre outras coisas.

Pergunta 1- Que tipos de PSP existem? Quais as diferenças entre elas?

Existem dois tipos de PSPs. A série 1000 (conhecida como FAT, PHAT ou também como a PSP Original), lançada a 1 de Setembro de 2005 na Europa, a série 2000 (conhecida como a SLIM & LITE), lançada na Europa a 5 de Setembro de 2007 e a mais recente, a série 3000 que foi lançada na Europa a 15 de Outubro de 2008 a 199€.

As principais diferenças entre a FAT e a SLIM situam-se no tamanho e no peso.
Têm aqui uma imagem que mostra bem a diferença entre elas.
A Slim além de ser 33% mais leve e 19% mais fina, conta também com o dobro da memória interna (64MB) e com saída de TV que confere aos utilizadores a possibilidade de desfrutar dos seus jogos em resolução 480 x 272 e filmes em resolução SD em qualquer TV de varrimento progressivo. Tem também uma bateria mais fina e eficiente (1400mh). Não conta com Infravermelhos ao contrário da Fat. Existem outras pequenas diferenças a nível de aparência.

A série 3000, é idêntica à Slim mas com um ecrã com maior resolução e tons mais vivos. Conta também com a presença de microfone. (thanks
JohnTH) Para mais informações, consultar este tópico.

Pergunta 2- Está previsto a saída de uma PSP2 ou algo do género?

Oficialmente não. Mas tão cedo não deverá sair devido ao facto de a PSP 3000 ter saído há menos de um ano.

Pergunta 3- Qual é o formato de armazenamento dos jogos da PSP? Posso utilizar jogos PS one / PlayStation 2 com a PSP?

- O formato é o UMD (UniversalMediaDisc). Mais informações aqui.

- Não. O UMD é significativamente mais pequeno que os discos DVD / CD-ROM utilizados para os jogos da PS one e PS2 e, por conseguinte, muito mais adequado para utilização com a PSP. Pode-se no entanto jogar jogos da PS1 através do emulador pré-instalado na PSP. Para mais informações, ver resposta à pergunta 36.

Pergunta 4- Que tipo de cartão de memória lê a PSP? Os cartões têm que ser obrigatoriamente os da SONY?

A PSP reconhece apenas os cartões “MEMORY STICK PRO DUO” e podem ser de qualquer marca. No entanto existem cartões originais e cartões falsos. Para saber mais sobre este assunto, consultem este tópico.

Pergunta 5- Para que serve os cartões de memória? Que capacidade têm?

Servem para guardar saves, armazenar músicas, vídeos, fotos, demos, etc.

Os cartões vão de 32 MB até 16GB, passando pelos de 1GB, 2GB, e 4GB. Prevê-se que não fiquem por aqui a nível de capacidade.

Pergunta 6- Existem temas para a PSP? Se sim, o que mudam? Onde os coloco na PSP?

Existem. Mudam o fundo e os ícones. Para saber onde os colocar consultar este tópico.

Pergunta 7- Não há maneira de mudar outras coisas no tema PSP como as waves ou a entrada do menu?

Há. Mas só é possível com firmware pirateado.

Pergunta 8- É possível navegar na Internet com a PSP?

Tendo o firmware 2.00 ou superior instalado na PSP é possível navegar na Internet através de uma LAN (rede local) sem fios a partir de um ponto de acesso (típico para redes domésticas) ou Hotspot (típico para uso público/comercial).

Pergunta 9- Onde posso encontrar demos, vídeos, jogos, temas, wallpapers, mapas para o GPS, etc?

Existe uma zona criada para esse efeito. PLAYSTATION Store
Podes também ir à thread em sticky de demos e sacares alguns.

Pergunta 10- Para que servem as actualizações de software/versão/firmware? Passo mal sem as fazer? Onde as posso encontrar e como as posso fazer?

As actualizações de software servem, como o próprio nome indica, para actualizar o conteúdo do software, adicionando novas features ou corrigindo bugs. Para que conste, a primeira versão foi a 1.00 e a última lançada foi a 4.05.

Como é lógico, não há problema em não actualizar, excepto o facto de que novos jogos pedem versões novas para serem jogados.

As actualizações podem ser encontradas no site da PSP para a Europa.

As actualizações podem ser feitas através da opção actualização de rede na própria PSP (precisam de um ponto de acesso) ou através do PC.

