Fazer filamento reciclado - ajuda

redrose

Power Member
Boas:

A instituição onde trabalho quer implementar um sistema que permita fazer impressão 3D a partir de plástico reciclado do nosso dia a dia.
Alguém conhece um sistema que permita fazer isto?
Do que já li, parece que vou precisar de:
1- máquina para moer o plástico
2- máquina para fazer o filamento
3- impressora 3D com capacidade de utilizar este filamento reciclado.

Até ao momento encontrei esta:

https://redetec.com/

Mas não me parece que exportem para Portugal.

Alguém pode ajudar?

Obrigado!
 
E compensa?
a nao ser que existam fortes ideiais ecologicos na instituição, não me parece, tendo em atenção o preço a que se encontra o filamento ou ate mesmo as pelets purificadas para produção aqui no nosso cantinho!

para já é o investimento na máquina, que pode ter varios valores, ser mais DiY ou menos DiY e do que sei, tal como qualquer printer, tambem estas maquinas não são plug and play, antes pelo contrario.

estará a instituicao interessada em contratar um tecnico para este processo? aquilo obriga a vigilancia! cada quilo/rolo demora mais ou menos uma hora e isto numa maquina afinada e com alguma confianca.
depois, isto é um processo de precisão. é preciso controlar muitos factores para garantir 1,75mm de calibre constante ao longo de todo o esparguete, senão, lixo com ele.... ( ou reciclagem ;) )

por fim, deixas uma questao que me faz pensar que nao estaras muito familiarizado com a area:

3 - impressora 3d com capacidade de utilizar este filamento reciclado


todas o podem usar desde que o mesmo seja fabricado com qualidade. ( calibre, consistencia, humidades )


julgo que é preferivel comecares com um impressora , se tens interesse, e a partir dai ires evoluindo o knowhow para depois poderes levar valor acrescentado a tua instituicao, dentro desta area.
 
Agradeço desde já a ambos o feedback.
Primeiro ponto, não se trata de uma questão de ser mais barato ou mais caro.
É mesmo uma posição da instituição perante a sustentabilidade ecológica.

Em segundo lugar, confirmo que não tenho experiência no assunto.
O sistema é para ser o mais fácil possível.
A solução que indiquei no meu tópico inicial, parece-me uma boa solução que para fazer o filamento, juntando a maceração e o filamento numa só máquina. Depois é só adquirir uma impressora 3D para usar o filamento.
Entretanto fiquei com outra dúvida: como é óbvio nem todo o plástico dá para utilizar. Como sei qual o plástico que posso reciclar para filamento? O nosso objetivo era reciclar tubos de plástico que usamos em grande quantidade:
38010-product-1.jpg
 
qual q composição desses tubos?

quanto às “facilidades”... estas tecnologias ainda não estao naquilo que chamo de modo “ Bimby” ou seja , só ligar um botao e deixar a fazer..... nem as printers, muito menos as extrusoras de esparguete a quente a partir de pellets....

é uma coisa que me faz saltar da cadeira, pedidos de user friendly ou , como disseste , o mais facil possivel! acredito que sejam os desejos de muita gente mas ainda nao estamos lá.
agora, se o patrao esta disponivel a dar aquilo que é mais valioso ( o tempo ) , entao nao duvido que o consigas fazer ;), se mantiveres a motivacao.

Não é nada do outro mundo, mas as nossas maquinas obrigam a grande investimento de tempo , auto formação e o meter as mãos na massa!

Se a tua instituição esta assim com tanta vontade, força de certeza conseguiras!

experimenta ir a rep do cacem e pedir ao dono que te mostre a maquina dele e que te de algum feedback do que é produzir filamento, para omares uma decisao ainda mais informada.
 
Última edição:
Estou a ver que a coisa não é tão fácil como pensávamos.
De qualquer forma, vou tentar estar o mais informado possível para passar o máximo de informação e quem manda que tome as decisões, devidamente suportadas na evidência.

Relativamente aos tubos, uns são de PP e outros de PS.
Achas que dão?
 
Back
Topo