DreamCast [FAQ] SEGA® Dreamcast

RES_PT

Power Member
[FAQ] SEGA® DREAMCAST



dreamcastlogop.png




A Dreamcast® foi a última consola de videojogos produzida pela SEGA®,sucedendo a consola SEGA Saturn®. O objectivo da sua produção era recuperar o mercado dos videojogos com um sistema de 6ªgeração. Foi a consola mais avançada da sua época e a mais completa de sua geração.

O seu desenvolvimento iniciou-se pela produção de dois projectos distintos, o projecto Black Belt que foi desenvolvido pela SEGA® americana em conjunto com a 3Dfx®, enquanto a SEGA® japonesa desenvolveu o projecto Dural em conjunto com a NEC® e a Hitachi®. No final, o projecto Dural acabou por ser o escolhido, o que levou á equipa de desenvolvimento do Black Belt se afastar da SEGA®. Entretanto o projecto Dural foi renomeado como Katana, até finalmente receber seu nome definitivo: Dreamcast®.

O lançamento da Dreamcast® no Japão em 1998 foi um sucesso, esgotando as 150.000 unidades disponíveis em um único dia, já nos Estados Unidos foi batido o recorde de vendas com 500.000 unidades só na data de lançamento, em 1999, ano em que tambem foi lançada na Europa.


Fabricante: SEGA®
Tipo: 6ª Geração
Lançamento: 1998 Japão | 1999 América/Europa
Descontinuado: 2001-2006
Unidades vendidas: 10,6 milhões
Sistema Operativo: Windows CE® DirectX
Mídia: GD-ROM | CD
Drive: Yamaha® 12x(max) 128Kb
CPU: Hitachi® SH4 200 Mhz 128bits (RISC)
Chipset: CLX Chipset® (Katana) 8Mb
Memória: 26Mb RAM
Armazenamento: VMU
Gráficos: NEC® PowerVR Series II 8Mb 100 Mhz
Som: Yamaha® SISP 2Mb 45Mhz
Controladores: 1-4
Conectividade: Conexant® Modem Fast Ethernet HSP 33,6Kbps(Japão/Europa) 56Kbps(E.U.A) | Neo Geo Pocket
Serviços online: SegaNet | Dreamarena
Jogo mais vendido: Sonic Adventure
Antecessor: Sega Saturn®


O que é a 6ª Geração?
Na história das consolas de videojogos, a 6ª geração é o conjunto de consolas 128-bit lançadas a partir de 1998, mais especificamente a SEGA Dreamcast®, a PlayStation® 2, a Nintendo® GameCube e a X-Box. Esta 6ª Geração é marcada pela entrada da gigante americana Microsoft® no mercado dos videojogos, bem como pelo facto de ser a última geração de aparelhos na qual a SEGA® ainda actuava na área das consolas.


Quais as caracteristicas do Windows CE®?
A Dreamcast® utiliza a versão Windows CE® como sistema operativo, desenvolvido pela Microsoft®, que pode ser comparado ao Windows 95/98/Me, com poucas diferenças, mas significativas em seu modo de configuração. Este sistema operativo suporta o DirectX® directamente das bibliotecas gráficas do GD-ROM, com nenhuma sobrecarga no processador central, tornando o jogo o mais realístico possível.


O que significa GD-ROM?
GD-ROM significa Giga Disk Read-Only Memory, este tipo de CD tem uma capacidade de armazenamento muito superior a um CD-ROM normal. Enquanto o CD-ROM normal tem uma capacidade de armazenamento de 640Mb, o GD-ROM possuí cerca de 1Gb. O GD-ROM foi desenvolvido pela Yamaha®, para evitar a pirataria, pois o sistema de GD-ROM da Dreamcast® é específico para esta consola. Além do GD-ROM, para assegurar uma taxa de transferência perfeita entre o disco do jogo (GD-ROM) e o sistema operativo, a velocidade de movimentação do GD-ROM dentro da Dreamcast® chega a 12 velocidades(12X), que pode carregar a memória do sistema em apenas 15 segundos.


O que é um VMU?
O Visual Memory Unit ou VMU é um cartão de memória da SEGA Dreamcast® para armazenamento dados, com a capacidade de 128Kb - 256 blocos de 512 bytes cada, sendo 200 acessíveis ao usuário. Possui uma tela monocromática e botões de operação para que seja possível a execução de jogos simples desenvolvidos especialmente para o VMU, e gerenciar informações armazenadas. Pode-se efectuar a conexão entre dois VMU's para troca de informações.

É possivel conectar a consola à Internet?
Sim, a Dreamcast® possui um modem de "Linha de telefone", adquirindo um adaptador de banda larga é possivel a conexão com ADSL/LAN.

Existem acessórios para esta consola?
Bastantes, fica aqui a lista com alguns:


VMU: Dispositivo de armazenamento que se conecta ao comando Dreamcast®, é utilizado para gravar informações dos jogos.
Dreamcast Mouse: Rato utilizado em alguns jogos e no navegador na Internet.
Dreamcast Keyboard: Teclado usado em alguns jogos e no navegador na Internet.
Dreamcast Fishing Rod: Cana de pesca utilizada em jogos de pescaria.
Dreamcast Arcade Stick: Joystick do tipo arcade.
Jump Pack/PuruPuru Pack: Dispositivo que conectado ao comando Dreamcast®, emite vibrações em consequência dos acontecimentos nos jogos.
Broadband Adapter: Adaptador de banda larga, dispositivo que pode ser conectado no lugar do modem, permitindo conexão com ADSL e LAN em alguns jogos e algumas versões do navegador na Internet.
Controle Dance Dance Revolution: Tapete para jogos de dança.
Controle Densha De Go!: Controlador para simulador de comboios.
Controle Pop N' Music: Controlador para o jogo Pop N' Music.
Dream Karaoke: Dispositivo de karaoke.
Dreameye: Dispositivo para video-conferências via Internet, grava pequenos vídeos e tira fotos com 3 mega pixels.
Light Gun: Arma compatível com VMU e Jump Pack, parajogos de tiros do estilo The House of The Dead 2
SVGA Box: Acessório que permite conectar a Dreamcast® a um monitor de PC, TV de LCD ou plasma.


Caracterização do Comando Dreamcast®

Botão Direcional Analógico "Thumbpad"
Botão Direcional Digital
2 Gatilhos Analógicos (L & R) |
Botão Digital "Start" com a forma de um Triângulo
Botão Digital "A" na Cor Vermelha
Botão Digital "B" na Cor Azul
Botão Digital "X" na Cor Amarela
Botão Digital "Y" na Cor Verde

Cada botão digital ("A","B","X","Y") tem um ponto de alto relevo indicando a posição do comando.

Portas de expansão: 2 slots para conexão de acessórios, cada slot tem dois conectores(Entrada/Saída).

Na frente do comando existe um espaço para a visualização do ecrã do VMU.



Por Concluir...
Caso haja interesse em ajudar a completar o FAQ, faça o favor PM.
 
Última edição:
O Windows CE era considerado um segundo SO da Dreamcast (nao foram assim tantos jogos que sairam a correr neste SO), digamos que era um caminho facil para os developers que convertiam os jogos apesar de nao trazer os melhores resultados.
O SO principal da Dreamcast foi desenvolvido pela SEGA, e permitia trazer melhores resultados que o segundo.
De resto bom topico.
 
A sega ainda vai fazer uma nova consola vao ver!

o proprio criador das consolas anteriores da Sega, incluindo a Dreamcast, deu uma entrevista a pouco tempo a afirmar mesmo isso, nomeadamente a dizer que adorava criar jogos, mas nada mais lhe dava prazer senão criar uma consola.
Quando isso acontecer, irão certamente criar algo para entrar no mercado a matar.
 
Back
Topo