Fazer RAID0-perdem-se os dados iniciais dos discos ou nao?!?!

madafakapc

Power Member
Tenho 4 discos SATA de 200 GB (tres maxtores (2 SATA II) e 1 Seagate) mas queria fazer raid0 e nao sei como começar de forma a nao perder os dados que tenho nos discos (se for possivel....)

Quero fazer RAID entre 2 para começar e o que se passa é que nao sei se vou perder os dados que ja tenho nos discos ao fazer o RAID....

O que devo fazer em primeiro lugar?!?!?
 
penso que nao seja possivel! eu tenho raid0 e sinceramente nao me cheira que seja possivel!

tens mesmo que formatar...
 
e eu q sou um novato nestas coisas, cm é q faço um raid0????

tou a pensar comprar dois discos sataII, western digital 120GB*2.... ou hitachi 160GB*2
é so pôr no sítio e tá a andar? ou tenho q fazer qqc na bios?
 
liga-los e durante o boot aparece uma combinação de tedlas que tens que pressionar (DFI é F10) para entrares no setup de raid e aí configuras!

no meu caso tb tenho de alterar na BIOS e por raid -> enable e depois enable nas entradas sata que estas a usar!

depois tens de usar a diskete de raid da tua board... qd estas a instalar o SO logo ao pricipio pressionas F6 e passado uns segundos é te pedido para carregares o tal ficheiro que esta na diskete!

nao sei se me fiz entender!
 
deixem-m explicar melhor!!!
tou em vias d comprar um pc novo:

mobo: asus a8n-sli premium
processador: amd 4000+ V???? (com algumas dúvidas mts€€€)
memória:GSkill PC4000 HZ Dual Channel 2Gb (2x1Gb) ou ZH, o preço é o msm.. (3-4-4-8 ou 2-3-2-5 respectivamente!)
fonte:Thermaltake 520W Power Station
discos:western digital 120GB*2.... ou hitachi 160GB*2... pr raid0 (sataII)

e queria por isto em raid0, q pelo q sei é mt melhor, só q vou ser eu a montar o pc... (aí>() e n sei cm pôr isto a funcionar, tenho lido uns comments e sei q é preciso ir fazer qqc a bios...
espero ter sido mais especifico...


Sway: isto aparece lg q s faz o boot? digo da-nos lg a informação, s queremos raid0?
(n precebo nd disto:002:)
 
greeneyes_scp disse:
Sway: isto aparece lg q s faz o boot? digo da-nos lg a informação, s queremos raid0?
(n precebo nd disto:002:)



sim! em principio sim! mas se nao aparecer faz o que eud isse... na BIOS tens (ou podes nao ter e estar sempre activo) uma parte que diz respeito a RAID e tens de por isso em enable! e depois no boot aparece a tal combinação de teclas... depois é intuitivo!

ah... e o que tu queres é raid0 (tens mais opções... como 1, 0+1, e 5... o que tu queres é 0!)
 
É só seguires o que o Sway disse, metes enabled o raid na bios, gravar as alterações, entrar no menu do raid, definir o array ( escolher os discos, e meter em stripping ).
Depois é logo no inicio ao instalar o windows, carregar f2 penso, para carregares os controladores. Depois é instalar o windows normalmente.
 
DreamOn disse:
É só seguires o que o Sway disse, metes enabled o raid na bios, gravar as alterações, entrar no menu do raid, definir o array ( escolher os discos, e meter em stripping ).
Depois é logo no inicio ao instalar o windows, carregar f2 penso, para carregares os controladores. Depois é instalar o windows normalmente.


Ao fazer RAID tenho de instalar novamente o Windows XP ?!?!?! Ou basta ter os programas de controlo RAID instalados!?!?!
 
madafakapc disse:
Ao fazer RAID tenho de instalar novamente o Windows XP ?!?!?! Ou basta ter os programas de controlo RAID instalados!?!?!

Pelo o que eu percebi, ao activares o RAID 0, perdes toda a informação que tiver contida nos discos...logo, terás de voltar a instalar o S.O.
 
Vocês dão-se ao trabalho de ler o manual que vem com a board??? É que todas as vossas perguntas vêm lá esclarecidas. Como criar o RAID, os avisos quem perdem os dados todos, etc etc etc ...

Uma coisa é uma questão complicada, outra é nem sequer se darem ao trabalho de ler a porra do manual que acompanha as coisas...
 
Morpheus, tu não sabes se a pessoa tem ou não tem o manual e o manual pode não estar de facil percepção...

Só respondes se quiseres, portanto já que respondes, fa-lo de uma maneira util ;)
 
greeneyes_scp disse:
deixem-m explicar melhor!!!
tou em vias d comprar um pc novo:

mobo: asus a8n-sli premium
processador: amd 4000+ V???? (com algumas dúvidas mts€€€)
memória:GSkill PC4000 HZ Dual Channel 2Gb (2x1Gb) ou ZH, o preço é o msm.. (3-4-4-8 ou 2-3-2-5 respectivamente!)
fonte:Thermaltake 520W Power Station
discos:western digital 120GB*2.... ou hitachi 160GB*2... pr raid0 (sataII)

e queria por isto em raid0, q pelo q sei é mt melhor, só q vou ser eu a montar o pc... (aí>() e n sei cm pôr isto a funcionar, tenho lido uns comments e sei q é preciso ir fazer qqc a bios...
espero ter sido mais especifico...


Sway: isto aparece lg q s faz o boot? digo da-nos lg a informação, s queremos raid0?
(n precebo nd disto:002:)


Visto a tua board ter chipset Nforce4 segue este tutorial, apesar de boards diferentes a forma como crias o raid0 é semelhante:

http://www.angrygames.com/nf4raid-1.htm
 
Morpheus disse:
Vocês dão-se ao trabalho de ler o manual que vem com a board??? É que todas as vossas perguntas vêm lá esclarecidas. Como criar o RAID, os avisos quem perdem os dados todos, etc etc etc ...

Uma coisa é uma questão complicada, outra é nem sequer se darem ao trabalho de ler a porra do manual que acompanha as coisas...
Por acaso ate li o manual da Asus que tenho mas na realidade gosto sempre de questionar a experiencia que o ppl tem pq os manuais nao sao 100% sagrados e como tal nao ha nadacomo a experiencia de kem ja tenha montado raids!

O que pretendia era ter a certeza de ter de fazer uma instalação limpa ou se conseguiria apenas com os drivers resolver esta questao sem ter de voltar a instalar o windows!!!

Obrigado na mesma!

PS: o manual refere-se a uma instalação inicial e nao responde directamente à minha kestao dai a thread!
 
SwimmerBoy disse:
Morpheus, tu não sabes se a pessoa tem ou não tem o manual e o manual pode não estar de facil percepção...

Só respondes se quiseres, portanto já que respondes, fa-lo de uma maneira util ;)

Se não o tem pode ir sacar no site do fabricante!

A meu ver o meu post é util e não futil como a thread per si. Para além de existirem tipo ... N threads destas aqui no forum a duvida prende-se com o obvio. Se vais montar um sistema RAID0 tanto para obteres o sistema a funcionar como deve de ser tens de obviamente formatar os discos e voltar a criar uma partição. É claro que visto que ele conseguiu (deve de ter um disco com o SO e o volume á parte) então n percebo qual era a duvida dele! ...
 
madafakapc disse:
Voilá!
Já está
Nao foi preciso instalar novamente o Windows XP!!!!!!!! Esxtraordinario!!!! Resolvido! RAID 0 a bombar (2 MAxtor 200 GB )

deves ter feito algo mal!
ainda consegues ver os dois discos ou so um?
 
:004: :004: :004: :004: :004: :004:
Epá voces sao todos bué stressados!

Ora bem, ja disseram cobras e lagartos da minha thread nao entendo pq?!?!? Se na realidade é facil ir À internet sacar informações sobre RAID nao significa que esteja lá xapado a resposta para todas as duvidas por muito obvias que estas sejam!

Depois, a minha duvida era apenas sobre se o Windows XP iria reconhecer os discos em RAID sem eu ter de novamente instalar o SO de raiz! Conclusao: reconheceu a partir do momento em que instalei o driver da motherboard para RAID (simples é certo mas nao par quem nunca fez!)

A minha duvbida existia com a forma como o Windows iria lidar com este novo formato de discos ?!?! Ao fim ao cabo podia estar a reformular a estrutura do dispositivo que controla o hardware (discos....) nada de mais para kem pensa!

Depois, os discos sao reconhecidos em RAID logo assim que o PC arranca e é-me dada a oportunidade de fazer o Array que pretendo, etc etc (configurar o RAID) coisa que uma vez feita e entrado no XP basta ir ao Computer Managemenet e o disco la está com 400 GB à espera de ser iniciado! Feita esta parte lá estao os 400 GB!

Se a cena é assim tao obvia, eu entao peço desculpa por ter postado uma thread tao inutil mas pelos vistos há muito boa gente que nao sabe ainda tudo e o saber nunca ocupou lugar....:004: :004: :004:
 
Última edição:
Back
Topo