1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Fazer um despertador à unha

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por van_Zeller, 15 de Setembro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 1299)

1. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Boas a todos,

Agora que já estou à vontade com o dia a dia em linux (ubuntu), está na hora de começar a "inventar". Queria fazer um despertador usando o meu portatil, que está sempre ligado.

Estava a pensar em editar o crontab para, a uma determinada hora, executar um comando tipo
    Código:
    vlc alarme.wav
    Tenho ideia que isto é possivel, mas n sei como. Alguém me pode ajudar?

Abraços

2. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

Tens aqui info em PT que te explica como usar o Crontab e fazeres o que queres.

http://guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Crontab

;)

por exemplo, seria no crontab:

0 * * * * vlc /musica/audio.wav

Isto vai correr o comando a todas as horas certas ( 1:00, 2:00 ) . O zero no inicio é o minuto que queres que funcione.

Última edição: 15 de Setembro de 2008
  3. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Obrigado pela resposta. Tentei
    Código:
    00 23 * * * vlc /home/vanzeller/Alabama.mp3
    E já passa das 23 e nao se passou nada. Já corri só o comando na consola e não deu. Alguma ideia?

EDIT - alias, tentei tambem com o comando vlc, (sem ficheiro) e nao aconteceu nada......

Última edição: 15 de Setembro de 2008
  4. skorzen

skorzen Power Member

Qual foi o 'output' que te deu?

5. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Já consegui entretanto...tinha a ver com os displays, grande filme. Agora ando às voltas a tentar perceber porque é que o comando
    Código:
    rhythmbox /home/musica/
    faz uma coisa no terminal (abre e começa a tocar) e faz outra no crontab (abre e nao começa a tocar) grrrr

6. Napalm_Death

Napalm_Death Power Member

cria um ficheiro com o comando, a ver se dá...
    p.ex:

/home/user/alarme, com o conteudo(ou o que quiseres):
    Código:
    #!/bin/sh

rhythmbox /home/musica/
    depois da-lhe permissoes:
    chmod 755 /home/user/alarme

depois metes o crontab a executar o /home/user/alarme

se nao der, copia o ficheiro para
    cp /home/user/alarme /etc/cron.daily

e depois podes mudar a hora que por defeito é 6:25, no crontab.

7. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Essa ultima parte já não percebi tão bem, mas consegui fazer o script sem problemas, testei-o na consola, e correu bem, abriu e começou a tocar. Mas não sei porque, quando o rhythmbox é solicitado pelo cron não começa a tocar, só abre...

Tenho tentado pelo vlc, também dá, mas só sei por a tocar uma musica de cada vez...

EDIT - Gravei uma playlist com o Rhythmbox e usei o mesmo método de antes, mas em vez de abir um ficheiro (sempre com o VLC) abro a playlist. Até agora tem funcionado bem e até posso mandar abrir logo em shuffle.

Assim só por acaso alguém sabe de um comando que eu pudesse passar que desligasse o VLC a uma determinada hora?

Última edição: 16 de Setembro de 2008
  8. iGama

iGama Ubuntuguide Translator

podes fazer a mm coisa no cron, usando o comando "killall vlc"

9. van_Zeller

van_Zeller Power Member

Excelente, obrigado. Pelo menos na consola funciona! Penso que já está a funcionar. O meu primeiro hack iupi

Obrigado pelas dicas

Partilhar esta Página