FAQ : Vodafone Duplex ADSL

EditioN-

Power Member
bannercasagc6.gif


Boa Noite,

Apesar de já existir um Tópico sobre a Vodafone Duplex ADSL, acho que eera importante (possivelmente para sticky) um FAQ para responder ás várias perguntas (muitas delas repetidas) que existem sobre o serviço, algumas delas até puderam responder a perguntas para outros serviços ADSL também.

Desde já aconselho aderirem á Vodafone Duplex numa loja Vodafone, para o processo ser mais rápido.

-----------------------------------------------------------------------------------------
P : Em que situações terei que pagar a Activação de Linha (90€)

R : Na promoção actual, existe a oferta da activação da linha, já não sendo preciso pagar os 90€

-----------------------------------------------------------------------------------------

P : Ah e tal Contratei 24Mb e so tenho (1,2,3,4,5,etc..)Mb

R : Ok, isto é ADSL, as velocidades dependem de TUDO! (Distãncia da Central, Qualidade da Linha, uso ou não uso dos microfiltros, etc..) O principal problema das velocidades é a distãncia da central. Este problema por mais chato que seja não é da Vodafone mas sim da PT ( a responsável por toda a ligação FISICA da adsl).

Como existem várias duvidas das localizações das centrais deixo aqui um ficheiro que terão que usar com o GOOGLE EARTH:
LINK do GOOGLE EARTH : http://dl.google.com/earth/client/branded/redirect/Google_Earth_BZXD.exe
LINK DAS CENTRAIS (DEPOIS DE INSTALAR O GOOGLE EARTH, BASTA CLICAR DUAS VEZES NESTE FICHEIRO): http://www.box.net/shared/6qbn23ixy7.

Quem não souber ver a atenuação da linha use a régua do google earth e calcule a distãncia, que depois pode ter uma ideia das velocidades ( ESTE MÉTODO PODE NÃO SER EXACTO )
Código:
             ADSL    ADSL2   ADSL2+  TotalMax 
---------------------------------------------- 
   500m     8Mbps   +4Mbps  +12Mbps   24Mbps 
  1000m     8Mbps   +4Mbps  +10Mbps   22Mbps 
  1500m     8Mbps   +3Mbps   +9Mbps   20Mbps 
  2000m     8Mbps   +3Mbps   +6Mbps   17Mbps 
---------------------------------------------- 
  2500m     8Mbps   +1Mbps   +3Mbps   12Mbps 
  3000m     6Mbps   +1Mbps   +1Mbps    8Mbps 
---------------------------------------------- 
  3500m     5Mbps   +0Mbps   +0Mbps    5Mbps 
  4000m     4Mbps   +0Mbps   +0Mbps    4Mbps 
  4500m     2Mbps   +0Mbps   +0Mbps    2Mbps 
  5000m     1Mbps   +0Mbps   +0Mbps    1Mbps 
---------------------------------------------- 
  5500m     0Mbps   +1Mbps   +0Mbps    1Mbps 
  6000m     0Mbps   +0Mbps   +0Mbps    0Mbps

Se conseguirem ver o valor da atenuação da linha puderam ver neste quadro, este método é bastante exacto para saber realmente a velocidade possivel ( o valor máximo mesmo assim pode não ser atingido pois pode haver bastante ruido na linha o que faz a ligaçao ADSL com quedas, para resolver as quedas de linha o operador costuma subir o SNR (Signal-to-noise ratio -- http://en.wikipedia.org/wiki/Signal-to-noise_ratio) o que faz a velocidade descer mm apesar da atenuação.) :

adsllinerateattenuationpr7.gif



BOM SITE PARA SABEREM A VOSSA ATENUAÇÃO e SNR!!!
http://www.kitz.co.uk/adsl/frogstats.htm

-----------------------------------------------------------------------------------------

P : Quanto tempo demorará a activação do serviço Vodafone Duplex ADSL?

R : Bem, isto nunca é certo, puderá ser uma semana, um mês, mês e meio ou mais ainda.
Pelo que tenho visto a activação mais demorada é para quem era cliente PT, ou pediu linha nova. O prazo máximo definido pela anacom é de 1 mês e meio para esta alteraçao ocurrer mas ás vezes muitas das operadoras não cumprem.
Pelo que tenho visto da oni,clix,tele2 etc.. entre 2 e 4 semanas.

-----------------------------------------------------------------------------------------

P : Quero abrir as portas do router e não sei faze-lo.

R : Bem não posso ser eu a explicar isto pois cada router tem uma maneira diferente de o fazer, mas fica o link com a explicaçao para os variados routers existentes:
http://portforward.com/routers.htm

-----------------------------------------------------------------------------------------

P : É possivel mudar de ip na vodafone?

R : Sim, é possivel. O ip da vodafone é basiado em mac address. Não testei nada disto mas já me disseram que seria possivel, tentem googlar changing router mac address, ou qualquer coisa parecida.

-----------------------------------------------------------------------------------------

P : Posso usar outro router para além do router da vodafone? E que configurações devo usar??

R : Sim, é possivel usar qualquer outro router ADSL2+, sem ser o fornecido pela vodafone, mas para puderem usar com a Vodafone Duplex ADSL devem-no configurar assim :
(ROUTERS ADSL2+)
Parâmetros Base:
- VPI/VCI: 0.35
- Tipo de Ligação: IPoATM(ocasionalmente referido como RFC 1483 ou EthoA) em bridged mode.
- Obtenção de endereço IP via DHCP
- Não é necessário inserir qualquer username ou password na configuração do equipamento
- Encapsulation: LLC
- QoS Class: UBR
- PCR/SCR/MBS: 4000/4000/10

Parâmetros específicos que variam conforme o Router:
- DSL Modulation: ADSL 2+
- Username: [deixar em branco]
- Password: [deixar em branco]
- PPoE passthrough: desligar sempre que exista
- IP Address: 0.0.0.0 /automático/em branco
- Subnet Mask: 0.0.0.0 /automático/em branco
- Default Gateway: 0.0.0.0 /automático/em branco
- PVC Mapping: disable
- Tipo de Ligação: IPoATM (ocasionalmente referido como RFC 2684 ou RFC 1483) em routed mote.
- Obtenção de endereço IP via DHCP
- Não é necessário inserir qualquer username ou password na configuração do equipamento

-----------------------------------------------------------------------------------------


P : O que devo fazer para poder ligar o router da vodafone a outro router (possivelmente Wireless)

R : Bastantes dúvidas aqui, é possivel ligar o router fornecido pela vodafone (ou outro adsl) a outro router para poder expandir a rede (provavelmente wireless)
Para fazer isto não é dificil.
O ideal seria por o router da vodafone em bridge mode, como não é possivel pois é uma opção bloqueada pela vodafone , devesse fazer assim:
Ligar o Router Vodafone á porta WAN do vosso outro router,
Aceder á página do router (provavelmente será http://192.168.1.1 ir a DHCP Settings (ou algo parecido) e no WAN IP ou onde tiver (192.168.1.1) mudar para por exemplo 192.168.2.1 , em principio deve ser só isto e ficam com a internet ligada!!

-----------------------------------------------------------------------------------------

P : Qual é o período de permanencia na Vodafone Duplex ADSL?

R : Este perído é de momento 24Meses, e não tem renovação automática como muitos ISP´s têm, quer dizer que por exemplo passaram 26 meses e querem sair do serviço, podem sair a vontade sem pagar mais por isso!

-----------------------------------------------------------------------------------------

P : É possivel desbloquear o router vodafone para poder por exemplo por o router em bridge mode??

R : É possivel, mas só no fim do período de permanencia!! Quando este acabar podem se dirigir a uma loja Vodafone e pedir o desbloqueio do router sem ter que pagar por isso!

-----------------------------------------------------------------------------------------

OK, para já fico-me por aqui, mas ainda vou adicionar mais coisas, deixem a vossa opinião e MAIS DUVIDAS!! Qualquer coisa que achem Importante adicionar é só dizer!

Algumas cenas úteis:

Apoio Técnico Duplex ADSL : 16913 (recomendo contactarem durante o dia para resolverem as coisas mais rápido que eles durante a noite só adiam as coisas)

Linha Comercial Vodafone : 16912

WebChat : https://webchat.vodafone.pt

Tarifários!! : http://www.vodafone.pt/main/Particulares/vodafonecasa/DuplexAdsl/tarifarios/

cumps!!
 
Última edição:
ADSL2+ TotalMax
----------------------------
500m +12Mbps 24Mbps
1000m +10Mbps 22Mbps
1500m +9Mbps 20Mbps
2000m +6Mbps 17Mbps
----------------------------
2500m +3Mbps 12Mbps
3000m +1Mbps 8Mbps
---------------------------
3500m +0Mbps 5Mbps
4000m +0Mbps 4Mbps
4500m +0Mbps 2Mbps
5000m +0Mbps 1Mbps
---------------------------
5500m +0Mbps 1Mbps
6000m +0Mbps 0Mbps

esta tabela assim nao tem qualquer utilidade, falta aí a coluna ADSL
visto isso sera diferença entre adsl e adsl2+
 
OK, fiz as alterações e organizei melhor as perguntas.
Mais sugestões são bem vindas!

Agradecia que depois de darem ideias ou erros e esses forem corrigidos apagassem os vossos posts para manter a thread limpa.

Cumps!
 
Última edição:
podes acrexentar k o router passado 12 meses podes desbloquiar lá o router gratuitamente , e que nao existe renovaçao automatica de contrato, ou seja podes ter 13 meses o contrato e cancelar no dia a seguir sem deve nada a ninguem.
 
Uma dica, para quem tem que instalar a linha da PT não deixem ser a Vodafone a tratar disso. Se pedirem a activação/instalação da linha PT à vodafone vai demorar cerca de 1 mês até a linha ser instalada. Se pedirem directamente à PT nem 3 dias demoram, tenham é em atenção em referir à PT que não querem fidelização nenhuma.
 
gostaria de referir o exelente trabalho do edition por mim ja seria moderador é um sinhor um mister , outra coisa que podes aconselhar é tratar directamente na loja o processo com alguem evitar mandar pela net ou por correio etc
 
P : É possivel mudar de ip na vodafone?

R : Sim, é possivel. O ip da vodafone é basiado em mac address. Não testei nada disto mas já me disseram que seria possivel, tentem googlar changing router mac address, ou qualquer coisa parecida.

Há aqui qualquer coisa que não está a bater certo, pois segundo a FAQ da Vodafone:

Posso ter um endereço IP fixo?

A Vodafone não disponibiliza serviço de IP fixo para clientes residenciais.

Porque se fala em alterar mac adress, se o IP é dinâmico, ou seja, muda sempre que se efectuar uma nova ligação?

Ou será que estamos a falar de coisas diferentes? Se for o caso, elucidem-me por favor, porque eu agora fiquei confuso...

Cumps!
 
Ao contrario do Sapo ninguem sabe ao fim de quanto tempo o ip da vodafone muda, No caso do sapo é sempre que a ligação cai no caso da Tvcabo é 1 vez por semana, No caso da Vodafone ha reports que o ip ja ficou o mesmo durante mais de 1 mes.

Mas o ip da vodafone não é fixo
 
Ah, pronto. Por acaso desconhecia esse facto.

É que pela minha experiência (com Sapo e Simplesnet) o IP muda sempre que efectuava uma nova ligação. Por isso fiquei com a impressão que era assim pra todos os ISPs.

Sempre a aprender! :P


Cumps!
 
Boas tardes!

Qual a melhor opção e mais rápida, fazer a adesão numa loja fisica ou através da Internet?

É que se eu comprar o router wi-fi pela net, compensa muito mais do que comprar na loja (20€ - 40€) ...

E há uma coisa que eu reparei no site...
- Há a parte que é para fazer a "Subscrição" do contrato que eu desejo, e aí não pede o equipamento que eu quero (acho)

- E depois tenho a parte de "Equipamentos" que eu posso encomendar e aí dentro vem o "Formulário de Activação ADSL" ...

Então a minha dúvida é, se eu comprar o equipamento apenas online eu recebo o contrato (??) e depois só terei que entregar o contrato numa loja física? E será que eu tenho a opção de "Activação Imediata" em que eles me fornecem a Portable Box até eu ter a ligação activada (e a linha de tlf) ?


E o mais certo é eu estar aqui a fazer uma grande confusão sem necessidade... Bastando ir à loja, fazer o contrato e depois então comprar o router Wi-Fi pela net :P .... não? :P
 
Última edição:
Ao contrario do Sapo ninguem sabe ao fim de quanto tempo o ip da vodafone muda, No caso do sapo é sempre que a ligação cai no caso da Tvcabo é 1 vez por semana, No caso da Vodafone ha reports que o ip ja ficou o mesmo durante mais de 1 mes.

Mas o ip da vodafone não é fixo

Tvcabo uma semana? tá bom tá... Já tive o meu da gama 81.84.32.xx e tive-o por mais de 3 meses :o
 
Muito boa noite,

Gostaria antes de mais de dar os parabéns ao edition, pela boa explicação.

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas que tenho visto por ai...

A Vodafone ADSL, nao tém ip fixo, o router tenta sempre buscar o último ip utilizado se o mesmo estiver disponivel.

Quanto á Sapo ADSL, é renovado sempre que for reiniciada a ligacao e automaticamente após 36h, na Telepac é após 72h.

Eu tenho Vodafone ADSL, e foi um bixo de sete cabeças para aderir, era cliente ONI, e tive 2 meses para ter o serviço, e quando activaram tive uma semana sem telefone, e tive que comprar o router deles (45€ na altura promo.) porque o que tinha (SAPO ADSL) tem o firmware bloqueado e não dá para utilizar o IPoA.. etc etc..
Também fiquei na promoçao dos 24Mbits por € 10 até junho, mas infelizmente so consigo obter 5Mbit no máximo, estou um pouco longe da central, whatever chega-me bem ;)

Até agora so acho péssimo o atendimento da vodafone, de resto nao tenho tido mais problemas, nem tenho pachorra de me chatiar com eles.

Portanto, áqueles que pensam em mudar de ISP, informem-se bem 1º :)
 
Boas,

Isto é uma questão de segurança:

Adquiri o serviço ADSL Vodafone Duplex e agora tenho algumas questões sobre segurança. Não sou nem nunca fui um entendido em redes wireless, por isso peço a vossa ajuda, se possível.

SpeedTouch_WLAN_SpeedTouchBD0E3E.gif

Tendo a opção 'Permitir Novos Dispositivos' activada para reconhecer qualquer dispositivo automaticamente, isto poderá afectar a minha ligação? Como posso alterar esta configuração?



SpeedTouch_Dispositivos%20da%20rede%20local.gif

Por ultimo gostaria de saber se é normal existir estes dispositivos de rede local, identificados como 'unknown', e o que podem ser.

Obrigado pela atenção.
Abraço
 
Back
Topo