FAQs e Funcionalidades do Windows Phone / 10 Mobile

Seketh

Power Member
Se for possível, gostaria de pedir aos moderadores que tornassem este tópico num "Sticky", uma vez que contém bastante informação útil tanto para novos utilizadores como para utilizadores já existentes.

Também talvez pedir a outros utilizadores para centralizar aqui informações semelhantes, de forma a ficar tudo num único sticky. Já desapareceram vários tópicos com informações úteis.

Limitei-me a traduzir de outro fórum. A iniciativa coube a um utilizador chamado "saintforlife", e tem contribuições de vários outros utilizadores.


Funcionalidades menos conhecidas:
(Desculpem eventuais erros de tradução)

Todas as contas Live têm acesso a 7GB de armazenamento "Cloud" gratuito. Este serviço sincroniza várias funções nativas do SO, como Fotos e Documentos, e de várias aplicações. Tendo um plano de dados ilimitado ou utilizando Wi-Fi é até possível fazer streaming de música e vídeo, utilizando aplicações de terceiros.

Podem aceder através de live.com - Skydrive ou utilizando o link directo skydrive.live.com. Existes também a aplicações oficiais para Windows Phone, iPhone/iPad, Windows e Mac:
https://apps.live.com/skydrive (Há ainda outras formas de acesso/sincronização, coloquei exemplos no final deste post.)

Nota: A Microsoft reduziu recentemente o espaço disponibilizado a novos utilizadores para 7GB. Para os utilizadores já existentes, se for necessário ter acesso aos 25GB, basta ir a "Gerir Armazenamento" e escolher os 25GB.


Funções relacionadas com a Internet:


· A carregar na tecla física de pesquisa, e utilizando o botão “Imagem” no fundo, é possível apontar a camara para códigos QR e Microsoft Tag. Não é necessário instalar outra aplicação. Utilizando esta função, também é possível traduzir texto, basta apontar a camara para texto noutra língua.
· Escolher texto no Internet Explorer e carregar na tecla de física de pesquisa, vai levar o Bing a pesquisar esse texto.
· Nas definições, é possível sincronizar automaticamente as fotos com a Skydrive.
· Se o telefone fizer upload automático de fotos para a Skydrive, há formas de montar essa pasta no PC. Deixa de ser necessário sincronizar as fotos com o Zune (note-se que as fotos podem ser comprimidas)
· É possível fazer tag às pessoas nas fotos quando são enviadas para o Facebook.
· É possível partilhar documentos com outras pessoas, utilizando o Skydrive, e sincroniza automaticamente entre todas as pessoas. Por exemplo, partilhar um bloco de notas do OneNote torna muito simples enviar e sincronizar notas a um grupo.
· O telefone tem acesso à Internet quando ligado ao Zune. Muito útil para diminuir o tráfego de dados móvel.
· Ao usar o e-mail, tocando mais à esquerda do ecrã (perto do título do e-mail) mostra as caixas de selecção para selecionar e manipular vários e-mails.
· “Afixar ao ínicio” no Internet Explorer afixa um screenshot no home-screen, para acesso rápido à página. Façam zoom numa parte da página (por exemplo, o logo do Zwame, para ter uma Tile mais “bonita” =P).


Funções relacionadas com o Teclado:


· Ficar a pressionar numa letra ou num caracter/símbolo, mostra os acentos ou outros caracteres/símbolos pouco utilizados.
· É possível ficar a pressionar na tecla dos números (no canto inferior esquerdo) e deslizar o dedo para escolher um número ou caracter. Ao largar volta-se logo para o teclado QWERTY. Basicamente não é necessário entrar no teclado dos números.
· Carregar na tecla física para trás, fecha o teclado quando este está aberto.
· Ao escrever, carregar duas vezes na tecla de espaço adiciona um ponto final e capitaliza a próxima letra.