No PC, fazem download da actualização (EBOOT.PBP) e passam esse ficheiro para a PSP para a pasta MS: PSP/GAME/UPDATE. Se não existir, basta cria-la. Depois de confirmares que está tudo no sítio certo e de certificares que tens a bateria a 100%, vais à PSP, ao separador jogos, Memory Stick e aí terás a tua actualização.

Pergunta 11- O que é o XMB?

O XMB (XrossMediaBar) é o menu da PSP onde podes encontrar os ícones. Mais informações aqui.

Pergunta 12- O que significa WLAN? A PSP tem disso para quê?

WLAN significa Wireless Local Area Network (Rede local sem fios). É desta forma que o sistema PSP comunica com outros sistemas através do Modo Ad hoc e com a Internet através de um ponto de acesso sem fios.
O Modo de Infra-estrutura também utiliza esta funcionalidade para estabelecer ligação a outros sistemas PSP.

Pergunta 13- Como crio um acess point de maneira a aceder à net com a PSP?

Consulta esta e esta thread.

Pergunta 14- Dá para jogar jogos com outra PSP tendo só um jogo?

Isso chama-se game sharing e depende do jogo. Para saber se um jogo suporta ou não basta procurar atrás na capa do jogo ou então consultar este link.

Pergunta 15- Não dá para ver vídeos do youtube na PSP. Porque não?

Porque o flash player do navegador da PSP é mais antigo que o necessário para visualizar os vídeos.

Pergunta 16- Costuma estar muita gente a jogar online? Onde posso encontrar uma lista de nicks de users da techzone?

Depende do jogo. Existe jogos com mais gente e outros com menos.

Para uma lista com os nicks consultar este tópico.

Pergunta 17- Dá para usar portais no navegador de internet da PSP?

Sim. Um muito conhecido é o chamado Windows Vista. Thread sobre ele.

Pergunta 18- A PSP Fat tem infra-vermelhos. Para que serve exactamente?

Para nada :D. A Sony nunca fez uma aplicação que usasse os infravermelhos. No entanto, através de homebrew já é possível usá-los.

Pergunta 19- Quantas horas dura a bateria da PSP?

Depende de vários factores tais como a intensidade da luz do ecrã, do volume e do facto de se estar a jogar, a ver vídeos ou a navegar na net. Mas em média, entre 3 a 6 horas.

Pergunta 20- Existem baterias com capacidades maiores? Como por exemplo?

Sim. Por exemplo esta.

Pergunta 21- Posso jogar PSP no ecrã da minha televisão?

Sim mas só se possuíres a PSP Slim. Para isso precisas de comprar o cabo para ligar à TV. Pelo que consta, só os cabos de componentes permitem jogar na TV enquanto os outros só permitem navegar no menu/XMB.

Pergunta 22- Que acessórios existem para a PSP? Onde os posso encontrar?



Media Manager para a PSP™

É fácil aproveitar ao máximo a tua PSP com este novo e gratuito pacote de software.


Go!Explore

Transforma a tua PSP num sistema de navegação GPS.


Go!Messenger



Efectua chamadas de voz e de vídeo com a tua PSP.


Auricular com comando à distância (para a PSP série 1000)


Fala com os teus amigos utilizando o Go!Messenger na PSP.


Auricular com comando à distância (para a PSP série 2000)


Contacta os teus amigos com o Go!Messenger ou Skype na tua PSP.


Media Manager PRO para PSP



Tira o máximo partido do teu sistema PSP com esta ferramenta de gestão intuitiva.


Cabo AV


Reproduz fotografias, vídeos e música utilizando a saída de TV (TV-out) da PSP Slim & Lite.


Cabo AV Componente


Acede a fotografias, vídeos e música no grande ecrã, utilizando a saída de TV (TV-out) da tua PSP Slim & Lite.


Go!Cam


Transforma a tua PSP numa câmara e capta vídeos e fotografias.


Bolsa para UMD & Pano Preto


Leva a tua colecção de UMD para onde quer que vás.


Memory Stick Duo


Guarda gravações de jogos, vídeos, música e fotografias e definições de rede.


Estação Base LocationFree TM


Assiste à televisão local na tua PSP, onde quer que estejas


Carregador de Bateria


Vais poder voltar a utilizar a tua PSP num abrir e fechar de olhos com o Carregador de Bateria super-rápido.


Bateria (PSP-110)


O entretenimento de qualidade em movimento requer uma bateria de desempenho elevado e é isso que a Bateria (PSP-110) te oferece.


