Fazer ligação em série

metralha761

1st Folding then Sex
Fazer ligações em série é algo simples quando falamos em pilhas.

Mas quando temos outro tipo de fontes em q não é tão simples?!!:confused:

Bem eu pensei, existe um componente q impede a electrecidade circular num sentido.
Será q se ligar as fontes em paralelo mas entre os polos colocar o componente q faz circular a energia num so sentido passa a tar em série e evitando curto circuito??

exmplo:
.....|--F--|
---|--C--|---

F = fonte
C = componente
... = só para alinhamento do diagrama
 
Mas a minha duvida era se aquele esquema provoca curto-circuito ou não e se colocar 2 ou mais fontes como no esquema q fiz ficam em série.

PS: Tks pela correcção.
 
Última edição:
Não entendi bem o esquema que fizeste. O componente (C) está em serie ou paralelo com a fonte?
A soma de alimentações=(série) hoje em dia não faz muito sentido, tens fontes de alimentação ajustaveis e regulaveis.
A não ser que estejas e necessitar de mais corrente (Amperes) e estejas e pensar em paralelo, mas isto já sou eu a conjecturar.
Qual é em concreto a tua duvida/problema?
 
Imagina isto


Onde F é uma fonte de 5V, no final teria 10V?

Eu não tenho a certeza se os símbolos estão correctos, o triângulo, se bem me lembro, representa um diodo. O diodo obriga ou impede q a corrente circule para um lado.

Isto seria possível e aplicável?

PS: Não me perguntes o pq disto, são ideias q me aparecem:lol:
 
Última edição:
Não entendo. Porque é que a ligação em série de duas pilhas é fácil e a de fontes não o é? Assim como nas pilhas, as fontes para serem ligadas em série juntas os pólos opostos.
 
Boas! sou novo aqui no forum mas gostaria de deixar a minha opinião relativamente a este assunto.

atenção k nem todas as fontes podem ser ligadas em serie.
dou como exemplo as mais conhecidas do ppl aqui, as ATX (modificadas muitas vezes para fontes de "laboratório/bancada".
Ligando os 12v de uma fonte aos 0v de outra ATX consegue-se obter os 24v.
No entanto algumas ATX teem a Terra ligada á caixa assim como os 0v. portanto se ligármos +12v de uma fonte aos 0v da outra estamos efetivamente a ligar +12v á terra..... o k não é grande ideia!
Certifica-te k 0v e "Terra" não estão ligados.
 
Penso que não podes fazer o que tens no eskema.

O que podes fazer penso que é isto:

fonteseriehk8qg4.png


Mas tens que ter en atenção o k o Teo1974 disse.

Se estiver enganado que alguem corrija.
 
Eu agradeço as vossas dicas e avisos.

Mas o q quero saber é se é valido ou funcional na pratica, eu nao tenho condições para o fazer, caso contrario teria o feito.
 
oi boas ppl ixt e uma ligaçao em serie os diodos n deixam a corremte passar pa traz

pode fazer ixt pk a corrente continua anda num so sentido
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo