FAQ's, Manual e Dicas para o iPhone - (How to,Freezes, Reboots e outros problemas)

Status
Fechado a novas mensagens.

Zoo TV

Power Member
Boas

A ideia desta thread é que todos contribuam com o relato do(s) seus(s) problema(s), bem como da experiência adquirida na resolução dos mesmos, partilhando as soluções com a comunidade da Techzone.

Básicamente é criar uma FAQ's e Dicas de utilizadores para o iPhone 3G.

Vão deixando a vossa experiência e soluções que eu vou actualizando as FAQ's, conforme me for possível.

Agradeço que não entrem em OFFTOPICS de comparações de equipamentos ou sistemas operativos.

A ideia desta thread é ser um ponto útil de informação e não uma discussão de produtos Apple versus concorrência.

Usem o bom senso e não respondam a provocações (caso apareçam), usem o Report, é para isso que ele existe.

Cumps :)

-------------------------------------------------------------------------------------------
Manual Oficial iPhone: http://support.apple.com/manuals/#iphone


FAQ's iPhone 3G (soluções dadas por utilizadores):

1 - Que fazer quando o iPhone fica completamente bloqueado?
R: Carregar simultâneamente no botão Power e no botão Back até fazer reboot (demora um pouco, mas quando o écran fica negro podem largar os botões que em seguida aparece o logotipo da Apple).

2 - Como se recebe relatórios de SMS?
R: Escrever *NOT# antes de cada SMS.

UPDATE: Com a versão 3.0 do Firmware este método deixou de funcionar

3 - Como se escrevem os caracteres Portugueses?
R: Ficas a carregar na tecla correspondente por um tempo para aparecerem as diversas opções (e.g. fica a carregar no C para aparecer o Ç).

4 - É preciso cartão de crédito para criar um registo na itunes store para activar o telemóvel?
R: Não é obrigatório. No entanto a introdução do cartão de crédito abre-te algumas opções como, por exemplo, o download das capas das músicas que adicionaste manualmente ao iTunes. Se não tens cartão de crédito podes sempre usar o MBNET. Ainda existe a opção de registo através de Gift Cards (na opção Redeem).

5 - Pode-se trocar a bateria do iphone?
R: Sim, mas não é um processo fácil como outros telemóveis, e exige a abertura do mesmo, logo atenção à garantia. Mais vale levá-lo a um centro técnico oficial.

6 - Pode-se usar MP3 como toque para o telemóvel?
R: No formato MP3, não. O Iphone usa um formato específico do tipo .m4r. No entanto "todos" os Macs estão preparados para o fazer usando o programa Garageband da suite iLife para converter os MP3.

UPDATE: Ver Truques e Dicas --> Criação de Ringtones


7 - Posso comprar um telemóvel desbloqueado?
R: Não. Todas as ofertas em Portugal são no mínimo bloqueadas à rede da operadora onde o comprares, tal como qualquer outro telemóvel. Apesar do Jailbreak já ser possível, o risco é substancialmente maior já que não se pode comprar o telemóvel nos USA sem activar o telefone na loja, ou assinar um documento com 30 dias para activar. Por enquanto não se conhece um processo completo para desbloqueio como havia para a V1

UPDATE: Já existem algumas lojas online portuguesas que vendem iPhones desbloqueados. Supõe-se que sejam terminais comprados fora de Portugal em países onde os mesmos são vendidos desbloqueados. Convém no entanto confirmar se assim é e preceber que a garantia só funciona no país de onde a loja comprou esse iPhone. Além disso os preços de venda desses iPhones são "proibitivos".


8 - Se eu comprar uma App ele só pode ser instalada num iphone?
R: Não, fica disponível em até 5 iphones, desde que sincronizados com a mesma conta do iTunes no mesmo computador.

9 - Paga-se para usar o GPS?
R: Não se paga para usar o GPS, mas como os mapas são do Google Maps, além do posicionamento precisas de ir buscar a informação de mapa à net, como tal consomes dados que serão pagos em gprs ou 3g.

