[FAQ] PSP Wireless

silenx

Power Member
Isto não é nem por sombras uma FAQ completa sobre o assunto, mas decidi criá-la para todas aquelas pessoas que acham isto um bocado confuso. Vou tentar colocar algumas com o tempo, mas podem sempre sugerir alguma, bem como contribuir!


IMPORTANTE!

Leiam o manual que veio com a vossa PSP. Sim, é aquele livrinho cinzento/branco e com muitas folhas. Nele estão informações importantes, tais como, definir as opções para ter wireless na PSP, bem como outras questões, que por uma simples leitura ficavam logo resolvidas. Um aviso para aqueles que não sabem/não fazem caso: o botão para ligar/desligar o wireless, quando ligado, gasta mais bateria, por isso, toca a desligá-lo quando não está em uso.



-------------------------------------------------------------------------------
P: Quando faço scan para uma rede wireless diz que não encontra nenhuma.

R: Primeiro. Redes wireless não estão em todo o lado e não são magia. Ao contrário das redes de telemóveis, que cobrem mais de 90% do país, Wifi é local. Uma rede wireless existe apenas num espaço restrito de poucos metros do Ponto de Acesso ou do Router Wireless. Para poder estar online na PSP é preciso um ponto de acesso. Seja ele o de casa ou um hotspot. Também pode acontecer que o SSID esteja escondido. Se tiverem uma rede wireless e suspeitam que esse pode ser o problema vão ao manual nas páginas sobre SSID broadcast.


------------------------------------------------
P: Então, o que é que preciso para ficar online?

R: Um wireless access point ou router que suporte o protocolo 802.11b standard. Linksys, Bufallo, Conceptronics ou Belkin são excelentes para ter numa casa.


------------------------
P: O que é um hotspot?

R: É uma rede wireless disponível para o público. Alguns pontos no país (aeroportos, estações de caminhos de ferro, correios, MacDonnalds, etc...) oferecem acesso, embora a maioria seja a pagar qualquer taxa. Para saber como se faz a conexão falem com algum gerente da rede ou algum funcionário que possa servir de intermediário. Eles também vão avisar se é preciso pagar alguma taxa e como pagá-la.


--------------------------------
P: O que é a minha chave WEP?

R: A chave WEP é apenas uma password usada para conexão na rede wireless.
Normalmente ela é definida quando é instalada e configurada a rede wireless de casa. No entanto, alguns routers já têm a chave WEP activada/pré-definida e essa chave pode ser encontrada na sua documentação ou debaixo do router. NOTA: nem todos os routers têm essa chave. Algumas redes são completamente abertas, ou seja, apenas é preciso fazer o scan à rede, conectar, e já está!


--------------------------------------------------------------------
P: Acho que a minha rede wireless está aberta. O que faço agora?

R: Toca a pôr segurança na rede utilizando WEP, ou melhor ainda, WPA. Sem isto qualquer pessoa se pode conectar na tua rede e começar a fazer leeching na tua conecção de internet, mesmo debaixo do teu nariz, sem dares por isso. Se compraste o router, tiraste-o da caixa e ligaste-o é muito provável que esteja aberto. No manual da PSP está explicado como activar o WEP ou WPA (mais seguro).


-------------------------------------------------------------------
P: O meu router não deixa a minha PSP conectar-se usando WPA.

R: Precisas do firmware 2.00 ou superior para usar WPA.


-----------------------------------------------------------------------------------
R: Agora tenho tudo configurado, e com WPA, mas os downloads no Wipeout não funcionam
:'(

R: Calma. :) A solução é a seguinte: Isto acontece porque jogos mais antigos, como o Wipeout não permitem descarregar conteúdos ao usar WPA. Xunga... mas se queres fazer updates através do browser da PSP mete o seguinte bookmark: http://eu.playstation.com/ingame_sites/wop_eu/en/index.html. Agora já podes fazer download e manteres a encriptação WPA!:)


----------------------------------------
P: Posso ligar-me usando o cabo USB?

R: Não. Precisas de uma rede wireless para isso.


-------------------------------------------------------------------------
P: Posso simplesmente fazer scan e usar qualquer rede que encontre?

R: Tecnicamente sim, legalmente não. Em muitos países isso é classificado como roubo de serviços. Se fizeres scan, encontrares uma rede wireless e não é tua, usá-la pode ser perigoso, uma vez que se o dono/admin da rede descobrir pode acusar-te de um crime. Procura sempre permissão para usar uma rede que não é tua.



----------------------------------------------------------------------------------------
P: Tenho um código de acesso à rede no cartão vermelho que veio com a minha PSP. Será que se eu fizer scan para procurar uma rede e meter esse código, fico online?

R: Não. O que esse cartão permite é apenas registares um nickname no site www.yourpsp.com para jogos online.



---------------------------------------------------------------------------------------
P: Qual é o alcançe do sinal wireless? Porque é que uma parede/tecto afecta tanto o sinal?

R: Depende do teu router. Normalmente entre 15 a 30 metros. A distância mencionada na caixa de cartão da PSP é o alcançe MÁXIMO esperado para a PSP, isto em linha de vista directa para o router, se o tempo estiver bom e a PSP estiver nas condições ideiais de temperatura/pressão/humidade ( o que na realidade nunca está ). Wireless são apenas ondas rádio, parte do espectro electromagnético. Ao contrário do sinal dos telemóveis, que penetra tijolo, betão e metal, o sinal Wireless não. Um exemplo? Quando passam por baixo de uma ponte ou de um túnel, o rádio do vosso carro pára de tocar uma emissão. Os routers wireless não têm poder suficiente para fazer broadcast a longas distâncias. Se tens uma PSP numa casa com várias divisões, espera obter entre 7-10 metros de distância e não aquela citada na caixa da PSP...


-----------------------------------------------------------------------
P: Como é que posso configurar a minha rede para uma rede segura?

R:
  1. Instalar o firmware 2.00+ na PSP, que permite usar encriptação WPA, muito mais segura. Para o resto consultar o manual do access point ou router wireless.
  2. A seguir, modificar o SSID por defeito (se tiver por defeito torna-se mais fácil alguém o identificar por fora...).
  3. Agora desliga a opção SSID broadcast. Assim, ninguém de fora encontra a tua rede "acidentalmente".
  4. Activar a encriptação WPA. Ter em atenção que deve ser Pre Shared Key e TKIP.
  5. Activar a filtragem de MAC address's e adiciona todos os MAC address's que necessitas, incluindo o da PSP.
  6. Modificar a password de admin do router. Por defeito é "password". :P
-----------------------------------------------------------------------
P: Deu-me um erro de DNS. E agora?

R: Possíveis soluções:

1. Desligar o modem e o router (se tiverem um) cerca de 30-60 segundos. Ligar 1º o modem. Aguardar 30-60 segundos e depois ligar o router. Pode parecer estranho, mas muitas vezes resolve o problema.

2. Continuar várias vezes a tentar estabelecer a ligação. Num dado momento pode não dar, mas no outro já dá...

3. Ir a Settings -> Power Save Settings -> WLAN Power Save e ter a certeza que está "off". Às vezes o problema pode residir aí.

4. Às vezes o problema pode ser devido ao firmware do router. Actualizar se necessário.

______________________________

Tutoriais relacionados:
Guias úteis sobre funcionamento em rede wireless:
 
Última edição pelo moderador:
silenx disse:
Pegunta adicionada hoje (às 12:38h):
"Deu-me um erro de DNS. E agora?"


falta explicar que o erro de DNS pode surgir aquando demora demasiado tempo a aceder a uma página ... isto já me aconteceu... e até mesmo quando o router tem limite de IP's e estão a tentar aceder mais users que o nº de IP's disponiveis e temporáriamente a PSP perde o IP.
 
Morpheus disse:
falta explicar que o erro de DNS pode surgir aquando demora demasiado tempo a aceder a uma página ... isto já me aconteceu... e até mesmo quando o router tem limite de IP's e estão a tentar aceder mais users que o nº de IP's disponiveis e temporáriamente a PSP perde o IP.

Estas enganado. Quando demora demasiado tempo a acder a uma pagina pura e simplesmente diz, O PEDIDO EXCEDEU O TEMPO.Quando o router tem limite de ips tbm nao te da erro de dns, diz para verificares as configuraçoes de segurança, bla,bla.
 
PSP Wireless

Boas é a minha 1ª vez aki no techzone, bem eu vou comprar uma PSP (white) e tenho um router. ja experimentei e n deu e keria k me explicassem
 
wireless

boas ja tenho a minha psp desde terça e ja utilizei a net
é excelente!:lol: vais onde kiseres e akilo poe-te a versao 2.80 e têm k ir instalar umas cenas onde diz definiçoes de sistema.....tema .....etc.....para poderem ir para alguns sitios têm de por isso a funcianar..........ATENÇAO: nao faz mal nehum akilo so pode para por a funcionar........hehe..........
 
É possível aceder a net usando o wireless de um portatil como acess point? (estando o portatil ligado a net por cabo).
Acho que seria algo como foi explicado aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=100378
mas para a PSP, certo?

porque é que raio temos de usar uma faq da NDS para explicar cenas para a PSP aquando já existe uma FAQ criada à bueeeee por mim? http://www.techzonept.com/showthread.php?t=78102 é so uma questão de usar o search
 
Aviso já: Fiz search ...
Funcionamento da PSP com Kit Sapo ADSL sem fios.
É na boa? Alguem tem?
Estou a pensar comprar, mas gostava de opinião dos "experts" (graxista!!!!) .
Nunca joguei online e estou mortinho por .... :D
 
podem me ajudar?

eu na minha psp,kuando encontro um hotspot e tento aceder ,na parte de obtencao do ip akilo ,nao me da o ip(excede o tempo ) :S
 
Back
Topo