Fartei-me da Abit ...

Pedro Rocha

OC Legend
Comprei isto :

AsusP4C800-E_1.jpg



Depois de bem mais de 10 boards da Abit, desde os velhos tempos da KT7 - acaba assim um relação de muitos anos ..

Com a IC7 passaram todos os limites - tempearaturas irrealistas, bug que limita a 255Mhz a memoria , USB marados etc ..etc .. e ainda por cima todos estes problemas se mantém na IC7Max3:'( :'(

Assim, meu caro Rap, tenho que te dar razão - a Asus P4C800-E que montei hoje é, neste momento, a melhor board do mercado .. :)

Como podem ver, para uso corrente a 4Giga está com umas temperaturas simpáticas ...e práticamente sem ruido nenhum com a MachII em modo silencioso e as ventoinhas baixas nem se ouve :)

AsusP4C800-E_Temp.jpg
 
Última edição:
Parabéns Pedro. Esta frase está a tornar-se um pouco repetitiva:)
Queria perguntar se para o dia a dia com o CPU a 4Ghz não é necessário colocar uma ventoinha no NB.
Outra questão que queria colocar era se a mudança do local do CPU na board, nomeadamente nalgumas boards para os novos AMD em que o CPU fica mais abaixo isso não vai levantar problemas ao ter que dobrar a manga da prometeia. As alterações do socket não parecem ser importantes porque a chip-com tem disponibilizado os diferentes adaptadores.
Ando a pensar seriamente em comprar uma mach II mas assusta-me um bocado o que aconteceu com a saída dos P4 com FSB 800, nomeadamente os problemas que surgiram com o reset das primeiras prometeias. Um investimento destes era importante que durasse duas ou três re-incarnações dos PIV ou AMD.
Obrigado. Ansioso por ver o que nos reservas com esta board:004:
 
Finalmente largaste a abit meu caro. :)

Já estava a axar fanatismo a mais, nunca mais largares abit, mesmo encarando os problms k tinhas ;)

Parabens pela optima compra e espero k subas exe score no 3d mark, o ricky tá sozinho, eu sei k nao é facil, mas já tens mais um arsenal para juntar á festa ;)

Btw, já fizeste o vmem nixo? :D
 
Originally posted by Metro
Parabéns Pedro. Esta frase está a tornar-se um pouco repetitiva:)
Queria perguntar se para o dia a dia com o CPU a 4Ghz não é necessário colocar uma ventoinha no NB.
Outra questão que queria colocar era se a mudança do local do CPU na board, nomeadamente nalgumas boards para os novos AMD em que o CPU fica mais abaixo isso não vai levantar problemas ao ter que dobrar a manga da prometeia. As alterações do socket não parecem ser importantes porque a chip-com tem disponibilizado os diferentes adaptadores.
Ando a pensar seriamente em comprar uma mach II mas assusta-me um bocado o que aconteceu com a saída dos P4 com FSB 800, nomeadamente os problemas que surgiram com o reset das primeiras prometeias. Um investimento destes era importante que durasse duas ou três re-incarnações dos PIV ou AMD.
Obrigado. Ansioso por ver o que nos reservas com esta board:004:

Não, a 4.040Mhz FSB no 3.0C está "só" a 270Mhz.
Mas já reparei que aquece bastante, queria ver se arranjava algo muito silencioso já que a MachII não faz mesmo barulho nenhum, pois as fans funcionam normalmente a cerca de 1000rpm..:)

Quanto a dobrar o tubo, o da MachII é realmente muito mais flexivel e um pouco mais longo ..convem sempre é nunca dobrar perto do CPU - é aí que ele normalmente quebra..

A grande vantagem da MachII é justamente a electrónica, a board fica realmente toda desligada (e não em reset como na Prometeia I) , assim é indiferente que board lá está ..só recebe sinal de ligar quando atinge os -33ºc.
Claro que a electrónica tb tem desvantagens, tive o "Fail Sensor Bug" - detectava a temperatura a + de 80ºC e nem sequer ligava, entetanto a Chip-con arranjou-me a unidade ..
Recomendo, sem reservar, a MachII até porque tem o firmware actualizável o que dá sempre mais garantias de evolução.
É melhor é não trocar o gaz pelo 404, se não lá se vai a garantia de 2 anos.

:P
 
Originally posted by Pedro Rocha
Não, a 4.040Mhz FSB no 3.0C está "só" a 270Mhz.
Mas já reparei que aquece bastante, queria ver se arranjava algo muito silencioso já que a MachII não faz mesmo barulho nenhum, pois as fans funcionam normalmente a cerca de 1000rpm..:)

Quanto a dobrar o tubo, o da MachII é realmente muito mais flexivel e um pouco mais longo ..convem sempre é nunca dobrar perto do CPU - é aí que ele normalmente quebra..

