1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fazer imagem de cd ou DVD

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por hellaxe, 25 de Dezembro de 2006. (Respostas: 3; Visualizações: 793)

1. hellaxe

hellaxe Power Member

Pessoal:
    queria fazer uma imagem de um dvd, ou cd, e não sei que programa utilizar porque não costumo fazer isso. Quando preciso fazer um backup utilizava os 2 drives mas agora só com 1 IDE não tenho como ligar o outro drive já que a IDE está ocupada com um hd e claro o gravador.
    Tentei fazer como só com o tenho ligado mas tenho pouco espaço no / e tive de andar aás aranhas para encontrar o ficheiro temp do k3b que estava a lixar tudo e não me deixava entrar no gnome.

Por isso pergunto: que programa utilizar ou como fazer a dita imagem com o k3b?

2. PrOdG

PrOdG Power Member

Para fazer uma imagem basta um simples
    Código:
    dd if=/dev/hdX of=[i]ficheiro[/i]
    No limite, acho que até
    Código:
    cat /dev/hdX > [i]ficheiro[/i]
    funciona.

Com o K3b nunca fiz.

3. hellaxe

hellaxe Power Member

Obrigado pela dica. Vou testar.
    Já agora onde é que o dd vai meter a imagem? Como é de um dvd tem de ir para um disco. Como não uso o dd podes dar-me a dica?
    Obrigado

4. PrOdG

PrOdG Power Member

Coloca onde quiseres, na directoria corrente no primeiro caso, ou colocando o path no output file.
    Código:
    dd if=/dev/hdX of=/home/username/....
    Não te esqueças é que o campo of tem de ser um disco ou partição que esteja montado.

Partilhar esta Página