Funções relacionadas com Aplicações:


· Os controles de música que aparecem no menu de volume e no ecrã de bloqueio desaparecem ao fim de algum tempo (possivelmente só no Lumia 900).
· Existe uma aplicação chamada Stop the Music! Que remove qualquer música e os controlos de música do menu de volume e ecrã de bloqueio.
· Ficar a carregar na tecla física para trás, mostra o menu multitasking. As únicas aplicações que não resumem imediatamente são aplicações que ainda não foram actualizadas para a versão Mango.
· Quando se têm 41 ou mais mais aplicações, as letra de navegação aparece (como na Hub das pessoas)
· O Onenote é uma boa alternativa para aplicações “To-Do”. É possível ter listas com caixas de selecção, adicionar imagens ou notas de voz, e sincroniza automaticamente com a Skydrive e fica disponível automaticamente na aplicação OneNote para desktop.
· Para criar caixas de selecção no OneNote, escolhe o que queres que tenha caixas de selecção e carrega no botão “tarefa” no fundo do ecrã.
· Estar continuamente a carregar na tecla para trás fecha todas as aplicações activas. Se quiseres fechar uma app específica, seleciona-a através do menu multitasking e carrega na tecla para trás.
· Virar o telemóvel para a vista de paisagem ao usar a calculadora mostra mais funções. Virar no sentido do ponteiro de relógio ou contrarrelógio mostra funções diferentes.
· Há várias aplicações que possibilitam afixar Tiles no homescreen de acesso directo a várias funções como Wi-Fi e Ligação de Dados.


Funções relacionadas com o Sistema Operativo:


· Não é necessário desligar o Wi-Fi. Este desliga-se automaticamente alguns segundos depois do telemóvel ser bloqueado, e liga-se automaticamente para sincronizar as contas quando há uma ligação disponível.
· Se carregares e ficares a pressionar numa Tile, podes arranjar a distribuição de todas as Tiles, não só a que carregaste. Simplesmente carrega uma vez noutra Tile qualquer e move-a. Pressionar fora do espaço das Tiles sai do modo de organização.
· Após pressionar a seta para aceder à lista de apps, se carregares outra vez na mesma posição do ecrã (no espaço vazio), mostra logo o menu alfabético, não é necessário levar o dedo à esquerda para carregar no cardinal ou noutra letra qualquer.
· O mesmo acontece para o menu de “três pontos” (no fundo do ecrã), não é necessário carregar nos três pontos.
· No calendário, no ecrã de mês, carregar no nome de mês traz um ecrã de selecção dos meses.
· Ao navegar nas fotos por data, carregar no nome do mês e do ano traz uma lista completa dos meses e anos.
· Após alguns segundos, as informações de conectividade e bateria no topo do ecrã desaparecem. Carregar na mesma área faz com que apareçam novamente.
· Pressionar a tecla para trás faz com que os controles de volume desapareçam rapidamente.
· Ficar a carregar no botão da camara quando o telefone está bloqueado, liga rapidamente a camara. É possível desligar a função nas definições.


Funções da Hub Pessoas:


· Dentro da lista de contactos, é possível criar grupos e adicionar pessoas nesses grupos. Por exemplo, um grupo com Família, outro com Amigos e outro com Colegas. Todas as actualizações sociais deles aparecem aí e é possível afixar esse grupo ao homescreen.
· Se uma mesma pessoa tiver vários contactos (Windows Live, Facebook, LinkedIn...), é possível combinar todos usando o botão “Ligar” dentro da vista de perfil. O Windows Phone sugere várias possibilidades de combinação com os nomes na lista de contactos. Dessa forma, só há um perfil para vários contactos da mesma pessoa.

Funções do Zune


· É possível afixar várias coisas ao homescreen, desde música, vídeos, artistas… Ao afixar artistas, aparece uma Tile dupla (como a Tile do Hub das Imagens)
· No ecrã de reprodução da música, carregar por baixo do título da música que está a tocar, mostra as músicas que vêm a seguir na lista de reprodução.
· Ao ouvir qualquer tipo de audio, carregar nas teclas de volume mostra o menu de volume expandido com os controles e áudio que está a tocar. Ao carregar no título, vai-se para a aplicação que está a reproduzir.
· Dá para mostrar a informação do que está a tocar no ecrã de bloqueio. A função está disponível no “bloqueio de ecrã”, nas definições.
· Quando um música está a tocar no Zune, carregar no nome do artista leva-te para a lista de álbuns dele.
· Se estiveres a ouvir música no modo Shuffle, e adicionares uma música à lista de reprodução (ao carregar e ficar a pressionar), vai ser a próxima música a tocar.
· No ecrã “histórico” do Zune, as músicas que estão na lista de reprodução aparecem por baixo da capa da música que está em reprodução.
· Ficar a carregar num espaço vazio enquanto se está a ouvir rádio nos headphones, dá a opção para usar o altifalante.
· Para repetir sempre a mesma canção, é só carregar duas vezes no símbolo de repetição. Aparece um pequeno número “1”, simbolizando que só essa música vai tocar.



Aplicações Beta da Nokia:

Existem aplicações beta da Nokia, como a aplicação DLNA "Nokia Play To" ou a aplicação "Transportes Nokia" que não estão disponíveis no mercado geral, mas é possível fazer o download através do site Nokia Beta Labs: http://betalabs.nokia.com/



Sincronizar o WP (Outlook, Zune, Mac Connect, Skydrive, Contactos)

(Crédito ao utilizador Se1fcr3ation)

Transferir aplicações/jogos de uma conta para a outra:

http://answers.microsoft.com/en-us/w...1-469638ac25d2 (em Inglês)

Como importar contactos para o WP

Cartão SIM:
Hub Pessoas – 3 pontos (…) – Definições – Importar contactos SIM


CSV
É possível exportar os contactos do iPhone, Android ou RIM como um ficheiro CSV e depois importar para o Windows Phone
How to Import Windows Live Contacts from CSV Format - YouTube (em Inglês)

E-mail
A forma mais fácil para importar contactos é usando a conta do Live, uma vez que todos os contactos são sincronizados automaticamente com o Windows Phone. Se não tiveres uma conta do Hotmail, é possível importar os contactos de outras contas de e-mail, como por exemplo no Gmail:
Gmail to Hotmail (em Inglês)

Outlook
Caso já tenham a agenda e contactos no Outlook, basta adicionarem a mesma conta Live que usaram no telemóvel ao Outlook para sincronizarem todo o conteúdo. Esta sincronização, como outras, é realizada através da internet, não é necessário ligarem o telemóvel ao PC.

Nota: É necessário instalar Outlook Hotmail Connector (Penso que no Outlook 2010 a instalação aparece automaticamente, mas no Outlook 2007 não. Obrigado ao utilizador Xait pela indicação).

Também é possível ligar ao Outlook várias redes sociais, como o Facebook, utilizando o Social Connector for Outlook


Sincronizar com PC (Zune):

Quando se liga o telemóvel pela primeira vez, aparece automaticamente o pedido de instalação do Zune. Caso tal não acontece, podem encontrar o Zune aqui: Zune

1. Fazer download e instalar o Zune.
2. Ligar o telemóvel ao Zune e abrir.
3. Garantir que o Zune reconhece o telemóvel como “Primário”. (Se não está, aparece como “Convidado” e não sincroniza. É só carregar na opção para mudar)
4. As bibliotecas do Zune são as mesmas do Windows. Para adicionar ou remover pastas, vá ao Explorador do Windows, utilize o botão direito na biblioteca que quer alterar e carregue em Propriedades.

· É possível sincronizar através de Wi-Fi: Com o telemóvel ligado ao PC e à rede Wi-Fi, ir às definições do Zune – Telemóvel – Sincronização sem fios.

