1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

FAT32 ou NTFS?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por [ThunderS], 17 de Maio de 2007. (Respostas: 4; Visualizações: 742)

1. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Boas ppl.. sei que há por ai muito topico acerca disto e já andei a lê-los e andei tb a googlar.. mas nada de concreto para tirar a minha duvida..

Como em tudo, existem prós e contras.. Agora que tenho a nova máquina cá em casa, tenho que instalar o O.S., mas vem a questão.. formatar em quê? FAT32 ou NTFS?

A ideia é fazer como o meu actual disco (60Gb dividos em 3! uma po S.O. e tudo o que é software, outra só para os jogos e outra para o "lixo", sacansos, files temporários, mp3´s, etc)

Como este são 320GB não vou repartir em 3, mas em 4, vou manter na mesma 20Gb para o S.O. e 100GB em cada uma das outras 3.

Sempre tive tudo formatado em FAT32, só tinha o disco do portátil em NTFS e quando este teve problemas eu vi-me aflito para conseguir aceder a ele quer para formatar, quer para backup (para isto nem consegui).

Já li que o Win n permite efectuar partições com mais de 32GB em FAT32... sei que NTFS é mais rápido e mais seguro do que FAT (pelo que li)...

Agora quero é mesmo saber a vossa opinião e saber em quê que formato?

1 abraço.

2. luikki

luikki Power Member

ntfs......

3. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Com FAT32 não podes ter ficheiros maiores do que 4GB, com NTFS podes ter permissões de segurança nos teus ficheiros,etc

Não há razão nenhuma para actualmente ter FAT.. a não ser que uses ao mesmo tempo um sistema operativo mais antigo que não suporte NTFS (tipo Windows 98)

Cumps

4. bruncamps

bruncamps Power Member

Para discos internos o sistema mais usado é NTFS.
    Só uso FAT32 para o disco externo, porque o router onde está ligado apenas suporta este tipo de ficheiros.

5. [ThunderS]

[ThunderS] Power Member

Ok.. parece q vou para NTFS...

Partilhar esta Página