A grande vantagem da MachII é justamente a electrónica, a board fica realmente toda desligada (e não em reset como na Prometeia I) , assim é indiferente que board lá está ..só recebe sinal de ligar quando atinge os -33ºc.
Claro que a electrónica tb tem desvantagens, tive o "Fail Sensor Bug" - detectava a temperatura a + de 80ºC e nem sequer ligava, entetanto a Chip-con arranjou-me a unidade ..
Recomendo, sem reservar, a MachII até porque tem o firmware actualizável o que dá sempre mais garantias de evolução.
É melhor é não trocar o gaz pelo 404, se não lá se vai a garantia de 2 anos.

:P

Pedro:
Obrigado pela tua resposta.
A pergunta do NB não foi inocente. Tenho um DigiDoc e a temperatura mais elevada que tenho no meu sistema é precisamente o NB com 36 graus 2.8@3150 ram 225 1:1 na minha caixa de alumínio com 4 ventoinhas a funcionar.
Não consigo retirar o cooler do NB. Numa primeira fase quis colocar artic silver ceramique mas como tive medo de estragar o chipset não o fiz. Planeio retirar a fan do digital doc e coloca-la em cima do cooler do nortbridge. Se o fizer amanha coloco aqui os resultados.
Sobre a prometeia só conseguiste com que ficasse ainda com mais vontade. Com o Prescott a começar nos 103W a refrigeração a ar começa a ser curta e necessariamente muito ruidosa para o meu gosto.
 
Mas não custa nada tirar o cooler do NB - pelo menos na P4C800-E - retiras as 4 patilhas e puxas um bocadinho, retiras aquela porcaria plastica com acetona e metes AS3 ou AS Céramique.. demora não mais de 5 minutos e vale a pena :)
 
Originally posted by Pedro Rocha
Mas não custa nada tirar o cooler do NB - pelo menos na P4C800-E - retiras as 4 patilhas e puxas um bocadinho, retiras aquela porcaria plastica com acetona e metes AS3 ou AS Céramique.. demora não mais de 5 minutos e vale a pena :)

Pedro:
Eu já tentei e não consegui retirar as patilhas. Não achei boa ideia usar nenhuma chave ou pinça não fosse sem querer acertar na board e perder a minha amada. A fan do NB da tua board é igual à minha.
A ideia que falei de colocar uma ventoinha em cima é "imitar" o cooler da Thermaltake, o Tiger Chipset Cooler que de certeza já conheces http://www.*****/acatalog/Online_Catalogue_Other_Coolers_57.html
Existe à venda no sítio do costume:)
Ainda não vi nenhum review mas parece ser bom e o aumento do ruído é insignificante.
 
P4_3000_4154.jpg


Para já em termos de OC do CPU não está mal, mas estou um pouco decepcionado com a velocidade da memória - em 5:4 com esta velocidade do CPU a IC7 devia dar cerca de 6.200 MB/s

O máximo estável que consegui na IC7 foi 4.080Mhz, contra os 4.150Mhz da P4C800-E.

As XMS3500 - estão em 2-5-2-2, Turbo On - PAT enable, se calhar precisam de mais voltagem..

Tambem não gosto muito das flutuações da voltagem do core do CPU - a 1,775v na bios oscila entre 1,7v e 1,82v
 
Essas oscilações também acontecem na minha P4C800, quanto a memória, já consegui mais bandwith com umas mem's iguais a essas e um 2.8C, mas o fsb estava a 287.

Cumps.
 
Com o cooler da Zalman não dá para colocar uma ventoinha em cima do cooler passivo do NB porque o Zalman ocupa uns milimetros preciosos de um dos lados.
É conhecido o problema das asus em dar mais voltagem do que a selecionada na bios. Pedro passas-te para o oposto do que tinhas com a ABIT. Essas flutuações a esse nível são de facto preocupantes. Não vi em termos de CPU valores acima dos que tens com o 3.0Ghz. O 3.2 esse sim vai um pouco mais longe.
A conclusão é sempre a mesma. Se tu e o Ricky tivessem algum apoio, nem que fosse só o facto de podem testar várias boards iguais e escolher a que fosse mais estável tenho a certeza que não teriam concorrência.
Mas que raio conseguir o que vocês conseguem sem qualquer apoio é absolutamente magnífico.
Pedro:
Consegues um overcloking maior com o HT desligado? ou isso é só treta.

Edit: Vê estes resultados com uma P4C800 Dlx e memória OCZ 4000. No NB usa o cooler da termaltake
http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?s=&threadid=17723
I'm impressed
 
Última edição:
Metro, já está ..não custou nada a montar :)

AsusP4C800-E_PromieTT.jpg


Realmente o NB cooler passivo de origem aquece estupidamente, quando o desmontei até queimava ..

Pus a rotação da NB fan mais baixa com o Q-Control, assim continua o reino do silêncio com a MachII.

Neste momento o que faz mais barulho é um disco externo USB2/Firewiwe da Iomega que tenho para aí para backups, desligo-o sempre que não estou a usar :D
 
Back
Topo