· É possível converter automaticamente a música para qualidade inferior quando sincroniza, de forma a poupar espaço no telemóvel: Definições do Zune – Telemóvel – Definições de Conversão > Eu recomendo que se converta sempre automaticamente música que ultrapasse 192kbs (por exemplo, que tem muitos MP3 a 320kbs ou M4A a 256kbs) para WMA a 192kbs. É muito díficil conseguir ouvir a perda de qualidade, e poupa-se bastante espaço no telemóvel. - - - (Note-se que os ficheiros originais não são alterados) .

Sincronizar no Mac (WP Mac Connector):

Pode encontrar o software Mac Connector aqui: Mac Connector

1. Fazer o download e instalar o Mac Connector
2. Ligar o Windows Phone ao Mac
3. No painel esquerdo, escolher o tipo de media que ser quer sincronizar (Música, Fotos e Vídeos, Filmes e Séries, ou Podcasts, e depois fazer o seguinte:
· Para sincronizar Música, escolher a caixa de selecção de música do iTunes.
· Para sincronizar fotos e vídeos, escolher a caixa de selecção iPhoto
· Para sincronizar Filmes e Séries, escolher a caixa de selecção de Filmes e Séries do iTunes.
· Para sincronizar Podcasts, escolher a caixa de selecção de Podcastas do iTunes
Seleccionar os ficheiros a sincronizar e carregar em sincronizar.

Sincronizar com a Skydrive:

Já saiu a aplicação oficial para Windows, que permite acesso à Skydrive através do explorador: https://apps.live.com/skydrive/app/9a65e47d-606a-4816-a246-90f54bf7a3ea. Também existe para Mac: https://apps.live.com/skydrive/app/f644a8ef-9f98-4d1b-a3d2-eab969b0fd44

Para ter sempre todos os documentos, imagens, música e vídeos sincronizados com a Skydrive, basta mudar a localização das pastas: Por exemplo, carregar com o botão na pasta "Os Meus Documentos", ir a Localização - Mover, e escolher a pasta "Documentos" da Skydrive. (Os ficheiros estarão sempre disponíveis offline).
 
Última edição pelo moderador:
Bump. Actualizado com as novas aplicações oficiais Skydrive e outras informações, incluindo sincronização.
 
Última edição:
Bump. Não há possibilidade de fixar o tópico? São informações úteis para todos os utilizadores de Windows Phone e não se encontram em mais lado nenhum em Português...
 
Tópico muito útil. Parabéns pela informação :) como ainda estou a descobrir o WP ainda havia pormenores que desconhecia.
 
Actualizado com o Hotmail Outlook Connector, Social Connector for Outlook e referência às aplicações beta da Nokia disponíveis no site da Nokia Beta Labs.
 
Bom Post sem duvida! ;)

Uma sugestão para quem usa a app "Stop The Music". Quando tem o WP bloqueado, se carregarem no botao de desbloqueio/bloqueio 7 vezes seguidas as coisas desaparecem do lockscreen. O que torna essa app um bocado inutil :P

Ha outras maneiras de o fazer, mas não me lembro como :P
 
olá... bom post para ter umas luzes sobre o lumia, sim porque eu sinto-me perdida com ele. Bom trabalho. Obrigado

Ando ainda um pouco as aranhas com os programas, mas dos que tenho encontrado tem-me agradado.
 
Última edição:
Boas,

Desculpem a ignorancia, mas imaginem que eu faço download de por exemplo 10 aplicações de jornais (JN, DN, OJOGO, CNN, etc etc-...), é imposível á semelhança do iOS criar pastas para colocar estas aplicações?
 