Esses dados também poderão ser obtidos utilizando uma rede Wi-Fi pública ( sem custos de 3g ou gprs ). Já se estão a preparar soluções autónomas de GPS (TOMTOM e TELNAV) independentes do acesso à rede e supostamente com o turn by turn activo... falta apenas uma clarificação ao nível do plano de negócios da coisa.

UPDATE: Já estão disponíveis na Appstore aplicações dedicadas de GPS com Turn-by-Turn.

10 - Qualquer headphone funciona no iphone 3G?
R: Sim e não. No primeiro iPhone a entrada era recolhida pelo que alguns modelos não funcionavam. Com o lançamento do iPhone 3G a entrada deixou de ser "recolhida" e como tal qualquer headphone passou a encaixar.

11 - O BLuetooth é universal?
R: Não, apenas permite o emparelhamento com sistemas burros, como auriculares. Não se consegue emparelhar com computadores ou outros telemóveis.

12 - Posso ter dois iphones de duas pessoas diferentes na mesma conta do computador?
R: Sim, mas será tudo partilhado, além da música, partilharão dos mesmo os contactos e agendas. Se já tiverem duas contas no computador e quiserem partilhar apenas as músicas, o truque será meterem as músicas na pasta shared ou noutra pasta que ambos tenham previlégios, e apontar a library de ambos os itunes para a mesma pasta.

Atenção que alterações na pasta não serão imediatas para ambos os user, podendo haver lugar a algumas músicas listadas que já não existem ou novas que não aparecem... para tal basta fazer um "consolidate" em cada conta e tudo ficará ok.

13 - Instalei uma aplicação da appstore e o meu iPhone bloqueou na sincronização com o iTunes e não arranca mesmo fazendo a solução do ponto 1.
R: Solução passa por efectuar 4 pontos:
1 - Deverá desligar o iPhone do iTunes e sair do iTunes,
2 - Voltar a arrancar com o iTunes e pegar no iPhone, manter premido o botão Back e ligar o cabo USB ao iphone SEM DEIXAR DE PREMIR o botão back até aparecer o simbolo do cabo usb e do itunes no écran do iPhone.
3 - A partir daí o Itunes vai reconhecer que foi ligado um iPhone em Recovery Mode e a única coisa a fazer é efectuar um restauro do iPhone que vai devolve-lo às definições de fábrica, actualizar o firmware e apagar todo o conteúdo.
4 - Depois do itunes ter feito isso é só restaurar tudo de novo através do último backup feito.

14 - Como abrir os links no safari em que clicamos noutra janela?
R: Deverás aceder ao site: http://doctyper.com/archives/200707/fixing-a-small-iphone-annoyance/, depois guardar os 2 bookmarklets com nomes intuitivos ( 'newtab' e 'sametab' por exemplo ). Abrir o link que quer no safari e sem seguida ir aos bookmarks e clicar em 'newtab'. Todos os links dessa pagina passam a abrir numa nova.

UPDATE: com o lançamento do firmware 3.0 esta opção já está contemplada, bastando deixar o dedo em cima do link que queremos abrir e depois escolher abri-lo numa nova janela.

15 - O meu iphone manda múltiplas sms's mesmo queando tenho a certeza que o que escrevi tem um número de caracteres inferior ao máximo de 160. que fazer?
R: A única forma para evitar isso é não utilizar caracteres com acentos e/ou o "cê" de cedilha. Podes ler mais sobre este assunto das sms's no iPhone aqui, onde inclusivé tem um exemplo gráfico da situação.

16 - Como tiro um screenshot no iPhone?
R: Basta pressionar o botão Home e o botão Power ao mesmo tempo. Os screenshots serão colocados no Camera Roll e posteriormente poderão ser importadas para o computador.

17 - Como consigo controlar o iPod (do iPhone) sem o tirar do bolso?
R: Existe nos headphones originais um rectângulo (microfone) do lado direito. Se pressionarem uma vez ele pausa a reprodução. Se pressionarem duas vezes seguidas ele salta para a música seguinte. Pressionando três vezes retrocede à musica anterior.


