1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fazer partilha de wifi. É ilegal?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por InBlack, 18 de Outubro de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 999)

1. InBlack

InBlack Power Member

Boas a todos

Eu ja tenho net wireless a mt tempo e a pouco tempo depois de ver tanta gente a queixar-se que "ter net e caro e assinatura de telefona e etc" e lembrei m se nao podia fazer um servicinho a comunidade. A minha ideia era a seguinte:
    Eu mandava por uma segunda linha em minha casa com uma boa velocidade visto que estou mt perto de uma central da PT. Comprava um router e dedicava o a essa linha. Fazia umas restriçoes a "sacansos e afins" para q n tivesse problemas com lentidao na linha. Anexava lhe uma antena de 7db (ou se fosse possivel ate aproveitava um prato de satelite velho mas n sei como o fazer se e q e sequer possivel)e apontava para o resto das casas do meus bairro, possiblitando assim que tivessem um bom acesso. Combraria uma "mensalidade" a quem quisesse optar pelo meu serviço.
    Claro que antes de avançar para este projeto iria andar a chatear os meus vizinhos a perguntar se eles optariam pelo meu serviço.

Mas agr digam m se puderem, isto tudo, esta minha ideia e ilegal? E que wireless e o futuro e se isto fosse bem estudado era capaz de ganhar alguns trocos.

Digam m vossa justiça

Fiquem Bem

InBlack

2. amjpereira

amjpereira Folding Member

Lê as condições de serviço do teu fornecedor.

É como um DVD, mesmo tendo o original não o podes copiar, distribuir ou vender a terceiros.

Como tal sim, em nome pessoal é ilegal.

Se montares uma empresa de telecomunicações a historia e outra, mas ai não vais estar de certeza a partilhar a ligação de outro ISP, além que os custos neste momento não compensam.

Imagina se o acesso vai abaixo, ou se caso fosse legal e partilhasses a cobrar, o router bloqueava, ou devido a configurações adicionais os clientes ficavam sem acesso quando não estavas?

E quem é que vai pagar hoje em dia por uma internet wireless "capada"??

Se quiseres partilhar gratuitamente ninguem te impede.

Cumprimentos

3. InBlack

InBlack Power Member

Tipo a minha ideia era do genero: tu pagas por aceso a net fora das grandes cidades (sim vivo numa aldeia) a net que sao prai entre 25 a 30 euros + assinatura de telefone. Ora se eu fizesse por exemplo 5 ou 7 euros mes e sendo 6 a 7 pessoas a ultizar dava para cobrir o gasto e talvez ainda ter lucro.
    Mas tira m uma duvida: Partilha gratuita pode ser sempre legal mas apartir que e cobrada ja se pode tornar ilegal?

desde ja obrigado pela resposta

InBlack

Última edição: 18 de Outubro de 2008
  4. amjpereira

Como indiquei é ilegal porque estás a ir contra as condições de serviço do teu operador.

Todos os operadores têm uma clausula no contrato que te impede de partilhar a ligação a cobrar.

Contudo pelo menos no meu não existe nada que me impeça de ter uma rede Wireless sem segurança.

Eles recomendam ter segurança mas não obrigam.

Agora quando involve valores monetarios, e para seres um prestador de serviço tens que estar registado como tal, fazer descontos, ter contratos, etc.

Isto para se quiseres estar segundo a legislação em vigor.

Se não quiseres estar ai então é contigo, mas o pessoal do forum, não costuma ajudar a cometer ilegalidades ;)

Cumprimentos

5. PedroVieira

PedroVieira Power Member

Eu conheço uma aldeia que meteram Wireless para todo pessoal mas antes de entrarem na net tinham de pagar 200€uros e depois a net daria-lhes para sempre..

6. amjpereira

Possivelmente trata-se de um projecto local, em que existem licenças.

Ilegalmente não consegues cobrar qualquer valor a uma pessoa para ter o que quer que seja.

Ou foi enganada e nesse caso a situação deve ser reportada, ou então trata-se de mais um dos projectos como existem agora de "expansão técnologica".

Cumprimentos.

7. InBlack

InBlack Power Member

Boas

Eu mandei um mail a PT relativamente a minha duvida e a resposta foi esta:

Estimado cliente,
    Muito obrigado por nos ter contactado.

Em relação ao assunto em causa, informamos que poderá aceder a informações acerca do produto pretendido através do seguinte endereço:

http://loja.ptcom.pt/loja/Produtos/Negocio/Telepac+ADSL/Wi-Fi+Box/

Em alternativa poderá contactar o número 800200181, a fim de obter os esclarecimentos desejados.

Caso tenha alguma questão adicional não hesite em contactar-nos através do número 16200, chamada grátis a partir da Rede PT, onde teremos todo o gosto em atendê-lo de forma personalizada.

Com os melhores cumprimentos,
    Serviço de Apoio ao Cliente
    PT Comunicações
    http://www.ptcom.pt

Pelos vistos e possivel fazer a minha ideia ou algo muito parecido.

Vou mandar outro mail a ver de esclarecer totalmente a minha duvida.

InBlack

8. Naturalmente que não podes. É o mesmo que comprares um DVD, arranjares uma antena e transmitir para os vizinhos e eles pagarem-te. Achas isto legal?

Legalmente não poderás fazer nada disso. Terias de te colectar (se exerces uma actividade que gera rendimentos é sempre obrigatoriamente declarada) e, para isso, terias de ter as licenças necessárias para o que pretendes fazer.

Eu percebo a tua ideia, mas não é legal.

Quanto à resposta da PT não foi resposta nenhuma. O que lá diz é para ires consultar os dados do produto que te sugerem em alternativa e, em caso de dúvida, ligar-lhes. Mas, para isso, terás de ter um espaço comercial (tipo McDonald's que têm espaços hot-spot, etc.). Na minha opinião não o poderás fazer por limitações legais. Mas é só uma opinião...

9. amjpereira

Isso é para criares um hotspot, mas ai vendes cartões de tempo.

Exemplo 5€ = 1 hora, por ai em diante, como os que existem nos centros comerciais.

Não me parece que consigas fazer negocio com isso.

Cumprimentos.

10. InBlack

InBlack Power Member

Acho q ja tirei as minhas conclusoes.

Obrigado desde ja pela ajuda

InBlack

11. PedroVieira

PedroVieira Power Member

amjpereira, tens razão..
    É um projecto tecnológico..
    Questoes esclarecidas, malas aviadas para outro assunto..

12. flipado

flipado Power Member

Porquê reinventar a roda? Já ouviste falar do movimento "la fonera" ? Faz básicamente o que tu pretendes, e é totalmente legal. Depende obviamente das condições do ISP, mas actualmente penso que a maioria suporta/permite a partilha nesses moldes.

Partilhar esta Página