FAT32 ou NTFS?

[ThunderS]

Power Member
Boas ppl.. sei que há por ai muito topico acerca disto e já andei a lê-los e andei tb a googlar.. mas nada de concreto para tirar a minha duvida..

Como em tudo, existem prós e contras.. Agora que tenho a nova máquina cá em casa, tenho que instalar o O.S., mas vem a questão.. formatar em quê? FAT32 ou NTFS?

A ideia é fazer como o meu actual disco (60Gb dividos em 3! uma po S.O. e tudo o que é software, outra só para os jogos e outra para o "lixo", sacansos, files temporários, mp3´s, etc)

Como este são 320GB não vou repartir em 3, mas em 4, vou manter na mesma 20Gb para o S.O. e 100GB em cada uma das outras 3.

Sempre tive tudo formatado em FAT32, só tinha o disco do portátil em NTFS e quando este teve problemas eu vi-me aflito para conseguir aceder a ele quer para formatar, quer para backup (para isto nem consegui).

Já li que o Win n permite efectuar partições com mais de 32GB em FAT32... sei que NTFS é mais rápido e mais seguro do que FAT (pelo que li)...

Agora quero é mesmo saber a vossa opinião e saber em quê que formato?

1 abraço.
 
Com FAT32 não podes ter ficheiros maiores do que 4GB, com NTFS podes ter permissões de segurança nos teus ficheiros,etc

Não há razão nenhuma para actualmente ter FAT.. a não ser que uses ao mesmo tempo um sistema operativo mais antigo que não suporte NTFS (tipo Windows 98)

Cumps
 
Para discos internos o sistema mais usado é NTFS.
Só uso FAT32 para o disco externo, porque o router onde está ligado apenas suporta este tipo de ficheiros.
 
Back
Topo