Fascismo nos jogos preparem-se para ter 2 placas graficas

O CG é exclusivo da nVIDIA ? Não estou muito dentro do assunto mas pensava que era utilizado em imagens 3D, animações 3D, filmes, etc.
 
o CG não é especifico para placas gráficas da nvidia e tem como objectivo facilitar a utilização de shaders e eye-candy afins

(fell free to correct or ad anything to the above ;) )
 
Originally posted by ToTTenTranz


Até porque o único concorrente deles, a PowerVR, também criou uma API própria, o PowerSGL.
Eram tempos em que quem quisesse um suporte decente para a sua placa gráfica teria de inventar a sua própria API..



que saudades do PowerSGL... ainda me lembro de jogar Tomb Raider com PowerSGL e Ultimate Race... estes eram os jogos mais lindos na epoca! (tenho para ali juntamente com uma M3D que está num pedestral! :D

A primeira Grande placa 3D do mercado! ;)
 
o CG não é especifico para placas gráficas da nvidia e tem como objectivo facilitar a utilização de shaders e eye-candy afins

(fell free to correct or ad anything to the above )

Bem me parecia, oiço falar do CG há tantos anos que estranhei.
 
Não quero forçar aquilo que não tenho a certeza, mas o que vcs estão a falar é em CGI (usado por exemplo no filme do Spider-man)!

A linguagem CG, se não me falha a memoria é Nvidia - só assim se justifica q quando a CG ganhou a "Top Innovations of 2002" quem recebeu o Premio foi: Ned Finkle - Vice presidente da Nvidia que disse:

“NVIDIA is proud to be recognized by Game Developer Magazine as one of the key contributors to the development and advancement of a standard high level shading language”.


Não tenho a certeza absoluta, nem quero ter razão, mas parece-me que a CG é Nvidia - ou pelo menos eles estão a "trabalhar" nela!!!


Relativamente às performances da FX 5200 tenho aqui um optimo artigo que desvenda alguma nevoa do problema:

VER: http://www.digit-life.com/articles2/gffx/gain-5200-5800.html

Conclusão às FX 5200 (penso que não é 5200 ULTRA, mas sim apenas 5200) são optimas para substituir a GF4 MX e competir com as RADEON 9000.

Por mim, vou esperar por mais reviews!


Força pessoal

[[]]
 
Pelo que li no artigo que indicaste, tive a sensação de que a nVIDIA está a desenvolver (ou desenvolveu) uma linguagem baseada em CG que será a nVIDIA-CG. Mas assim sendo deve ser díficil obter programação exclusiva para linguagem cuja base não é exclusiva, não ? (isto se CG não for exclusivo da nVIDIA, que eu acho que não é)
 
o Cg é feito pela nVidia e apareceu pouco depois de sairem as GF4 Ti.

Pelo que sei:
É um programa que, falando simplisticamente, utiliza vários códigos do directX para criar efeitos.
Se és um programador e queres criar um efeito realista de água por exemplo, tens de ir ao SDK do directX8 ou 9 e a partir das linhas de código arranjar maneira de lá chegar.
Com o Cg, fazes "insert =» water effect" e aquilo aparece feito, como se fosse um atalho.
É um processo um bocado limitativo.. mas a ideia é não dar aos programadores uma desculpa para não usarem as capacidades das placas gráficas de hoje em dia.

Mas... ao contrário do que disse o Rudzer.. este Cg apenas funciona com as extensões de drivers da nVidia.. portanto o resto vai pro lixo..

A ATi tb tem um programa que faz o mesmo, o RenderMonkey, mas que pelo que sei funciona a partir de extensões standard do directX portanto funciona para qualquer placa de qualquer fabricante.. para além disso é open source e é distrubuido gratuitamente.


(mas nós já tivemos várias threads aqui sobre o Cg..)
 
EA-Nvidia Deal Mostly Just Marketing

By Mark Hachman
A nebulous deal between software publisher Electronic Arts and graphics chip maker Nvidia Corp. will primarily involve marketing, and won't tie EA content exclusively to Nvidia's chips.
The deal, announced on Thursday, makes Nvidia the "preferred graphics platform" for EA's worldwide studios, according to Nvidia.

ADVERTISEMENT




EA will use PCs equipped with Nvidia graphics cards to design EA games. Nvidia will receive exclusive bundling rights for its add-in card partners, who will be able to ship either demonstration versions or full-fledged EA games in the same package as their Nvidia-based graphics cards.

The most controversial facet of the agreement, however, has been a statement that the two sides will discuss Nvidia-specific features and special effects in several upcoming EA titles for the PC, including Madden NFL Football 2004.


On Friday, an EA spokeswoman attempted to clarify some of the hype.

"The deal is a combination of marketing, product enhancement and bundling," said an EA spokeswoman in an email to ExtremeTech. "They have an 'exclusive' for bundling with OEM's and board makers."

"The bundling is an exclusive," the spokeswoman added. "It does not mean that EA's software will only run on Nvidia's hardware. There will be some custom work (although it might not be proprietary) for Madden '04 and maybe another title or two down the road, but this is mostly a marketing/bundling deal."

The spokeswoman declined to say what the "custom work" done on Madden might entail.

fonte: http://www.extremetech.com/article2/0,3973,1020656,00.asp
 
Back
Topo