Bateria (PSP-280)


Desfruta ainda mais da PSP com a Bateria (Número de modelo: PSP-280).


Adaptador AC


Precisas do Adaptador AC para recarregares a bateria do sistema PSP e poderes desfrutar de todas as espantosas capacidades do ecrã LCD.
Fonte

Existem várias lojas onde os podes encontrar, nomeadamente lojas online. Tanto esta como esta são completas em acessórios e rápidas na entrega.

Pergunta 23- Muitas vezes aparecem códigos de erro com muitos números. O que posso fazer para identificar o erro?

Consultar esta thread.

Pergunta 24- Que formatos de música são suportados pela PSP? Quais são os codecs de vídeo que suporta? Como converto vídeos para o formato da PSP?

A PSP com a mais recente actualização consegue ler em termos de aúdio:
- MP3
- MP4
- ATRAC3plus
- ATRAC3
- WAV
- WMA (é necessário activar a reprodução WMA)
- AAC(.MP4)
- AAC (.3GP)


Sobre codecs de vídeo e respostas a perguntas frequentes consultar
esta thread.

Pergunta 25- Posso importar jogos de outros continentes e jogá-los na minha PSP PAL?

Sim. Os jogos da PSP são Region Free no entanto os UMD vídeos e os UMD de música não o são.

Pergunta 26- Quanto custa a PSP? Que cores existem em Portugal? O que é que o pack normal traz?

A PSP de momento custa 169€ sem jogo. Com jogo pode atingir diferentes preços, dependendo do jogo.

Só existe a Slim à venda e pode ser encontrada nas cores Piano Black (Preto) e Ice Silver (Cinzento). Já existiram a amarela e a vermelha que vinham em packs com jogos mas já foram descontinuados. Isto em Portugal.
Para informações sobre packs, consultar este tópico.

Pergunta 27- Que cabo é preciso para ligar a PSP ao PC? Onde o posso arranjar?

Um cabo como este.

É um cabo muito comum que vem com máquinas fotográficas, telemóveis, etc. Em qualquer loja de informática terá.

Existem também cabos que além de trasferir dados, carregam a PSP. São os chamado 2 em 1 e que compensam em relação ao cabo normal.

Pergunta 28- É possível ligar um disco externo à PSP?

Definitivamente não.

Pergunta 29- Parti o ecrã à minha PSP. Posso mandar para a garantia?

Sim mas terás que pagar o valor do ecrã, pois a garantia apenas cobre falhas de hardware/software e não maus tratos do utilizador.

Pergunta 30- Existe algum tutorial que me ajude a mudar o ecrã à minha PSP?

Existe.

Pergunta 31- Pode-se mudar a capa da frente (faceplate) e a de trás (backcase) da PSP? Onde posso encontrar essas capas?

Sim, pode-se. Podes encontrar algumas aqui.

Pergunta 32- Quanto tempo tenho de garantia?

2 anos.

Pergunta 33- O que são dead pixels?

São pixels no ecrã da PSP que ficam sempre de uma cor.

Pergunta 34- Como posso saber se tenho dead pixels?

Procurar bem ao longo do ecrã. Convém usar imagens de diferentes cores pois o dead pixel pode ser de qualquer cor.

Pergunta 35- Existe Messenger para a PSP?

Sim. Chama-se Go!Messenger e vem por defeito com a versão de software 3.90. Pode encontrar uma lista de nicks de users da techzone aqui.
Este serviço apenas permite comunicar entre PSPs.

Pergunta 36- A PSP traz algum emulador embutido de origem?

Sim. É um emulador oficial de PS1 e vem por defeito a partir da versão 3.00. Os jogos podem ser encontrados na PLAYSTATION Store.

Pergunta 37- Onde posso arranjar saves para a PSP?

Por exemplo aqui.

Pergunta 38- O que significa o último número nas nomenclaturas PSP-1001, 1002, 2001, etc?

Significa a que região pertence a PSP. Para saber mais informações acerca deste assunto, visitem este link, escolham a série que desejam saber, e na zona horária e na definição de carácter verão de que região é.

Pergunta 39- A PSP tem rádio? Se sim, como posso ouvir rádios portuguesas?

Sim, tem rádio. Têm aqui um tutorial de como conseguir ouvir algumas rádios portuguesas.

Pergunta 40- Tenho um ícone na PSP a dizer Skype, o que é isso?

Antes de mais, o Skype é exclusivo das PSPs Slims. Com ele podes realizar chamadas através da Internet. Para isso precisas de um microfone (a nova PSP série 3000 já traz um incorporado). Para mais informações sobre o que é o Skype, ir aqui.

Pergunta 41- É possível ter vírus na PSP?

Tal como com qualquer hardware e software ligado a uma rede, a PSP pode ser susceptível a ataques maliciosos quando estiver ligada a uma rede. No entanto, não existem relatórios de ataques desta natureza ao sistema PSP. Para mais informações, visitar este link.

Pergunta 42- Como posso resolver os problemas de alimentação e bateria da PSP?

Para informações detalhadas de como resolver, ver este link.

Pergunta 43- O que são os Homebrews?

São aplicações não oficiais que os users da PSP fazem para tirar maior partido dela. No entanto estes só podem ser utilizados em firmwares pirtatas.

Pergunta 44- O que é o Location Free Player presente no software da PSP?


O LocationFree Player e a LocationFree TV são produtos suportados pela Sony Electronics. Com estes podes ver televisão na PSP através de Wireless.

Pergunta 45- É possível ler documentos na PSP?

Sim. Tendo o programa Media Manager no PC, existirá uma opção que se chama Document Mode e que permitirá passar documentos para a PSP. Ao transferir documentos é criado no sistema PSP um documento denominado Media Manager Documents.htm, que serve de índice dos documentos transferidos. Ao visualizar esta página utilizando o Navegador de Internet da PSP são apresentadas duas colunas para indicar o nome do documento e a sua data. Se o Modo de Apresentação do navegador da PSP estiver definido para Ajuste inteligente, o nome e a data do documento são agrupados. Para apresentar a página normalmente, define o Modo de Apresentação para Normal ou Ajustado.

Pergunta 46- Preciso de contactar a SONY. Qual é o número da assistência?

O número é o 707 23 23 10.

Pergunta 47- Como deve ser feita a manutenção do sistema PSP?

Consultar este link.

Pergunta 48- Tenho andado a pesquisar sobre a PSP e tenho ouvido falar sobre downgrades, custom firmwares, pandoras, e afins. Afinal o que são e para que servem?

São processos de pirataria e softwares não oficiais. No entanto as regras deste fórum não permitem o tratamento destes assuntos por parte dos users. Para mais informações consultar as Regras da categoria.

_____________________________________

Outros FAQ'S
Outros tópicos Importantes
Todo este FAQ foi feito por mim por isso é provável que esteja alguma coisa mal. Se assim for, por favor avisem. ;) Podem mandar também sugestões ou dicas por PM. Terei todo o gosto em adicioná-las.


.RaZor.​
 
Última edição:
Há um cabo para ligar a PSP ao PC e que dá também para carregar a PSP no PC é um cabo 2 em 1 que compensa muito mais que o simples que só da para ligar a PSP ao PC,justifica este pelo preço, tem o nome de Cabo 2 em 1 Transferência de Dados e Carregador PSP/PSP Slim que custa € 3,90
 
Há um cabo para ligar a PSP ao PC e que dá também para carregar a PSP no PC é um cabo 2 em 1 que compensa muito mais que o simples que só da para ligar a PSP ao PC,justifica este pelo preço, tem o nome de Cabo 2 em 1 Transferência de Dados e Carregador PSP/PSP Slim que custa € 3,90
Obrigado pela dica. ;) Já adicionei ao tópico.
.RaZor., 2 palavras

OPTIMO TRABALHO

poupará certamente alguns topics desnecessários

Bom trabalho!!! Acho que te esqueceste de meter sticky antes do nome... alguém que corrige isso se faz favor...:D:D:D
Obrigado ;)
 
Excelente trabalho, fica aqui um bom tópico de respostas rápidas para perguntas fáceis :D
Não querendo fazer publicidade a nenhum destas lojas acho que podias adicionar estas duas são ambas completas em acessórios e bastante rápidas na entrega.

*****

*****
 
Bom trabalho, se for necessário algum tipo de ajuda podes contar comigo.
Obrigado ;)
Sticky please!!!

MUITO BOM!!!
;)
Excelente trabalho, fica aqui um bom tópico de respostas rápidas para perguntas fáceis :D
Não querendo fazer publicidade a nenhum destas lojas acho que podias adicionar estas duas são ambas completas em acessórios e bastante rápidas na entrega.

*****

*****
Thanks pela dica ;) Já foi adicionado.

Dicas são sempre bem-vindas.
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo