1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fazer RAID0-perdem-se os dados iniciais dos discos ou nao?!?!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por madafakapc, 4 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 20; Visualizações: 1119)

1. madafakapc

madafakapc Power Member

Tenho 4 discos SATA de 200 GB (tres maxtores (2 SATA II) e 1 Seagate) mas queria fazer raid0 e nao sei como começar de forma a nao perder os dados que tenho nos discos (se for possivel....)

Quero fazer RAID entre 2 para começar e o que se passa é que nao sei se vou perder os dados que ja tenho nos discos ao fazer o RAID....

O que devo fazer em primeiro lugar?!?!?

2. Sway

Sway To fold or to FOLD?

penso que nao seja possivel! eu tenho raid0 e sinceramente nao me cheira que seja possivel!

tens mesmo que formatar...

3. jvidia

jvidia Power Member

perdes ......

4. redswap

redswap Suspenso

Tal já como foi respondido, perdes todos os dados dos discos, convem fazeres um backup primeiro.

5. greeneyes_scp

greeneyes_scp Power Member

e eu q sou um novato nestas coisas, cm é q faço um raid0????

tou a pensar comprar dois discos sataII, western digital 120GB*2.... ou hitachi 160GB*2
    é so pôr no sítio e tá a andar? ou tenho q fazer qqc na bios?

6. Sway

Sway To fold or to FOLD?

liga-los e durante o boot aparece uma combinação de tedlas que tens que pressionar (DFI é F10) para entrares no setup de raid e aí configuras!

no meu caso tb tenho de alterar na BIOS e por raid -> enable e depois enable nas entradas sata que estas a usar!

depois tens de usar a diskete de raid da tua board... qd estas a instalar o SO logo ao pricipio pressionas F6 e passado uns segundos é te pedido para carregares o tal ficheiro que esta na diskete!

nao sei se me fiz entender!

7. greeneyes_scp

greeneyes_scp Power Member

deixem-m explicar melhor!!!
    tou em vias d comprar um pc novo:

mobo: asus a8n-sli premium
    processador: amd 4000+ V???? (com algumas dúvidas mts€€€)
    memória:GSkill PC4000 HZ Dual Channel 2Gb (2x1Gb) ou ZH, o preço é o msm.. (3-4-4-8 ou 2-3-2-5 respectivamente!)
    fonte:Thermaltake 520W Power Station
    discos:western digital 120GB*2.... ou hitachi 160GB*2... pr raid0 (sataII)

e queria por isto em raid0, q pelo q sei é mt melhor, só q vou ser eu a montar o pc... (aí>() e n sei cm pôr isto a funcionar, tenho lido uns comments e sei q é preciso ir fazer qqc a bios...
    espero ter sido mais especifico...

Sway: isto aparece lg q s faz o boot? digo da-nos lg a informação, s queremos raid0?
    (n precebo nd disto:002:)

8. Sway

Sway To fold or to FOLD?

sim! em principio sim! mas se nao aparecer faz o que eud isse... na BIOS tens (ou podes nao ter e estar sempre activo) uma parte que diz respeito a RAID e tens de por isso em enable! e depois no boot aparece a tal combinação de teclas... depois é intuitivo!

ah... e o que tu queres é raid0 (tens mais opções... como 1, 0+1, e 5... o que tu queres é 0!)

9. DreamOn

DreamOn Folding Member

É só seguires o que o Sway disse, metes enabled o raid na bios, gravar as alterações, entrar no menu do raid, definir o array ( escolher os discos, e meter em stripping ).
    Depois é logo no inicio ao instalar o windows, carregar f2 penso, para carregares os controladores. Depois é instalar o windows normalmente.

10. madafakapc

madafakapc Power Member

Ao fazer RAID tenho de instalar novamente o Windows XP ?!?!?! Ou basta ter os programas de controlo RAID instalados!?!?!

11. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Pelo o que eu percebi, ao activares o RAID 0, perdes toda a informação que tiver contida nos discos...logo, terás de voltar a instalar o S.O.

12. Morpheus

Morpheus Banido

Vocês dão-se ao trabalho de ler o manual que vem com a board??? É que todas as vossas perguntas vêm lá esclarecidas. Como criar o RAID, os avisos quem perdem os dados todos, etc etc etc ...

Uma coisa é uma questão complicada, outra é nem sequer se darem ao trabalho de ler a porra do manual que acompanha as coisas...

13. SwimmerBoy

Morpheus, tu não sabes se a pessoa tem ou não tem o manual e o manual pode não estar de facil percepção...

Só respondes se quiseres, portanto já que respondes, fa-lo de uma maneira util ;)

14. redswap

redswap Suspenso

Visto a tua board ter chipset Nforce4 segue este tutorial, apesar de boards diferentes a forma como crias o raid0 é semelhante:

http://www.angrygames.com/nf4raid-1.htm

15. madafakapc

madafakapc Power Member

Por acaso ate li o manual da Asus que tenho mas na realidade gosto sempre de questionar a experiencia que o ppl tem pq os manuais nao sao 100% sagrados e como tal nao ha nadacomo a experiencia de kem ja tenha montado raids!

O que pretendia era ter a certeza de ter de fazer uma instalação limpa ou se conseguiria apenas com os drivers resolver esta questao sem ter de voltar a instalar o windows!!!

Obrigado na mesma!

PS: o manual refere-se a uma instalação inicial e nao responde directamente à minha kestao dai a thread!

16. madafakapc

madafakapc Power Member

Voilá!
    Já está
    Nao foi preciso instalar novamente o Windows XP!!!!!!!! Esxtraordinario!!!! Resolvido! RAID 0 a bombar (2 MAxtor 200 GB )

17. Morpheus

Morpheus Banido

Se não o tem pode ir sacar no site do fabricante!

A meu ver o meu post é util e não futil como a thread per si. Para além de existirem tipo ... N threads destas aqui no forum a duvida prende-se com o obvio. Se vais montar um sistema RAID0 tanto para obteres o sistema a funcionar como deve de ser tens de obviamente formatar os discos e voltar a criar uma partição. É claro que visto que ele conseguiu (deve de ter um disco com o SO e o volume á parte) então n percebo qual era a duvida dele! ...

18. SwimmerBoy

Então explica lá como fizeste.... Já agora :rolleyes:

19. frank

frank Banido

deves ter feito algo mal!
    ainda consegues ver os dois discos ou so um?

20. madafakapc

madafakapc Power Member

:004: :004: :004: :004: :004: :004:
    Epá voces sao todos bué stressados!

Ora bem, ja disseram cobras e lagartos da minha thread nao entendo pq?!?!? Se na realidade é facil ir À internet sacar informações sobre RAID nao significa que esteja lá xapado a resposta para todas as duvidas por muito obvias que estas sejam!

Depois, a minha duvida era apenas sobre se o Windows XP iria reconhecer os discos em RAID sem eu ter de novamente instalar o SO de raiz! Conclusao: reconheceu a partir do momento em que instalei o driver da motherboard para RAID (simples é certo mas nao par quem nunca fez!)

A minha duvbida existia com a forma como o Windows iria lidar com este novo formato de discos ?!?! Ao fim ao cabo podia estar a reformular a estrutura do dispositivo que controla o hardware (discos....) nada de mais para kem pensa!

Depois, os discos sao reconhecidos em RAID logo assim que o PC arranca e é-me dada a oportunidade de fazer o Array que pretendo, etc etc (configurar o RAID) coisa que uma vez feita e entrado no XP basta ir ao Computer Managemenet e o disco la está com 400 GB à espera de ser iniciado! Feita esta parte lá estao os 400 GB!

Se a cena é assim tao obvia, eu entao peço desculpa por ter postado uma thread tao inutil mas pelos vistos há muito boa gente que nao sabe ainda tudo e o saber nunca ocupou lugar....:004: :004: :004:

Última edição: 6 de Fevereiro de 2006

Partilhar esta Página