Truques e Dicas:


Geral:

1- Ao navegar por uma página, se tocarmos na barra no topo do ecrã que contém a hora e a bateria, o documento que estamos a visualizar vai automaticamente para o topo/início da página.

2- Seja o que for que estejamos a fazer no iPhone, ao clicarmos duas vezes no botão "Home", irá aparecer um pop-up com controlos de volume e música (é necessário configurar em opções).

3- Na aplicação Música, ao clicar duas vezes na capa do álbum, podemos ver a lista de faixas desse álbum. Clicar novamente duas vezes para voltar à parte frontal da capa.

4- Ao retirar os headphones do iPhone, qualquer música que esteja a ser reproduzida vai ficar em pausa.

5- Se uma música tiver letras, basta clicar uma vez na capa do album para aparecerem.

6 - Para fechar "completamente" as Apps deve-se manter pressionado o botão Power até aparecer a opção "Desligar". De seguida manter pressionado o botão Home até desaparecer a opção "Desligar". A aplicação é encerrada.


Teclado:

1- Ao tocar duas vezes na barra de espaços, o iPhone mete um ponto final e um espaço.

2- Ao manter clicado uma letra, irão aparecer as diversas opções para essa letra, símbolos, acentos, etc.

3- Ao manter clicado o Delete, em vez de serem apagadas as letras, serão apagadas as palavras uma a uma.

4 - A opção para se escrever sempre em maiúsculas necessita de dois passos:

a) - Primeiro activar essa função indo a Definições -> Geral -> Teclado e activar a opção "Bloquear Maiúsculas".
b) - Feito isto, sempre que dermos 2 toques no selector de maiúsculas no teclado, ele (o selector) muda para azul e passamos a escrever tudo em maiúsculas. Para voltarmos à escrita normal basta dar-lhe um novo toque.



Safari:

1- Enquanto estiveres a navegar numa página, e estiver lá um link, podem ver onde o link vai dar ao mantê-lo clicado por alguns segundos.

2- Quando há sites em que têem partes onde se faz "scroll", podem fazer scroll com dois dedos nesse sítio, fazendo scroll apenas com um dedo, move a página inteira.

3- Para gravar uma imagem, basta manter o dedo na imagem, e escolher "Guardar Imagem".


Truques para gastar menos bateria:

1- Desligar o Wi-Fi quando não estiver em uso (Óbvio, lol).

2- Fechar as apps completamente, mantendo o botão home clicado durante alguns segundos.


Criação de Ringtones:

Estes podem ser feitos por qualquer pessoa que disponha do iTunes

1 - Converter o .mp3 para .m4a (Só 35 segundos ou menos)

2 - Ir a Menu -> Edit -> Preferences -> General Tab -> Import Settings -> (Na combo) AAC Encoder ->

3 - Escolher a musica e com o direito 'get Info' -> Options Tab-> 'Start Time' & 'Stop Time' (Não mais do que 35 segundos!!!)

4 - Click com o direito na opção -(Create AAC Version)

5 - Renomear o .m4a para .m4r (R stands for RingTone) - Escolhemos o ficheiro e carregamos no 'Control + R' para ir ao Windows Explorer onde fica esse ficheiro. Mudar a extensão para .m4r

6 - Drag and Drop para os ringtones (bota e vira :) )


Download de Ringtones:

Para quem não quiser estar com o trabalho todo de criar os Ringtones, pode dirigir-se ao site Audiko e escolher os ringtones que lá existem ou fazer o upload do MP3 que quiser e construir o seu ringtone online.

Podem experimentar este serviço (gratuito) aqui.


Conversão de Vídeos:

A melhor, mais rápida e com melhor qualidade para se converter quaisquer vídeos para o iPhone é usar o programa Videora. Existe uma versão (gratuita e 100% funcional) para cada modelo de iPhone, por isso escolham a que corresponde ao vosso equipamento.

Ao acabar a conversão o programa insere automáticamente o vídeo no iTunes ficando pronto para ser seleccionado na próxima sincronização.

Podem fazer o download aqui.
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo