1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio
  3. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

[Fazer partições no disco e dual boot]

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por SilverChip, 26 de Junho de 2002. (Respostas: 13; Visualizações: 3094)

1. SilverChip

SilverChip Power Member

Daqui a alguns dias vou instalar o Win XP no meu PC (versão de actualização do ME), e estou a pensar em fazer duas partições no disco de modo a que na maior tenha o XP e na menor o Win 98SE para o caso de algum software ter problemas de compatibilidade.

Assim para o Win98SE penso reservar 2Gb ficando com 17Gb livres para o XP (embora a drive seja de 20Gb apenas apresenta no Windows uma capacidade útil de 19Gb)

Após a introdução vem a pergunta...
    Como nunca fiz partições num disco gostava que alguém me indicasse os passos a dar (ex: como utilizar o FDISK, qual sistema instalar primeiro, o sistema FAT32 utilizado pelo 98 tem de ser convertido ou o XP faz isso automaticamente, etc)
    Já estive à procura de sites que falassem do assunto mas o que encontrei "www.tweak3d.net" não explica bem o funcionamento do FDISK, por isso resolvi utilizar a máxima "se não sabe, não mexe" para evitar acabar com a existência do meu IBM.

Nota: Se ajudar como orientação de uma possivel explicação posso referir que formatar o disco e instalar Windows de raíz é uma prática que quase todos os utilizadores do Windows são forçados a aprender :)
    Nota2: O "dual boot" será no fundo Win98SE/WinME, visto que só após a instalação do ME é que posso instalar o XP pois como já referi trata-se da versão de actualização.

2. jfbbms

jfbbms Power Member

nao dizes se o SO que tens agora qual é ou se é para manter...

Com o fdisk podes criar uma partiçao ( fdisk, opção 1, e depois opçao 1) e crias a partiçao de 2 gigas. Depois, volta ao menu inicial e voltas a criar uma partiçao com os 17 gigas ( opçao 1, opçao 2).

O 98 tem de ser instalado no c: mas o XP pode ser em ***** lado. Bom bom era poderes meter o 98 na drive d: e o Xp na primeira... e pk? grande parte do ppl que conheço, tb teve essa precauçao e no final apagaram o 98... mas nao podes apagar/formatar a drive pk ha ficheiros de arranque na raiz da drive c: ( ntdetect, nt... ).

Mas pronto, o 98 tem de ser metido na primeira drive e o XP na segunda ( para detectar o 98 ). instala primeiro o 98 e depois o ME. Depois, ao instalares o XP em cuidado para qual é a actualização que vai actuallizar . So é pena n conseguires "meter" o XP de raiz....

Por acaso ja tive de reinstalar o xp mas foi culpa minha...

ps: se meteres a drive do xp depois em ntfs, o 98 nao a vê...

3. SilverChip

SilverChip Power Member

"nao dizes se o SO que tens agora qual é ou se é para manter... "
    O que tenho actualmente é o ME e não é para manter.

Antes de particionar o disco devo formata-lo?

Após fazer a divisão dos 2Gb, não existe nenhuma opção que me permita dizer ao FDISK para criar outra com o espaço restante? É porque ao definir os 17 tenho medo que se possa perder algum espaço.

4. SilverChip

SilverChip Power Member

"ps: se meteres a drive do xp depois em ntfs, o 98 nao a vê..."

Mas a partição do Xp não tem de ser necessariamente ntfs?

Existem alguma letra preferencial para nomear as duas partições para além do C:?

5. SilverChip

SilverChip Power Member

Só mais uma questão...
    Após instalar os dois SO como faço para seleccionar um ou outro?

6. Jintro

Jintro O Colaborador

o xp vai-te criar uma ecran de opção para escolheres qual é o so com q queres arrancar o computador
    podes instalar o xp em fat32 mas o ntfs é mais aconselhado, por ser mais seguro e por ser quase como q a formataçaodefault tanto para o xp e w2k.
    epah, se tiveres com medo do fdisk, usa o partition magic, é mais user friendly... não sei é se pores o 98 numa partição só com dois gigas será uma boa ideia, mas tu é q sabes...
    faz assim cria uma partiçao com o partition magic, depois podes fazer o resize se não tiveres satisfeito com o tamanho, primeiro instalas o win98 no c: (em fat32) e depois de teres o 98 instalado instalas o xp, o xp cria.te o ecran de boot e nao tens q te chatear, em seguida podes usar o partition magic e fazer resize das partiçoes novamente...
    isto é só uma ideia, eu por exemplo usei um utilitariozito da seagate q saquei no site deles para fazer as partiçoes, pequeno, intuitivo e grátis :) de qq forma nao precisas fazer tanta confusao, vais ver q não é dificil fazer o q queres :)
    depois de instalares o xp recomendo.te estes sites:

http://www.broomeman.com/support/xp.html
    http://www.tweakxp.com/tweakxp/
    http://www.blackviper.com/WinXP/servicecfg.htm

7. SilverChip

SilverChip Power Member

obrigado pelas dicas, depois digo qualquer coisa...

