Fazer scripts em Linux

Tha1

Power Member
Oi pessoal.
Queria saber o seguinte: como é que se fazem scripts em linux? Pelo que pude perceber depois de uma busca, são feitos em PHP,mas não tenho a certeza... Tenho dúvidas em como fazê-los. Queria automatizar a instalação do meu sistema linux (Arch Linux 0.7.2) de forma a não ter de estar a introduzir os comandos de cada vez que quero actualizar o sistema e instalar pacotes como Gnome e afins(estes são só um exemplo). Há algum site que possa pesquisar para aprender a fazê-lo? E em que linguagem são feitos?

Gracias
 
Estás a falar de que tipo de scripts?
PHP usa-se para paginas/aplicações de web design , não para scripts de sistema.
O que me parece que queres fazer é shell scripting e isso depende da tua shell, em principio será a bash, portanto procura por "bash scripting" no google e diverte-te.
 
Podes usar PHP para fazeres scripts, assim como PERL (que deve ser o mais apreciado pelos administradores, pelo que tenho visto), assim como usando a linguagem de scripting de cada shell (sh, bash, ash, etc...).

O mais simples julgo ser o shell scripting, pois basta só ter um conhecimento +/- dos comandos e do que eles fazem. Depois é só combiná-los de forma correcta no script. Mas, que eu saiba, não há debugers para estes scripts a não ser correres o script e veres o que falhou.

Para Perl e PHP já se arranja debugers e editores que te ajudam, mas aí já tens que ter conhecimento das linguagem que queres usar.
 
Dada a aplicação (automatização duma instalação):bash - isto se usares esta shell, mas para teres essa dúvida provavelmente a usas.

Depois da instalação, porque não python? curva de aprendizagem muito rápida!
 
Muito bem, já percebi. É mesmo bash scripting de que estava a falar, mas que não sabia. Agora vou pesquisar mais um pouco e ver como fazer o que quero. Obrigadao pela ajuda
 
Back
Topo