1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

FAQ : Vodafone Duplex ADSL

Discussão em 'Vodafone' iniciada por EditioN-, 11 de Janeiro de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 8806)

1. EditioN-

EditioN- Power Member

Boa Noite,

Apesar de já existir um Tópico sobre a Vodafone Duplex ADSL, acho que eera importante (possivelmente para sticky) um FAQ para responder ás várias perguntas (muitas delas repetidas) que existem sobre o serviço, algumas delas até puderam responder a perguntas para outros serviços ADSL também.

Desde já aconselho aderirem á Vodafone Duplex numa loja Vodafone, para o processo ser mais rápido.

-----------------------------------------------------------------------------------------
    P : Em que situações terei que pagar a Activação de Linha (90€)

R : Na promoção actual, existe a oferta da activação da linha, já não sendo preciso pagar os 90€

-----------------------------------------------------------------------------------------

P : Ah e tal Contratei 24Mb e so tenho (1,2,3,4,5,etc..)Mb

R : Ok, isto é ADSL, as velocidades dependem de TUDO! (Distãncia da Central, Qualidade da Linha, uso ou não uso dos microfiltros, etc..) O principal problema das velocidades é a distãncia da central. Este problema por mais chato que seja não é da Vodafone mas sim da PT ( a responsável por toda a ligação FISICA da adsl).

Como existem várias duvidas das localizações das centrais deixo aqui um ficheiro que terão que usar com o GOOGLE EARTH:
    LINK do GOOGLE EARTH : http://dl.google.com/earth/client/branded/redirect/Google_Earth_BZXD.exe
    LINK DAS CENTRAIS (DEPOIS DE INSTALAR O GOOGLE EARTH, BASTA CLICAR DUAS VEZES NESTE FICHEIRO): http://www.box.net/shared/6qbn23ixy7.

Quem não souber ver a atenuação da linha use a régua do google earth e calcule a distãncia, que depois pode ter uma ideia das velocidades ( ESTE MÉTODO PODE NÃO SER EXACTO )
    Código:
                 ADSL    ADSL2   ADSL2+  TotalMax 
    ---------------------------------------------- 
       500m     8Mbps   +4Mbps  +12Mbps   24Mbps 
      1000m     8Mbps   +4Mbps  +10Mbps   22Mbps 
      1500m     8Mbps   +3Mbps   +9Mbps   20Mbps 
      2000m     8Mbps   +3Mbps   +6Mbps   17Mbps 
      2500m     8Mbps   +1Mbps   +3Mbps   12Mbps 
      3000m     6Mbps   +1Mbps   +1Mbps    8Mbps 
      3500m     5Mbps   +0Mbps   +0Mbps    5Mbps 
      4000m     4Mbps   +0Mbps   +0Mbps    4Mbps 
      4500m     2Mbps   +0Mbps   +0Mbps    2Mbps 
      5000m     1Mbps   +0Mbps   +0Mbps    1Mbps 
      5500m     0Mbps   +1Mbps   +0Mbps    1Mbps 
      6000m     0Mbps   +0Mbps   +0Mbps    0Mbps
    Se conseguirem ver o valor da atenuação da linha puderam ver neste quadro, este método é bastante exacto para saber realmente a velocidade possivel ( o valor máximo mesmo assim pode não ser atingido pois pode haver bastante ruido na linha o que faz a ligaçao ADSL com quedas, para resolver as quedas de linha o operador costuma subir o SNR (Signal-to-noise ratio -- http://en.wikipedia.org/wiki/Signal-to-noise_ratio) o que faz a velocidade descer mm apesar da atenuação.) :

BOM SITE PARA SABEREM A VOSSA ATENUAÇÃO e SNR!!!
    http://www.kitz.co.uk/adsl/frogstats.htm

P : Quanto tempo demorará a activação do serviço Vodafone Duplex ADSL?

R : Bem, isto nunca é certo, puderá ser uma semana, um mês, mês e meio ou mais ainda.
    Pelo que tenho visto a activação mais demorada é para quem era cliente PT, ou pediu linha nova. O prazo máximo definido pela anacom é de 1 mês e meio para esta alteraçao ocurrer mas ás vezes muitas das operadoras não cumprem.
    Pelo que tenho visto da oni,clix,tele2 etc.. entre 2 e 4 semanas.

P : Quero abrir as portas do router e não sei faze-lo.

R : Bem não posso ser eu a explicar isto pois cada router tem uma maneira diferente de o fazer, mas fica o link com a explicaçao para os variados routers existentes:
    http://portforward.com/routers.htm

P : É possivel mudar de ip na vodafone?

R : Sim, é possivel. O ip da vodafone é basiado em mac address. Não testei nada disto mas já me disseram que seria possivel, tentem googlar changing router mac address, ou qualquer coisa parecida.

P : Posso usar outro router para além do router da vodafone? E que configurações devo usar??

R : Sim, é possivel usar qualquer outro router ADSL2+, sem ser o fornecido pela vodafone, mas para puderem usar com a Vodafone Duplex ADSL devem-no configurar assim :
    (ROUTERS ADSL2+)

P : O que devo fazer para poder ligar o router da vodafone a outro router (possivelmente Wireless)

R : Bastantes dúvidas aqui, é possivel ligar o router fornecido pela vodafone (ou outro adsl) a outro router para poder expandir a rede (provavelmente wireless)
    Para fazer isto não é dificil.
    O ideal seria por o router da vodafone em bridge mode, como não é possivel pois é uma opção bloqueada pela vodafone , devesse fazer assim:

P : Qual é o período de permanencia na Vodafone Duplex ADSL?

R : Este perído é de momento 24Meses, e não tem renovação automática como muitos ISP´s têm, quer dizer que por exemplo passaram 26 meses e querem sair do serviço, podem sair a vontade sem pagar mais por isso!

P : É possivel desbloquear o router vodafone para poder por exemplo por o router em bridge mode??

R : É possivel, mas só no fim do período de permanencia!! Quando este acabar podem se dirigir a uma loja Vodafone e pedir o desbloqueio do router sem ter que pagar por isso!

OK, para já fico-me por aqui, mas ainda vou adicionar mais coisas, deixem a vossa opinião e MAIS DUVIDAS!! Qualquer coisa que achem Importante adicionar é só dizer!

Algumas cenas úteis:

Apoio Técnico Duplex ADSL : 16913 (recomendo contactarem durante o dia para resolverem as coisas mais rápido que eles durante a noite só adiam as coisas)

Linha Comercial Vodafone : 16912

WebChat : https://webchat.vodafone.pt

Tarifários!! : http://www.vodafone.pt/main/Particulares/vodafonecasa/DuplexAdsl/tarifarios/

cumps!!

Última edição: 15 de Fevereiro de 2008
  2. nunex

nunex Power Member

muito obrigado :)

3. MrRCS

MrRCS Power Member

ADSL2+ TotalMax
    ----------------------------
    500m +12Mbps 24Mbps
    1000m +10Mbps 22Mbps
    1500m +9Mbps 20Mbps
    2000m +6Mbps 17Mbps
    ----------------------------
    2500m +3Mbps 12Mbps
    3000m +1Mbps 8Mbps
    ---------------------------
    3500m +0Mbps 5Mbps
    4000m +0Mbps 4Mbps
    4500m +0Mbps 2Mbps
    5000m +0Mbps 1Mbps
    ---------------------------
    5500m +0Mbps 1Mbps
    6000m +0Mbps 0Mbps

esta tabela assim nao tem qualquer utilidade, falta aí a coluna ADSL
    visto isso sera diferença entre adsl e adsl2+

4. EditioN-

EditioN- Power Member

OK, fiz as alterações e organizei melhor as perguntas.
    Mais sugestões são bem vindas!

Agradecia que depois de darem ideias ou erros e esses forem corrigidos apagassem os vossos posts para manter a thread limpa.

Cumps!

Última edição: 11 de Janeiro de 2008
  5. portugal123

portugal123 Banido

podes acrexentar k o router passado 12 meses podes desbloquiar lá o router gratuitamente , e que nao existe renovaçao automatica de contrato, ou seja podes ter 13 meses o contrato e cancelar no dia a seguir sem deve nada a ninguem.

6. EditioN-

EditioN- Power Member

Alterações feitas.

7. Stripes

Stripes Power Member

Uma dica, para quem tem que instalar a linha da PT não deixem ser a Vodafone a tratar disso. Se pedirem a activação/instalação da linha PT à vodafone vai demorar cerca de 1 mês até a linha ser instalada. Se pedirem directamente à PT nem 3 dias demoram, tenham é em atenção em referir à PT que não querem fidelização nenhuma.

8. portugal123

portugal123 Banido

gostaria de referir o exelente trabalho do edition por mim ja seria moderador é um sinhor um mister , outra coisa que podes aconselhar é tratar directamente na loja o processo com alguem evitar mandar pela net ou por correio etc

9. EditioN-

EditioN- Power Member

Algumas alterações feitas.

10. gomez

gomez Power Member

Login no modem/router vendido pela vodafone, era uma boa..

Tá excelente, parabéns pela iniciativa :002:

11. Nadir Mahomed

Nadir Mahomed Power Member

a vodafone oferece agora a linha ou seja linha gratis,por isso para quem aderir agora mais vale nao ir pedir a pt mais vale esperar mas nao pagar nada.

12. EditioN-

EditioN- Power Member

Algumas actualizações feitas.

cumps

13. ricardomcl

ricardomcl What is folding?

Há aqui qualquer coisa que não está a bater certo, pois segundo a FAQ da Vodafone:

Porque se fala em alterar mac adress, se o IP é dinâmico, ou seja, muda sempre que se efectuar uma nova ligação?

Ou será que estamos a falar de coisas diferentes? Se for o caso, elucidem-me por favor, porque eu agora fiquei confuso...

Cumps!

14. jцo

jцo Power Member

Ao contrario do Sapo ninguem sabe ao fim de quanto tempo o ip da vodafone muda, No caso do sapo é sempre que a ligação cai no caso da Tvcabo é 1 vez por semana, No caso da Vodafone ha reports que o ip ja ficou o mesmo durante mais de 1 mes.

Mas o ip da vodafone não é fixo

15. ricardomcl

ricardomcl What is folding?

Ah, pronto. Por acaso desconhecia esse facto.

É que pela minha experiência (com Sapo e Simplesnet) o IP muda sempre que efectuava uma nova ligação. Por isso fiquei com a impressão que era assim pra todos os ISPs.

Sempre a aprender! :P

Cumps!

16. bazarouco

bazarouco Power Member

Boas tardes!

Qual a melhor opção e mais rápida, fazer a adesão numa loja fisica ou através da Internet?

É que se eu comprar o router wi-fi pela net, compensa muito mais do que comprar na loja (20€ - 40€) ...

E há uma coisa que eu reparei no site...
    - Há a parte que é para fazer a "Subscrição" do contrato que eu desejo, e aí não pede o equipamento que eu quero (acho)

- E depois tenho a parte de "Equipamentos" que eu posso encomendar e aí dentro vem o "Formulário de Activação ADSL" ...

Então a minha dúvida é, se eu comprar o equipamento apenas online eu recebo o contrato (??) e depois só terei que entregar o contrato numa loja física? E será que eu tenho a opção de "Activação Imediata" em que eles me fornecem a Portable Box até eu ter a ligação activada (e a linha de tlf) ?

E o mais certo é eu estar aqui a fazer uma grande confusão sem necessidade... Bastando ir à loja, fazer o contrato e depois então comprar o router Wi-Fi pela net :P .... não? :P

Última edição: 24 de Fevereiro de 2008
  17. Banhoca_PT

Banhoca_PT Power Member

Tvcabo uma semana? tá bom tá... Já tive o meu da gama 81.84.32.xx e tive-o por mais de 3 meses :o

18. login: Administrator
    password: <vazia>

19. wack

wack Power Member

Muito boa noite,

Gostaria antes de mais de dar os parabéns ao edition, pela boa explicação.

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas que tenho visto por ai...

A Vodafone ADSL, nao tém ip fixo, o router tenta sempre buscar o último ip utilizado se o mesmo estiver disponivel.

Quanto á Sapo ADSL, é renovado sempre que for reiniciada a ligacao e automaticamente após 36h, na Telepac é após 72h.

Eu tenho Vodafone ADSL, e foi um bixo de sete cabeças para aderir, era cliente ONI, e tive 2 meses para ter o serviço, e quando activaram tive uma semana sem telefone, e tive que comprar o router deles (45€ na altura promo.) porque o que tinha (SAPO ADSL) tem o firmware bloqueado e não dá para utilizar o IPoA.. etc etc..
    Também fiquei na promoçao dos 24Mbits por € 10 até junho, mas infelizmente so consigo obter 5Mbit no máximo, estou um pouco longe da central, whatever chega-me bem ;)

Até agora so acho péssimo o atendimento da vodafone, de resto nao tenho tido mais problemas, nem tenho pachorra de me chatiar com eles.

Portanto, áqueles que pensam em mudar de ISP, informem-se bem 1º :)

20. Boas,

Isto é uma questão de segurança:

Adquiri o serviço ADSL Vodafone Duplex e agora tenho algumas questões sobre segurança. Não sou nem nunca fui um entendido em redes wireless, por isso peço a vossa ajuda, se possível.

Tendo a opção 'Permitir Novos Dispositivos' activada para reconhecer qualquer dispositivo automaticamente, isto poderá afectar a minha ligação? Como posso alterar esta configuração?

Por ultimo gostaria de saber se é normal existir estes dispositivos de rede local, identificados como 'unknown', e o que podem ser.

Obrigado pela atenção.
    Abraço

Partilhar esta Página