8. SilverChip

SilverChip Power Member

Operação realizada com exito :001:
    Afinal é bastante fácil...

9. SilverChip

SilverChip Power Member

Afinal não é assim tão facil :rolleyes:

Após ter feito e formatado as duas partições, corri o programa de intalação do Win98SE e copiei-o para o c:\ (2Gb). Quando acabou a instalação do Windows propriamente dita fiz a instalação dos drivers (gráfica, som, ...) e algum software.

Agora que ía tentar instalar o ME, este diz-me que já existe outro sistema operativo no disco, por isso não poderá continuar com a instalação (este WinME é para instalação de raíz). Eu pensava que teria a hipotese de escolher para qual disco instalar c: ou d: mas a mensagem de erro aparece logo no inicio da configuração.

O que estou a fazer mal?

10. Jintro

Jintro O Colaborador

deixa-me ver se percebi... tu queres instalar o 98 e precisas do por tb o ME pra depois fazeres o upgrade para o xp, não é?
    pelo q tenho lido acho q fiquei com a sensação q para fazeres o upgrade começas logo por instalar o xp e depois ele vai-te pedir para introduzires o cd do ME pra ele ficar "a saber" q tens realmente o ME... experimenta fazer isso... se quiseres aparece na ptnet para falarmos, tou lá com o nick Jintro
    cheers

Jintro

11. SilverChip

SilverChip Power Member

deixa-me ver se percebi... tu queres instalar o 98 e precisas do por tb o ME pra depois fazeres o upgrade para o xp, não é? "

Certo.

"começas logo por instalar o xp ..."
    Não, primeiro instalo o ME depois faço o upgrade. Mas quando tento instalar o ME o programa de instalação não me deixa porque diz que já tinho um SO instalado.

"se quiseres aparece na ptnet para falarmos, tou lá com o nick Jintro"

Em que canal? Tás lá hoje à noite?

12. Jintro

Jintro O Colaborador

epah, tu tás a fornecer poucas informações, mas suponho q estejas a precisar de arrancar com o ME pq nao consegues arrancar com o xp usando disquetes? não é? se for esse o caso, vai à bios e muda a ordem de boot do pc pondo isso a arrancar do cdrom depois só tens q meter o cd do xp e fazer aquilo q queres...
    espero ter ajudado, este fds não vou ao irc pq.. estou muito ocupado:D
    vai dando noticias
    um abraço

Jintro

13. SilverChip

SilverChip Power Member

O que eu penso que tenho de fazer é tão simples como isto:

1º-Criar duas partições
    2º-Instalar o Win98SE no c: (2gb)
    3º-Instalar o WinME no d: (17gb)
    4º-Fazer a actualização do ME para o XP, utilizando a versão do XP que apenas se instala através da actualização de outra versão do Windows.

Mas pelos vistos esta ordem de acontecimentos não é possivel, pois pelo que tenho ouvido não posso ter 98 e ME instalados no mesmo disco mesmo quando com partições.

Só segunda vou ter o XP, mas por este andar acho que desisto do dual-boot até porque aqueles jogos mais antigos que podem não funcionar com o XP (nem no modo de compatibilidade) não serão decerto muito usados.

Última edição: 28 de Junho de 2002
  14. Jintro

Jintro O Colaborador

bem... last try :)
    tive a fazer uma pequena pesquisa na net e dei com isto http://www.webtree.ca/windowsxp/clean_install.htm espero q te dê uma pequena ajuda e te tire algumas dúvidas tipo... o q te disse anteriormente ***Note - If you are clean installing using an XP Upgrade CD you will be asked for a qualifying product at this point. Just pop the CD for your older version of Windows into the drive while the XP setup completes an authenticity check. Following this you will be prompted for the XP CD and setup will continue.
    espero ter ajudado :)
    um abraço

Jintro

Partilhar esta Página