Foi à cerca de um ano que me interesei pelo mundo do "map edit" e para começar a aprender li uns tutoriais sobre o motor de jogo do Q2, a ajuda do Worldcraft (o programa em si até é simples de utilizar) e fiz uma pequena aventura em single-player para o Q2 (não é nada do outro mundo, mas foi a minha primeira experiência na matéria)
Para quem quiser aqui fica o link:
http://planeta.clix.pt/silverchip/quake.html
Em relação aos editores sempre utilizei o Worldcraft tanto para o Quake2 como para um novo projecto que já iniciei para o Half-Life.
A versão mais recente deste programa chama-se agora Valve Hammer editor e pode ser encontrado em:
http://www.valve-erc.com/?news_id=1017637437
Este último site é uma importante fonte de informação para a edição de níveis assim como o
www.gamedesign.net
Existem no entanto outros editores como o UnrealED que vem no CD do jogo, tal como o Worldcraft vem no Half-Life, para além destes há que referir também o QeRadiant/3/gtk que serve para o Q2, Q3 e HL respectivamente (penso que é por esta ordem pois não utilizo este editor por achar a interface mais confusa em relação ao WorldC)
Por fim aqui vai uma lista dos programas que estou a usar para o HL:
-Half-Life Model Viewer
-Paint Shop Pro 7
-PakScape
-Wally
-Zoner's Compile Tools.
Para encontrares estes programas podes ir á secção de links deste site "http://www.planethalflife.com/manke/", que para além da larga colecção de links é o site de um dos melhores autores de MODS em alternativa vai a "http://www.planethalflife.com" e pesquisa o site...