[Tutorial] Como Definir um Destino Por coordenadas no NOKIA DRIVE

Não sei se já foi aqui dito este truque;


Andava triste pq o Nokia Drive 2.0 não tinha como colocar destino por coordenadas.....e não é que dá, offline .... :D


Nos dois formatos, por ex. temos;

a) 37.176250 , -8,202160

ou

b) N37º10'34.50'' , W8º12'7.78"


No Nokia Drive, vamos a definir destino.... PROCURAR, colocamos assim:

a) 37.176250 , -8.202160 ou 37.176250 -8.202160 ou 37.176250,-8.202160

b) N37 10 34.50 , W8 12 7.78 ou N37 10 34.50,W8 12 7.78 ou N37 10 34.50 W8 12 7.78 ou 37 10 34.50N 8 12 7.78W ou 37 10 34.50N , 8 12 7.78W


Mandar Procurar e......BINGO! Maravilha, funciona de qql forma!!! Agora Estou Satisfeito com o Nokia Drive.:D


Nota: funciona certinho se estiver Offline (online parece ir a locais que não interessam).
 
Última edição:
Não sei se já foi aqui dito este truque;


Andava triste pq o Nokia Drive 2.0 não tinha como colocar destino por coordenadas.....e não é que dá, offline .... :D


Nos dois formatos, por ex. temos;

a) 37.176250 , -8,202160

ou

b) N37º10'34.50'' , W8º12'7.78"


No Nokia Drive, vamos a definir destino.... PROCURAR, colocamos assim:

a) 37.176250 , -8.202160 ou 37.176250 -8.202160 ou 37.176250,-8.202160

b) N37 10 34.50 , W8 12 7.78 ou N37 10 34.50,W8 12 7.78 ou N37 10 34.50 W8 12 7.78 ou 37 10 34.50N 8 12 7.78W ou 37 10 34.50N , 8 12 7.78W


Mandar Procurar e......BINGO! Maravilha, funciona de qql forma!!! Agora Estou Satisfeito com o Nokia Drive.:D


Nota: funciona certinho se estiver Offline (online parece ir a locais que não interessam).

Bem, uma coisa tão fácil e poucas pessoas devem saber fazê-lo.
Obrigado por partilhares :D
 
o wp7 não sincroniza diretamente via usb com o outlook !!!!!

há algum truque sem ter de usar a conta live ?

pois já vi que não vai ser possível por causa da limitação no WP SDK de sincronizar via usb >(
 
Última edição:
o wp7 não sincroniza diretamente via usb com o outlook !!!!!

há algum truque sem ter de usar a conta live ?

pois já vi que não vai ser possível por causa da limitação no WP SDK de sincronizar via usb >(

:thread bump:

Não é necessário a ligação USB. Basta adicionar a conta do Outlook no telemóvel para sincronizar automaticamente através da ligação de dados 3G ou Wi-FI.
 
Realmente é um tópico muito útil para quem quer entrar no mundo WP (eu \o/) ou para quem já entrou e ainda está um pouco à nora , e mesmo para quem já é "experiente" mas ainda não sabia uma ou outra coisa que ai está . :P

Parabéns (:
 
Ninguem ainda conseguiu aceder ao tal bootloader e tentar posteriormente meter o windows 8 ou mesmo o android .

Já houve useres com o lumia 900 corrido a android e funcionam bem .

É o pessoal tentar espremer e aceder mais internamente aos lumia
 
Bom tópico para quem chega ao universo WP, mas serei o único por aqui que não consegue instalar o Zune num Windows 7 32 bits de forma alguma? Dá-me o erro relacionado com o pacote "Windows media format SDK", tenho o WMP instalado, Windows actualizado e já segui as indicações no link que dá no erro e nada feito.

É que já usei o mesmo ficheiro para instalar no Windows 8 que estou a testar mas além de ser um OS provisório nem espaço no disco para actualizar o WP tem.
 
Painel de Controlo - Desinstalar um programa - Ativar ou desativar funcionalidades do Windows.

Verifica se falta aí alguma coisa ou remove e depois volta a activar as "Funcionalidades de Multimédia".

Se não der, talvez tentando instalar o Windows SDK, mas não devias ter esse erro, a tua instalação do Windows 7 deve estar meio corrompida.
 
esta pergunta pode parecer estranha, mas o windows 8 é tao bom (ou melhor?) que por exemplo o jelly bean? isto é em termos de fluidez, aplicações disponíveis etc....
 
Back
Topo