1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fazer scripts em Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Tha1, 23 de Junho de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 1333)

  1. Tha1

    Tha1 Power Member

    Oi pessoal.
    Queria saber o seguinte: como é que se fazem scripts em linux? Pelo que pude perceber depois de uma busca, são feitos em PHP,mas não tenho a certeza... Tenho dúvidas em como fazê-los. Queria automatizar a instalação do meu sistema linux (Arch Linux 0.7.2) de forma a não ter de estar a introduzir os comandos de cada vez que quero actualizar o sistema e instalar pacotes como Gnome e afins(estes são só um exemplo). Há algum site que possa pesquisar para aprender a fazê-lo? E em que linguagem são feitos?

    Gracias
     
  2. TuxBoss

    TuxBoss Power Member

    Estás a falar de que tipo de scripts?
    PHP usa-se para paginas/aplicações de web design , não para scripts de sistema.
    O que me parece que queres fazer é shell scripting e isso depende da tua shell, em principio será a bash, portanto procura por "bash scripting" no google e diverte-te.
     
  3. tkm_[pt]

    tkm_[pt] Power Member

    Podes usar PHP para fazeres scripts, assim como PERL (que deve ser o mais apreciado pelos administradores, pelo que tenho visto), assim como usando a linguagem de scripting de cada shell (sh, bash, ash, etc...).

    O mais simples julgo ser o shell scripting, pois basta só ter um conhecimento +/- dos comandos e do que eles fazem. Depois é só combiná-los de forma correcta no script. Mas, que eu saiba, não há debugers para estes scripts a não ser correres o script e veres o que falhou.

    Para Perl e PHP já se arranja debugers e editores que te ajudam, mas aí já tens que ter conhecimento das linguagem que queres usar.
     
  4. madskaddie

    madskaddie Power Member

    Dada a aplicação (automatização duma instalação):bash - isto se usares esta shell, mas para teres essa dúvida provavelmente a usas.

    Depois da instalação, porque não python? curva de aprendizagem muito rápida!
     
  5. Tha1

    Tha1 Power Member

    Muito bem, já percebi. É mesmo bash scripting de que estava a falar, mas que não sabia. Agora vou pesquisar mais um pouco e ver como fazer o que quero. Obrigadao pela ajuda
     

Partilhar esta Página