1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fazer PUB a DSLRs

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por strobe, 8 de Dezembro de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 1019)

1. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Em alguns eventos sociais, é frequente eu ser o único (cromo) que leva máquina fotográfica. Ainda por cima um trambolho duma DSLR. Eventualmente alguém bem intencionado se oferece para tirar uma foto em que eu apareça e me pede emprestada a máquina. Assim que lhe passo a máquina para as mãos, tenho notado que o diálogo é sempre o mesmo:

1 ou 2 segundos depois de pegar na máquina:
    Outro: Isto não dá para ver a imagem no ecrã?
    Eu: Não, tens de olhar pelo buraquinho.
    Outro: Ah...

5 segundos depois:
    Outro: E como é que se faz zoom?
    Eu: Tens de rodar este anel da lente.

Nesta altura, o facto de ter a máquina sempre "estacionada" no modo de disparo contínuo surte o efeito desejado: ouve-se *snap* *snap* *snap*em rápida sucessão e, depois de fazer um sorriso de orelha a orelha, "É pá! Isto é mesmo fixe!"

Claro que depois as fotos saem todas tremidas e desfocadas (nestas alturas a máquina está usualmente em modo manual f/2.8 e 1/30s, se tanto). "Como é que tu consegues tirar fotos tão boas?" é a pergunta que me fazem logo a seguir :D

E a vocês? Também lhes acontece o mesmo? Como é que explicam o half-press (que até as P&S tem mas que graças ao seu DoF gigantesco ninguém repara que existe)?

2. edumad

edumad I fold therefore I AM

Claro que acontece o mesmo.
    Normalmente acontece sempre assim:
    Passo a camara para a mao e eles pegam com se fosse uma P&S.
    Penso "Nao e assim que se pega... Vais sair borrada!!!":( mas ja nem digo nada
    Depois olham para a parte detras da camara a espera de ver algo, e comecam a procurar o butao do ON...
    Depois la perguntam porque nao se ve nada...
    Normalmente nunca passo a maq a ninguem no modo manual, mas as vezes esqueco-me de que o focus esta em select. Depois de tentarem tirar a foto 3 ou 4 vezes sem focar eu la corrijo a coisa.

BTW, nao sei se passa o mesmo com voces, mas eu tb comeco a fazer algumas cenas com as P&S...
    Em vez de me passarem pra mao e eu tirar a foto, ponho-me a ver se da para alterar a exposicao, o flash, etc. Isto nas P&S e um pesadelo... Experiencia recente: Canon Ixus 850 e Casio Exilim...
    Se comprar alguma compacta, vai ter de ter modos manuais e um menu bem decente... Nao da pra voltar atraz depois de uma DSLR :P

3. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

eu não passo a máquina a estranhos, só à namorada, que já foi previamente treinada. :P

4. Arrakis_Dune

Arrakis_Dune Power Member

Raramento passo, e quando passo a primeira coisa que me passa pela cabeça é pegarem na correia. Não quero a 450D a cair, uso aperture mode, meto normalmente no minimo de F, e depois é facil, rodas a lente a ves se está focado, claro que é necessario alguns segundos, mas lá se safam :D

5. Miss Marple

Miss Marple Power Member

lol
    é mesmo isso...:D
    Já tive mesmo que ligar o lifeview que a pessoa em questão disse-me que não sabia tirar fotos pelo viewfinder...:-D

6. kadeR

kadeR I quit My Job for Folding

lifeview é um bocadinho dificil xD

btw eu so empresto a minha a namorada e a pouco mais pessoal... so mesmo aqueles que sabem mexer "bem" neste tipo de maquinas...

7. Miss Marple

Miss Marple Power Member

8. kryo

kryo Power Member

passar a maquina? oi?
    a maquina nao sai das minhas maos. quando sai, fica na correia. e se eventualmente sai das maos, é desligada.

9. jmac

jmac Power Member

Normalmente explico com uma certa paciencia a diferença a diferença entre uma compacta e uma DSLR, e abstenho-me de juizos cinicos...

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Bem, não tenho SLR, mas com a compacta é quase igual. Tenho a minha toda regulada (Av ou M) e afins, passo para alguém e sai fotos todas desfocadas :D

Acabo por meter em Auto ou Av com F minimo e o resto pré-definido para sairem "boas".

11. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Pah... é apenas uma máquina. Curiosamente depois de ver estas respostas tropecei nesta:

...e mai nada!

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Também me acontece muito isso, mas mais estranho ainda é pessoal fazer dessas quando já me viram usar a máquina N vezes.

Há algumas soluções:
    - Grande angular e pego eu na máquina (ultimamente não resulta muito bem devido ao peso).
    - Programo tudo, enquadro, etc, meto temporizador e chamo alguém só para fazer de tripé.
    - Encosto a máquina em algum lado e seja o que deus quiser.

PS: Hoje no trabalho foi pousar no chão, com a carteira a servir e encosto e pimba.

13. ruimoura

ruimoura Power Member

Não é preciso dizer mais nada. :x2:

Agora a sério, com o devido cuidado, até as minhas sobrinhas andam com a máquina a tirar fotos, elas adoram aquilo (3 e 6 anos respectivamente). Fora isto, e tirando pessoas *realmente próximas*, não entrego a máquina a ninguém, já me escaldei uma vez, não volta a acontecer (deixaram-me cair a máquina, e depois deram-me duas palmadinhas nas costas e assumir responsabilidade é para esquecer :\)

Última edição: 9 de Dezembro de 2008
  14. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Qual a D50, certo?

15. Warlord

Warlord [email protected] Member

:x2:

16. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

qual o mal de a agarrarem pela correia? essa não entendi! eu este fim semana para fechar casaco enquanto fugia da chuva até a correia meti nos dentes para soltar as mãos!

Quanto ao emprestar a maquina com a d70s acontecia mais pedirem-me agora com a actual é muito raro alguém sequer ter coragem pois muitos olham e ficam com medo dos estragos, quanto mais se passamos por uma fnac e veem o preço dela (corpo) lol

Eu não tenho problemas em meter na mão de alguém claro que ficamos sempre a pensar devidamente. Quanto se for a tirar fotos é meter a máquina preparada pra foto com uma 10-20 para ter a certeza que ficamos na foto :D

17. kryo

kryo Power Member

eu não passo a maquina por situações dessas. foi cara, trabalhei bastante para a ter; não vou passar ao primeiro maluco que me aparece a frente a dizer que a minha camara é "bueda fixe"

Partilhar esta Página